TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO INTITUCIONAL

Por:   •  13/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.126 Palavras (13 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

JAQUELINE DE ARAUJO SANTOS

NIVEA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 

Curso: Psicopedagogia institucional e clinica

Disciplina: Estágio Supervisionado

Professor:

SERRINHA

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................................. 2
  2. UNIDADE ESCOLAR.................................................................................................. 3  
  3. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA .................................................................................. 4
  4. ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA:

OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO ...................................................................................8

  1. FILOSOFIA DA ESCOLA.............................................................................................9
  2. PROCESSO E MOVIMENTO DA ESCOLA................................................................9
  3. DIAGNÓSTICO ..........................................................................................................10
  4. DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DAESCOLA.............................................11
  5. DIRETOR DA ESCOLA..............................................................................................13
  6. DESCRIÇÃO DO PRÉDIO E INSTALAÇÕES..........................................................14
  7. OBJETIVOS E METAS DA ESCOLA........................................................................14
  8. ATIVIDADES EXTRACLASSE (PROFESSORES) .................................................15
  9. SECRETARIA..............................................................................................................15
  10. CONCLUSÃO DO ESTÁGIO.................................................................................16        

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve a análise realizada  na Unidade ESCOLAR Escola Carlos de Freitas Mota, no qual foi realizado o estágio referente ao ensino fundamental. A apresentação obedeceu o roteiro apresentado pela coordenação do curso.

Será apresentado a identificação da unidade escolar, sua organização, a organização técnico-administrativa, a filosofia da escola, seu processo e movimento, também será apresentado um breve diagnóstico, o desenvolvimento pedagógico, um breve esclarecimento sobre a direção escolar, descrição dos prédios e instalações, os objetivos e metas da escola, as atividades extraclasse e o funcionamento da secretaria.

  1. UNIDADE ESCOLAR

Identificação

a) Nome: Escola Carlos de Freitas Mota

b) Endereço: Rua Xavier Marques, 33, Bairro Novo Horizonte, Serrinha - Ba

c) CEP:  48700-000

d) Telefone: 75- 3261-9078

e) CGC:  01.987.960/0001-50

f) Horário de funcionamento: Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nas modalidades Regular e Educação de Jovens e Adultos, EJA 1º, 2º e 3º Tempo Formativo, nos três turnos.

  1. ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA 

  1. Normas regimentais básicas

Em se tratando as Normas Regimentais Básicas paras a Escolas Estaduais, aprovadas pelo Conselho Estadual de Educação, por meio do parecer n. 67/98, implementam os dispositivos da nova LDB na Rede Estadual de Ensino, estabelecem norma gerais para a organização e o funcionamento das escolas e explicitam os princípios e as diretrizes que fundamentam a gestão democrática da escola.

Baseado na gestão democrática que tem como finalidade possibilitar à escola um maior grau de autonomia e responsabilidade coletiva na prestação de serviços educacionais, a escola utiliza da autonomia para decidir sobre o uso dos recursos disponibilizados por meio da participação do corpo docente, discente e comunidade escolar, além de questões relativas à área pedagógica.

A Constituição Federal de 1988, incorpora a democracia como um princípio do ensino público na forma da lei, quando se referiu pela primeira vez a necessidade de ministrar o ensino com base no princípio da gestão democrática. No Art. 206, revela que o ensino será ministrado com base no seguinte princípio: “VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei” (BRASIL, 1988). De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 9394/96), as normas de gestão escolar estão definidas da seguinte forma:

Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão normas de gestão democrática do ensino público na educação básica de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político-pedagógico da escola; II – participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares ou equivalentes (BRASIL, 1998).

A gestão participativa e democrática é um tema de bastante interesse na atualidade, pois além de ser uma exigência legal, este modelo de gestão tem grande possibilidade de melhoria no desempenho das unidades escolares, incluindo não apenas as áreas administrativas como também as pedagógicas.

No Escola em análise, a gestão democrática está inserida na construção e elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a formação de Conselhos. O Escola possui Conselho Escolar e Conselho de Classe, com representantes de pais, alunos, professores e funcionários.

  1. Análise do regimento escolar – medidas previstas de forma genérica no regimento, sobretudo as que se referem aos deveres e direitos do aluno e do professor.

Não tive acesso ao regimento escolar, entretanto, a informação que obtive é que a escola segue o Regimento Comum.

  1. Grade curricular

A organização curricular baseada no Capítulo II da Lei nº 830/201 do Regimento Escolar Comum da Educação Infantil e da Educação Básica, adota um regime de adaptação ao ensino fundamental de 9 anos. O ensino prima pela educação integral, voltada a projetos que visem unir a comunidade e minimizar os riscos e problemas identificados na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (320 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com