TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  5.427 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA FAEL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANDRÉIA COMPER DE  ALMEIDA

ALAGOINHAS

2018


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA FAEL

Licenciatura Em Pedagogia

Estágio Supervisionado: Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para obtenção da nota na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa Fael.

Profº - Orientador: Patricia Pereira Palhano

ANDRÉIA COMPER DE  ALMEIDA

ALAGOINHAS

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................04

2.1. Caracterização da Instituição.........................................................................................05

2.2. Observação da Turma.....................................................................................................07

2.3. Descrição da Docência.....................................................................................................08

2.4. Inclusão da Escola Estagiada..........................................................................................09

3. CONSIDERAÇOES FINAIS.............................................................................................09

REFERÊNCIAS......................................................................................................................11

ANEXOS –  Ficha de Avaliação.............................................................................................12


INTRODUÇÃO

Neste relatório de Estágio supervisionado na docência exponho as reflexões sobre as observações na Escola Pica Pau (entidade particular). Tendo como temática a Educação Infantil e os Anos Inicias do Ensino Fundamental. O Estágio Supervisionado foi realizado pela estagiária Andréia Comper de  Almeida estudante da 2ª Licenciatura em Pedagogia, ofertada pela Faculdade Educacional da Lapa – Fael.  

No decorrer do estágio das turmas do (Maternal e 4º ano do Ensino Fundamental) foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório que está organizado em três seções que dispõe sobre o desenvolvimento do estágio.

Quanto à etapa educativa – o objetivo não é o de intervir, mas, contribuir com novas propostas para o desenvolvimento e o bom funcionamento da escola com novas ideias.

A Educação Infantil é o segmento educacional que representa a etapa da aprendizagem que responde pelo inicio da construção do processo de ensino / aprendizagem e preparação necessário aos primeiros aprendizados, como: desenvolvimento das habilidades sensório-motoras, estimulação das aptidões cognitivas, socialização das inter-relações pessoais e ensino dos conhecimentos primários do contexto em que a criança está inserida, sendo considerada de grande importância para toda vida da criança. (NORONHA, 2015, p.03)

Como recurso teórico metodológico empregou-se o planejamento e o diário de campo como instrumentos de pesquisa, os mesmo foram sendo construídos durante a realização do estágio a partir das experiências vivenciadas tanto no ambiente escolar, no contato com todos os agentes educacionais que compõem a instituição de ensino, e principalmente a vivência concretizada em sala de aula durante a intervenção.

As conclusões apresentadas se constituem das análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica nas salas de aula.

2. DESENVOLVIMENTO

Os trabalhos dos educadores nas séries iniciais e na educação infantil devem estimular a curiosidade das crianças, incentivando-as a entender o mundo que as cercas, cheio de imaginação, fantasia, além de iniciá-las na aquisição de conceito sobre o mundo físico, sobre os seres vivos e suas relações com a natureza e com as pessoas que fazem parte da sua existência.

 No que se refere ao planejamento diário é uma ação que está presente na vida de todas as pessoas. Em se tratando de Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a sala de aula, professores, compreende-se dizer que é uma atividade constante e marcante. Por isso, ao realizar o estágio na Escola Pica Pau, percebe-se a importância do planejamento na vida de um professor, pois os professores se organizam de modo coletivo e esquematiza qual seria a melhor forma para trabalhar os conteúdos com suas crianças / seus alunos com intuito de poder desenvolver um trabalho mais significativo em relação ao ensino /aprendizagem. Assim todos saem ganhando em qualidade e aprendizado.

Ressaltando conforme a direção da escola, o planejamento não é algo finito, podendo sofrer alterações caso algo não aconteça conforme o planejado. Alterar a estratégia para não prejudicar seus alunos.

 2.1- Caracterização da Instituição.

Escola Pica Pau está localizada em Rua Visconde Do Rio Branco, 434, Centro. CEP: 48010-500 Alagoinhas – BA, telefone da escola (75) 3421-1494 e email escolapica-pau@hotmail.com. A escola da rede privada possui 93 alunos em Educação Infantil e Ensino Fundamental I, tem aproximadamente 29 anos de existência. A mesma surgiu de um sonho, conforme relatos da diretora.

A Escola Pica Pau, atende aos Níveis da Educação Infantil (G3, G4 e G5), antigo (Maternal, I Período e II Período) e as séries Iniciais do Ensino Fundamental ( 1º ao 5º ano). Priorizando sempre uma educação de qualidade e acesso ao conhecimento sociointeracionista. Ficando assim estruturado: Número de alunos atendidos e distribuição por turmas:

  • Matutino:

 Educação Infantil Maternal, 12 alunos de 3anos,

1º ano, 12 alunos entre 6 e 7 anos,

4º ano, 16 alunos entre 9 e 11 anos,

5º ano 14 alunos entre 10 e 11 anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (721.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com