TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO

Por:   •  3/7/2020  •  Relatório de pesquisa  •  5.243 Palavras (21 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 21

Anhanguera.jpg

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Elen Cristina da Silva Bazan – RA 3319484848

RELATORIO DO ESTÁGIO

CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PRESIDENTE PRUDENTE

2018

Anhanguera.jpg

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Elen Cristina da Silva Bazan – RA 3319484848

RELATÓRIO DO ESTÁGIO

CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório Apresentado à Anhanguera – Uniderp como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular na Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Docente supervisor: Profª. Maria Renata de Souza França Bastos de Almeida

PRESIDENTE PRUDENTE

2018

INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se à disciplina de Estágio Supervisionado de Ensino da Educação Infantil, do curso de Pedagogia, oferecido pela Universidade Anhanguera Uniderp, polo de Presidente Prudente- SP.

O mesmo tem por objetivo alcançar uma melhor compreensão e aprofundamento de conceitos interligados a prática e a teoria educacional que fazem parte da educação infantil.

Assim, foram analisados vídeos, textos, documentos, a fim de possibilitar a construção de novos conhecimentos acerca dos temas que rodeiam fatores escolares e infantis. Como eixo de base, foi realizado o estágio supervisionado, em que foi possível observar o dia a dia de diversas crianças que integram o ambiente escolar, além de analisar a forma como são tratadas tais crianças, seus relacionamentos com demais crianças e funcionários, ou seja, foi possível acompanhar durante os dias de estágio toda a rotina vivida por crianças e trabalhadores, além de compreender as vertentes que adentram diante do ensino infantil na escola.

O estágio supervisionado ocorreu no Colégio Braga Mello, localizado na Rua Cel. Albino, número 1776, em Presidente Prudente – SP, TEL: (018) 3222-6988. As observações registradas são referentes às crianças de 03, 04 e 05 anos.

Este documento possui reflexões sobre a educação, especificamente, do ensino infantil, bem como informações, observações e curiosidades referentes ao estágio supervisionado realizado em uma instituição escolar.

O estágio realizado conduziu a várias reflexões para compreender que a formação e profissionalização do professor podem contribuir para a melhoria da educação significativa, enfrentando os pontos críticos, investindo, valorizando professores num processo educativo contribuindo assim na produção de uma nova sociedade mais justa, mais humana e acima de tudo mais amorosa.

Para alunos iniciantes na área da educação esse estágio é um grande passo para perceber as diferenças que ocorrem entre a teoria e a prática.

O estágio abre portas para o aluno ampliar seus conhecimentos, buscando através da prática novos conhecimentos.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

O estágio supervisionado ocorreu no Colégio Braga Mello, localizado na Rua Cel. Albino, número 1776, em Presidente Prudente – SP, TEL: (018) 3222-6988. As observações registradas são referentes a crianças de 03, 04 e 05 anos.

A Rotina Tanto no período da manhã, quanto no período da tarde, as crianças ficam à espera de suas professoras no pátio da escola, onde deixam as mochilas em fila, enquanto tomam café ou brincam. Todas as professoras da instituição são muito experientes, devido a isto, pode-se observar que possuem controle e dedicação no trabalho com as crianças.

Durante os dias estagiados foi possível observar também a movimentação geral da escola: nos momentos das aulas, sempre há uma turma que está cantarolando músicas infantis, dando risadas e conversando, nada fora do normal para uma escola com ensino infantil. Há crianças indo e vindo do banheiro ou do bebedouro a todo o momento, e também há aquelas que necessitam de ajuda em tais momentos devido a pouca idade e a falta de experiências, para isso há funcionárias que ficam disponíveis para ajudar essas crianças.

A calmaria se desfaz na hora dos intervalos, nesse momento há uma correria, brincadeiras, falas e gritos no pátio; geralmente as professoras sentam-se para o lanche junto com suas respectivas turmas, e após todas terem lanchado, é que a mesma dirige-se à sala dos professores.

As crianças chegam e/ou vão embora da escola, com seus pais e responsáveis, com transportes municipais oferecidos pela prefeitura a todos que mora na zona rural ou também usam transporte particular.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO

O Colégio Braga Mello possui um ambiente com ótima estrutura física e adaptação à acessibilidade.

A construção é de alvenaria, bem conservada, com boa aparecia e limpeza e é de propriedade particular.

São três blocos para salas de aula, direção e administrativo.

A escola possui cantina, cozinha, pátio coberto, quadra de tênis, quadra poliesportiva coberta, piscina infantil, parque infantil de areia e de grama e o bosque.

Os ambientes escolares encontram-se de acordo com as normas técnicas autorizadas pelo órgão competente e legislações vigentes de acessibilidade.

A escola é servida de agua pela rede publica de agua e esgoto.

E a luz é fornecida pela companhia elétrica de rede – Energiza S/A.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com