TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/3/2017  •  Dissertação  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – INET

toinha

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Açailândia

2017

TOINHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Instituto de Educação e Tecnologias como requisito para a conclusão do curso de Pedagogia.

Açailândia

2017

TOINHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aprovada em ______/_____/_______

__________________________________________

Prof. Coordenador de estágio Supervisionado

__________________________________________

Diretor de Escola estagiada

__________________________________________

Coordenador do curso de Pedagogia

Cronograma de Estágio

SUMÁRIO

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
  2. INTRODUÇÃO
  3. HISTÓRICO DA ESCOLA ESTAGIADA
  4. JUSTIFICATIVA
  5. OBJETIVOS
  6. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM SALA
  7. RELATÓRIO DE REGÊNCIA EM SALA DE AULA
  8. RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO, CONGRESSOS E OFICINAS
  9. AVALIAÇÃO FINAL DO ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

           REFERÊNCIAS

           ANEXOS

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  1. Instituição: Instituto de Educação e Tecnologias
  2. Autor (a): Toinha

1.3 Finalidade: Apresentar relatório de Estágio supervisionando em docência da Educação Infantil ao Instituto de Educação e Tecnologias INET

  1. Prazo de Execução:
  2. Escola estagiada: Escola Municipal Egidio Quintal Filho
  3. Professor Orientador:

2 INTRODUÇÃO

No presente trabalho, conbsta as reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas durante a prática docente.

O estágio Supervisionado em Educação Infantil foi realizado nas turmas de maternal (10 horas), Pré I( 20 horas), préII ( 20 horas) da Educação Infantil da Escola Municipal José Egídio Quintal Filho, situada na Avenida João Castelo, snº, Plano da Serra, Açailandia-MA

A observação e intervenção permitiram que houvesse uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o Estágio.

O prersente trabalho é composto por todas as informações sobre o período de intervenção, constando o planejamento das aulas, incluindo as áreas de conhecimentos, conteúdos, objetivos, procedimentos, atividades, avaliação.

Observação,  registro,  documentação  são  palavras-chaves  na experiência educativa. Palavras evocativas de teorias, conceitos, metodologias e dúvidas acerca de sua efetivação. A documentação é ainda memória, história identidade, experiência. (MORO, 2011, p.36).

Portanto, é através dos registros, que o professor realiza a avaliação das aprendizagens infantis, contribuindo ate mesmo para uma reflexão sobre o fazer educativo, realizando uma auto-avaliação do seu trabalho docente.


3 HISTÓRICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO

A escola Municipal Egidio Quintal Filho, iniciou-se devido a necessidade de uma nova escola nop bairro somente para a educação infantil, no primeiro momento ela começou como extensão da Escola Municipal Antonio Oliveira Campos.

Alugou-se um predio e realizaram a transferencia da Educação Infantil sobre a coordenação de Wilma Marques Porto Figueiredo. Passamos alguns meses trabalhando nesse predio que se localizava na rua Vale do Rio Docen. 13

O predio alugado não comportava de alunos que a escola tinha, surgindo entao a necessidade de alugar um espaço maior, assim foi feito, a coordenação procurou um novo espaço e a transferencia da escola foi realizada. Junto com essa transferencia acpnteceu o desmembramento da escola que passou desde então a se chamar Escola Municipal José Egidio Quintal Filho em homenagem ao filho do doador do terreno sobre a direção da coordenadora Wilma Marques Porto Figueiredo.

A escola deu-se inicio no dia 08 de fevereiro de 2007, sendo que permaneceu na corrdenação a gestora Wilma Marques. A escola hoje fica localizada na rua Avenida João Castelo n 07, e suas atividades são realizadas em dois turnos com uma clientelade 209 alunos, possui 8 salas, sendo 4 de nivel I e 4 de nivel II, com uma cantina, 2 banheiros e um deposito para merenda.

4 JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação no Curso de Pedagogia. Pimenta e Gonçalves (1990) consideram a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará.

A partir dessa experiência o docente fica possibilitado de utilizar está ampla oportunidade  escolar,  para  desenvolver  profissionalmente,  contribuindo  para  uma pratica educativa que possibilita formar professores a partir da análise, da crítica e das novas maneiras de fazer educação, que podem ser construídas.

O profissional da educação é um sujeito que tem em mãos, cotidianamente, uma responsabilidade  imensa.  Que  é  a  grande  parcela  de  contribuição  na  formação  da qualidade  pessoal  da  prática  do  indivíduo.  Sendo  assim,  cabe  a  nós  enquanto construtores do conhecimento, contribuirá seus receptores de forma adequada. Para que se desenvolva um bom processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com