TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO I - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.377 Palavras (26 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 26

 [pic 1]

DAYANE CAROLINE DE NEGREDO DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

[pic 3]

DAYANE CAROLINE DE NEGREDO DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil.

Tutor Eletrônico: Poliana Pulici

Tutor de Sala: James Luiz Venturi  

Camboriú – Santa Catarina

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        7

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        15

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        28

CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERÊNCIAS..........................................................................................................33

1.INTRODUÇÃO

A Educação Infantil ao longo dos anos vem passando por mudanças significativas; o que no início tinha apenas um caráter assistencialista, passou a apresentar algumas características básicas que também estão presentes no ensino fundamental, deixando assim de ser apenas um local de cuidados, passando também a dar mais importância para as fases do desenvolvimento infantil.

Duarte e Batista (2015) afirmam que o período dos 0 aos 5 anos é o que fará mais diferença no futuro da criança, sendo este período a base para o seu desenvolvimento posterior. Sendo assim, as autoras destacam a importância da escola como local para além dos cuidados na Educação Infantil, porque é nele que “a criança deve se envolver, interagir e agir com o meio, com o outro e com si mesma para apreender o mundo que a cerca e ir além apreendendo para além da imagem, mas também os significados por trás delas” (DUARTE E BATISTA, 2015, p.293).

Importante salientar que a atuação do professor é importante também no contexto da Educação Infantil pela determinação no processo de aprendizado, já que ele irá estimular novos ciclos de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento. Quanto ao brincar, como processo, ele oferece à criança a satisfação de suas necessidades básicas de aprendizagem, oportunizando a comunicação, a extensão das relações sociais para com outras pessoas, faz com que a criança adquira novas competências e habilidades, sendo ainda um facilitador das atividades dentro de um ambiente (DUARTE E BATISTA, 2015).

Este relatório é uma síntese do Estágio em Educação Infantil, do curso de formação pedagógica em Pedagogia, relatando as principais experiências do projeto de intervenção docente na Educação Infantil.

O estágio aconteceu no Centro de Educação Infantil Maria Bittencourt Saut. Esse documento ressalta elementos do estágio de intervenção docente e experiências vivenciadas durante a prática de docência na turma do Maternal I, com crianças de 2 e 3 anos de idade, no período de 01/10 à 19/10/2018.  O projeto teve origem durante as observações, entrevistas com sujeitos das instituições escolares e pesquisas bibliográficas.

Quando o sujeito observa, ele faz comparações entre experiências; as já vividas e cuja representação construída constitui suas estruturas cognitivas (seus conhecimentos), com a experiência que ele faz no momento, isto é, a representação que ele está construindo na sua interação com o mundo das limitações (MORETTO, 2003, p.79).

 Nesse relatório constam a Caracterização do Campo de Estágio, como ocorrem as atividades educacionais e o processo de ensino-aprendizagem no cotidiano da instituição.

Vivenciar os movimentos de uma escola levam a reflexão sobre as dificuldades de uma instituição de educação, principalmente em uma instituição pública, podendo então entender como muitos outros fatores podem na dinâmica de uma instituição.

Optou-se por trabalhar com os temas relacionados ao faz de conta, estimulação tátil, linguagem e vocabulário, bem como expressão corporal e a generosidade.

2.CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Centro de Educação Infantil Maria Bittencourt Saut está localizado no bairro Areias, na cidade de Camboriú – SC. Fica em um lugar tranquilo, com poucos problemas de violência e marginalidade. É cercado por casas, alguns terrenos baldios e apresenta poucos prédios na localidade, possui também algumas árvores próximas. No local não se observa poluição visual e sonora, já que fica em um bairro próximo ao centro da cidade.

O Centro de Educação Infantil Maria Bittencourt Saut, foi fundado em 1983, em uma casa cedida por um morador da comunidade e em 1991, foi construído pela prefeitura em outro local, o prédio atual, recebendo o nome em homenagem à esposa do ex-prefeito Pedro Saut Junior.

Possui como missão “proporcionar um ambiente educacional com contingência e que propicie possibilidade de desenvolvimento das competências necessárias ao desenvolvimento integral da criança de zero à cinco anos, por meio da gestão democrática e participativa, que se configura no envolvimento da instituição escolar, da família e da comunidade, respeitando a regulamentação das leis que regem esta esfera da educação”; e como visão “ser uma instituição de ensino que atenda as reais necessidades das crianças, alcançando o reconhecimento da comunidade escolar e social quanto a importância da efetivação de uma educação de qualidade na Educação Infantil”.

A escola é uma instituição de ensino pública, sendo mantida pela prefeitura do município. Atualmente atende 84 crianças, de 0 à 04 anos, sendo disponibilizado o turno integral, conforme necessidade de cada aluno. Sendo o atendimento realizado em 04 turmas, Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II. O horário de funcionamento da instituição é das 07:30 às 18:00 horas, de segunda à sexta-feira.

 Em relação à estrutura física, a instituição possui 04 salas de aula; 01 sala dos professores; 01 secretaria; 01 depósito (materiais de educação física); 01 pátio amplo, com parquinho e espaço para recreação das crianças, possuindo ainda um pequeno “jardim sensorial” para os bebês; 01 banheiro infantil para os meninos; 01 banheiro infantil para as meninas; 01 banheiro adulto para os funcionários; 01 refeitório, que possui uma divisão para a cozinha e 01 pequena lavanderia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (70.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com