TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  10/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  7.609 Palavras (31 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

IESCFAC - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE CANDEIAS FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS

PRODOCENTE - PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE DOCENTES CURSO DE SEGUNDA GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS[pic 2]

VALMIR BRAGA DE OLIVEIRA FILHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

SANTA INÊS- BA

2018

VALMIR BRAGA DE OLIVEIRA FILHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR  SUPERVISIONADO

Relatório apresentado a IESCFAC – Instituto de Ensino Superior de Candeias - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias, como requisito obrigatório de avaliação da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, sob a orientação da Profa. .....................................

SANTA INÊS- BA

2018

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. (Esopo).

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

  1. O ESPAÇO ESCOLAR        05
  2. ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO        06
  3. ESTÁGIO DE PARTICIPAÇÃO/CO-REGÊNCIA        08
  4. ESTÁGIO DE REGÊNCIA        11
  5. ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – POR SEGMENTO (ESTÁGIO CURRICULAR I – ENSINO FUNDAMENTAL II)        15
  1. Apresentação        15
  2. Conclusão        17
  3. Referências        18
  4. Plano de Aula Matemática/Português        19
  1. ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – POR SEGMENTO (ESTÁGIO CURRICULAR II – ENSINO MÉDIO)        20
  1. Apresentação        20
  2. Conclusão        22
  3. Referências        23
  4. Planos de aulas EJA        24
  1. ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – POR SEGMENTO (ESTÁGIO CURRICULAR III – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)        29
  1. Apresentação        29
  2. Conclusão        31
  3. Referências        32
  4. Planos de aulas Interdisciplinar        33
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        34

REFERÊNCIAS        35

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado do PRODOCENTE - Programa Especial de Formação de Docentes tem como objetivo principal, aprimorar os conhecimentos do acadêmico, oportunizando compartilhar construções de aprendizagem, bem como a aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

Em cumprimento a LDB 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação), conforme estabelece  em  seu  art.  82,  diz  que   “os   sistemas   de   ensino   estabelecerão   normas para realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição”.

Dessa forma, constata-se que o estágio supervisionado, faz parte da nossa formação educacional, sendo garantido por lei. Assim, o estágio supervisionado faz parte da formação acadêmica, partindo de um referencial teórico, para uma confirmação na prática em uma sala de aula.

Desse modo, o período destinado ao estágio serve de base para o aluno, refletir se realmente, é aquilo que quer para sua futura profissão, pois é no estágio que se descobre as grandezas de ser professor.

Enfim, é durante o estágio supervisionado que o curso de segunda Graduação em Licenciatura em Artes Visuais proporciona ao aluno uma forma de se especializar e de se tornar um grande profissional na área escolhida, podendo adquirir técnicas e habilidades para lidar com crianças, jovens e adultos de forma qualificada e com competência.

O referido estágio foi desenvolvido em três segmentos da educação sendo: Estágio curricular I – Ensino Fundamental II realizado no Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães; Estágio curricular II – Ensino Médio desenvolvido também no Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães e Estágio III - Observações no âmbito administrativo e pedagógico do referido Colégio de estágios.

Tendo cumprido uma carga horária total de 300 horas, o estágio realizado em cada seguimento da educação cumpriu o total de 100 horas, compreendendo as seguintes etapas: 30 horas de estágio observação/AC/planejamento; 40 de estágio regência e 30 horas de planejamento e elaboração do relatório. Nesse sentido, foi possível executar em cada seguimento as etapas teóricas e práticas de planejamento e execução da atividade docente exigida por meio o estágio supervisionado obrigatório.

  1. O ESPAÇO ESCOLAR

O Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, situada à Rua Alta da Bela Vista, Nª 256, Centro - Santa Inês/BA possui uma área total de 10.106m² de área livre, é mantida pelo Governo do Estado da Bahia, pertencendo assim ao Sistema Estadual de Educação, fundamentada na constituição vigente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Foi fundada em 12 de março de 1975 e inaugurada em 29 de março de 1976, autorizada a funcionar pelo Decreto de criação n° 24.677, Diário Oficial de 12/03/1975 tendo como sua primeira diretora geral a Sra. Vanilda Íris Lacerda Ramos.

De acordo com a Portaria n° 20.98, Diário Oficial de 12/02/1982, Resolução C.E.E. 1202/83 Parecer 125/83 de 21/03/1983 foi criado o Ensino Médio nesta Unidade Escolar com as habilitações do de 1° grau de 1ª à 4ª séries, em magistério e assistente de administração.

Hoje, o colégio oferece o Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA (I ao VII), que são da própria cidade, mas também da zona rural, estudam nos turnos matutino, vespertino e noturno, sob a direção da professora Edna Adriana Costa Matos Lima e Vice Diretora Jeane Bandeira que vem desempenhado bem suas funções, principalmente quando se trata da melhoria pela educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com