TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/6/2018  •  Dissertação  •  4.574 Palavras (19 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA SEGUNDA GRADUAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

BIANCA PEREIRA FRAGA

170122732

MACAÉ

2017


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA SEGUNDA GRADUAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia Segunda Graduação da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Patrícia Mariagemin Ribas

Bianca Pereira Fraga

170122732

MACAÉ

2017

  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        04

2        DESENVOLVIMENTO        06

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        07

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        09

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        10

2.4        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        12

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        18

ANEXO B – Planos de Aula        23


  1. INTRODUÇÃO

             O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal Gélio Alves Faria, no Município de Cassimiro de Abreu, Rio de Janeiro/RJ.

 Estagio é onde vivenciamos a sala de aula em si, é a oportunidade de refletir sobre quais práticas iremos escolher para futuramente aplicar. Tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas, tão idealizadas teoricamente. Este presente estágio de docência teve como objetivo aprimorar a pratica em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo estudantes, professores, supervisores e campo de estágio.

Educação Infantil esta relacionada com a educação de crianças de 2 a 6 anos de idade, e de acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos. Porém ela não é obrigatória, portanto a implantação de centros de educação infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios. Neste período, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização.  Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade. Em relação aos primeiros anos do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios, seu objetivo primordial é a educação básica do cidadão. O Ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende crianças a partir dos 6 anos de idade.

Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola e na turma do Pré I, houve o planejamento de 5 planos de aulas com temas e conteúdos diversos, que envolveram na maioria deles o lúdico. Estas atividades ajudam na construção do conhecimento, podem ser entendidos como situações em que as crianças possam demonstrar seus diferentes tipos de sentimentos, podendo aos poucos aceitar a existência do outro. São as brincadeiras que tende de melhorar convívio entre as crianças, fazendo com que vivam situações de colaboração, trabalho em equipes e respeito.

O relatório subdividisse da seguinte forma: Introdução, que de forma geral apresenta o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão, onde relatam quais projetos significantes a escola participa e se hoje esta engajada ou esteve em algum projeto, observação participante da turma, descrição da docência, onde será relatado as aulas ministradas, as considerações finais do trabalho, onde será relatado a conclusão , referências e anexos.


  1. DESENVOLVIMENTO

O estagio foi realizado na Creche Gelio Alves, pertencente a rede municipal de Casimiro de Abreu/ RJ, no período de 02/09/2017 a 01/11/2017 e foi de suma importância para mim, sendo que minha experiência é muito restrita quando se trata de Educação Infantil, principalmente com crianças na faixa etária de zero a seis anos. Neste período estive acompanhando uma sala com 15 alunos, acompanhando todas as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos e todo o andamento de atividades realizadas no Pré I com idade entre 4 e 5 anos, pautando-me no critério da Observação Participante que segundo: Minayo (1994, p.59), requer:

 “O contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para obter informações sobre a realidade dos autores sociais em seus próprios contextos, estabelece uma relação face a face  com os observados, permite captar uma variedade de situações ou fenômenos que não são obtidos por meio de perguntas; transmitem o que há de mais imponderável e evasivo na vida real".

Ainda segundo Chizzotty (2003, p.90) “a observação participante ou direta é obtida por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e de seus pontos de vista.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com