TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO INCLUSÃO

Por:   •  25/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  14.087 Visualizações

Página 1 de 19

                                                                INTRODUÇÃO

A atividade de Estágio Supervisionado na modalidade Educação Especial consiste em mostrar na prática, o que foi apresentado nos referenciais teóricos estudados nesta UTA Corporeidade e Inclusão. O estágio proporcionou realizar observações e participar de algumas aulas ministradas, análises e consulta ao Projeto Político Pedagógico da instituição, entrevistas e questionamentos aos profissionais da comunidade escolar.

 Este estágio foi realizado por mim Scheila Carvalho dos Reis aluna do Curso de Pedagogia, na Escola Municipal Vereador Paulo Franklin na cidade de Coronel Fabriciano no período de 02/04/2013 a 09/04/2013.  

O presente relatório tem por objetivo observar e vivenciar a realidade escolar, referentes às ações que são desenvolvidas, as dificuldades encontradas e desafios a serem superados no que diz respeito à Educação Inclusiva. O estágio proporciona também identificar e reconhecer procedimentos e recursos adaptados às necessidades educacionais especiais e refletir sobre a questão do professor faces as novas demandas no ensino regular frente ao processo de inclusão e às possibilidades das novas tecnologias para educação especial.

O Estagio Supervisionado-Educação Especial é de grande relevância na formação acadêmica do graduando, pois é o momento propício para vivenciar na prática habilidades e competências que foi transmitido através dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos ao longo do curso. É também a oportunidade de futuros pedagogos/professor refletirem como será sua prática diante dos desafios do processo de inclusão, é também uma proximidade maior com o contexto que irão atuar.

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estágio e do presente relatório; foi realizada por meio de observações participativa em sala de aula, sala de recurso, e questionamentos e conversas informais com vários funcionários da instituição.

Os itens que serão trabalhados no relatório são: identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da escola e descrição e analise reflexiva das atividades de estagio, plano de aula, referências e por fim considerações finais.


                   2- OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA                  

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O presente estágio foi realizado na Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, Situa-se à Rua Bolívia nº 590 Bairro Santa Cruz, na cidade de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, CEP 35.170.268, o contato da escola pode ser realizado através do telefone (31) 38467726, e do email empaulofranklin@hotmail.com. , tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano,localizada à Rua Louis Ensch,nº 64,Centro.

Seu horário de funcionamento é de 07h00min as 22h00min horas, com três turnos, oferecendo educação básica, do 5º ao 9º ano, integrantes do Ensino Fundamental II, nos turnos matutino e vespertino, e Educação de Jovens e Adultos do 1º e 2º segmentos no noturno. Oferta também Educação Integral com projeto mais educação para os alunos do 5º, 6º e 7º anos.

Hoje a instituição atende um total 740 alunos, sendo 516 na Educação Integral, 194 na Educação de Jovens e Adultos e 30 alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 02/04/2013 à 09/04/201, no turno vespertino, sendo 03 dias em Sala de Recursos onde são atendidos em contraturnos alunos com Necessidades Educativas Especiais e 03 dias em uma turma do 7º ano.

                   

                   2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA                      

A Escola Municipal Vereador Paulo Franklin adota uma política que tem o compromisso com o aperfeiçoamento contínuo dos alunos, professores e funcionários, oferecendo-lhes um ambiente prazeroso, onde o desenvolvimento e a capacitação se fazem presentes no dia a dia em sala de aula, onde a relação aluno e conteúdo se faz por mediação do professor amparada por uma base consistente de conhecimento,oferecendo aos alunos condições de se desenvolver cada um no seu ritmo.Adota o princípio de Gestão Democrática,contando com a participação de toda comunidade escolar para que possam atuar em perfeita sintonia com a sociedade,com esses critérios a escola se organiza em Ciclos de Formação Humana.

Os currículos são trabalhados por áreas, possibilitando ao professor fazer as devidas adaptações nas metodologias com o objetivo de despertar cada vez mais o interesse dos alunos para que aconteça uma aprendizagem efetiva. Os materiais utilizados pelos professores são auto-instrucionais para cada área, com uma linguagem clara e objetiva proporcionando a todos uma boa formação independente do credo religioso, raça e nível socioeconômico. Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o educando compreenda melhor a realidade que o cerca ,favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas,possibilitando a leitura e a interpretação de linguagens informativas que são veiculadas,preparando-os para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na sociedade.

Nesta escola a educação especial visa atender todos os alunos, seja com deficiência física ou intelectual, contando com apoio de Psicólogos da rede de saúde, uma equipe escolar especializada e com a família para apoiar e dar suporte a esses alunos, já que não é em todos que as deficiências são visíveis. Uma vez identificados eles são encaminhados á sala de recursos, onde a professora elabora atividades direcionadas a cada necessidade, mas para que esse atendimento seja produtivo e eficiente, ela conta com o apoio dos professores regentes e com os pais destes alunos. É através deste trabalho que a escola defende um processo de inclusão de fato, concreta que vai muito além da simples matrícula, fazendo o possível para que todos que ali chegam se sintam acolhidos tanto pela equipe escolar como por todos os alunos, que fazem questão de colaborar e auxiliar seus colegas de classe.

2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

2.3.1 Caracterização dos espaços de observação

A escola na qual o estágio foi está localizada à Rua Bolívia nº 509, Bairro Santa Cruz; na cidade de Coronel Fabriciano,Minas Gerais, as observações ocorreram no período de 02 á 09 de abril,na modalidade Ensino Fundamental II mas especificamente no 7º ano e na sala de recursos.

A estrutura escolar é bem ampla e está em boas condições físicas, pois passa por reformas todos os anos, hoje ela conta com 29 salas ao todo, sendo: 16 salas de aulas com boa iluminação e acústica, equipada com ventiladores, os mobiliários são novos e estão bem dispostos de maneira que favoreça o trânsito de alunos cadeirantes e alunos com deficiência visual. Dispõe também de 01 sala de recursos equipada com 04 computadores, vários jogos e materiais didáticos utilizados para auxiliar os alunos com Necessidade educativas Especiais. A sala de informática é bem iluminada e equipada com ar condicionado e com 36 computadores favorecendo também a inclusão digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (309 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com