TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  2.424 Visualizações

Página 1 de 9

 [pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

PEDAGOGIA - EAD

ROSANIA MARIA DA SILVEIRA

                                      RGM: 14224615

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL 

Brumadinho

2016

ROSANIA MARIA DA SILVEIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL 

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da Universidade Cruzeiro do Sul, para obtenção de nota.

Brumadinho

2016

  1. SUMÁRIO[pic 2]

1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O LOCAL ONDE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO FOI CUMPRIDO:        4

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:        4

1.2 ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA:        4

2. FOCOS DE OBSERVAÇÃO        7

2.1 Informações sobre o professor: Comentar sobre o professor que acompanhou o Estágio: sua formação, tempo de exercício da docência, tempo de exercício na escola, outras informações que julgar serem importantes.        7

2.2 Escolhas dos focos:        7

2.2.1 Considerações sobre o Foco 1:Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos.............................................................................................8

2.2.2 Considerações sobre o foco 2: Utilização de Tecnologias em Sala de Aula....................................................................................................................11 

3. CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE         ...12

4.  REFERÊNCIAS:        13

  1. 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O LOCAL ONDE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO FOI CUMPRIDO:
  1. 1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:

Nome da instituição:  Escola Municipal Maria Solano Menezes Diniz

Endereço completo: Rua Francisco Jorge Diniz n°100 povoado do Tejuco – Brumadinho – MG

Telefone (31)35792086- email: emmariasolano@gmail.com

Dependência administrativa: Pública

Nome do diretor da escola: diretoria/secretaria de ensino a qual está vinculada: Marcélia Gomes de Deus

A E.M.E.I Maria Solano Menezes iniciou suas atividades em Fevereiro de 2008, em uma casa alugada pela Prefeitura de Brumadinho, na Rua Luís Domingos, próximo ao posto de saúde, localidade do Tejuco, tendo como coordenadora a professora Janice Vieira. A escola possuía cinco salas, uma cozinha, dois banheiros e um refeitório, onde funcionavam as turmas de berçário, maternal I, maternal II, 1° período, 2° período.

Funcionou durante dois anos e meio como anexo em da escola Maria Solano Menezes Diniz, em agosto de 2010 passou a funcionar em prédio próprio, junto a escola Maria Solano Menezes Diniz.

Atualmente a Escola da Educação Infantil Maria Solano Menezes Diniz funciona nos seguintes horários:Manhã 7 horas ás 11:30, tarde 12:30 ás 16:30, tempo integral:7 horas ás 16:30.

  1. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA:

Descrever brevemente a estrutura física da escola, evidenciando aspectos que julgue mais relevantes. Descrever também os diferentes espaços que a escola oferece para auxiliar a prática docente (laboratórios, biblioteca, sala de jogos...).

Hoje com a área construída de aproximadamente 4.000², possui  13 salas de aula,1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 Salão de projetos, 1 quadra poliesportiva, 1 sala secretaria/direção, 1 salão de refeitório e 1 cozinha com área de serviço.

Ao logo da história a escola assumiu função e papel diferentes, como diferentes também se tornaram as  famílias em cada período da história.

A criança na atualidade esta muito distante daquela em que a educação era restrita ao que aprendia com seus familiares, como educadores, não podemos perder de vista que apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência comportamental, emocional e ética na criança.

As certezas dão lugar aos questionamentos e as dúvidas. Assim, torna-se relevante considerar a escola inserida nesta realidade e pensar estagio supervisionado como fato de influência na prática pedagógica.

O estágio foi realizado na Escola da Educação Infantil Maria Solano Menezes Diniz no turno vespertino de 08:00 as 13:00 horas de 2ª a 6º feira.

A formação de um profissional que seja competente nos aspectos e práticas é uma necessidade. Essa formação deverá integrar conhecimentos específicos e pedagógicos que favoreçam a compreensão da ação educativa para a assunção de novas práticas pedagógicas dentro de uma postura crítica.

A instituição oferece do Educação Infantil e ensino fundamental (anos iniciais 1º ao 5º ano) no período diurno.

A escola possui 0 Salas de aula ou monitoria, 01 Secretaria, 01 Pátio interno, 01 Pátio externo, 01 Quadra aberta, 01 Refeitório, 01 Cozinha, 02 Sanitário feminino,  02 Sanitário masculino, 01 Sanitário para professores, 400 cadeiras e carteiras, 01 biblioteca, 07 quadros brancos, 02 bebedouros, 02 copiadora (Xerox), 04 televisões, 02 vídeo, 02 DVD, 03 aparelho de som, 16 computadores com acesso a internet, possui acervo bibliográfico.

Quanto a materiais didáticos possui livros didáticos e apostilas com planejamento e apostilas de cursos de capacitação oferecidos, jogos, lego, livros, histórias infantis.

Quanto aos profissionais possui 01 diretora que atua na instituição á, com atribuição de atividades administrativas e também pedagógica. 02 supervisora com 1 ano de atuação, onde orienta as professoras na parte pedagógica, acompanha as alunas no desenvolvimento realizando avaliações individuais.

Possui 01 secretária, que atua a 9 meses com formação em administração escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com