TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  23/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  3.873 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST[pic 1]

SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

GABRIELLA BARCELLOS FARIA

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Estágio online

Juiz de Fora

2020


GABRIELLA BARCELLOS FARIA[pic 2]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Relatório apresentado ao Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia, para demonstrar as atividades de Estágio online

                        

Juiz de Fora

2020


[pic 3]

SUMÁRIO

           

Sumário

Relatório4

Referências6

RELATÓRIO

O material disponibilizado em pdf e em vídeos fez uma introdução e desenvolveu um trabalho sobre os temas transversais trabalhados na educação básica. Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). 

Esses temas expressam conceitos e valores intrinsecamente ligados à questões importantes na nossa sociedade, sendo relevantes à democracia e cidadania. Estes não podem ser considerados disciplinas independentes, são temas que transpassam por todas as áreas de conhecimentos obrigatórias trabalhadas na escola, estando presentes na comunidade escolar, que abrange famílias, alunos e funcionários da escola em geral.

Os temas transversais têm como objetivo guiar o professor para ensinar seus alunos sobre a realidade, de forma a sempre a intervir de forma crítica para sua transformação como agente social e político. Esses assuntos sempre serão encontrados de maneira concomitante com todas as áreas dentro de um currículo, transformando-os em trabalhos significativos para aquela realidade vivida na escola.

De maneira sistematizada, os temas devem ser organizados em torno das disciplinas, funcionando como um consolidador. Os alunos precisam sempre compreender e criar um significado para cada conteúdo que aprendem. É importante salientar que a escola tem autonomia para trabalhar cada um desses itens, até mesmo adicionar pautas que sejam relevantes para aquele contexto, porém os temas estipulados pelos PCNS são obrigatórios.

É pertinente lembrar que os temas transversais não estão atrelados à uma única disciplina específica, são oportunos para o desenvolvimento integral dos alunos. Esse trabalho acontece por meio de uma colaboração entre escola e família, que com o passar do tempo é capaz de, em conjunto, desenvolver o estudante para que este absorva os temas de forma significativa e seja capaz de aplicá-los em seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (289.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com