TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 8

 [pic 1]

ANHANGUERA DE GUARULHOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALUNO: Natalina Aparecida Sabaterra

Curso:  Pedagogia

Matrícula: 7671757918

 

Guarulhos

 2015

Natalina Aparecida Sabaterra

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL I

 

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera Guarulhos como requisito parcial do curso de Pedagogia.

Coordenador de Curso: Antonio Rodolfo Siqueira

Guarulhos

 2015

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: Natalina Aparecida Sabaterra

Data : 30/11/2015

Matrícula: 7681757918

Instituição de Ensino: Anhanguera de Guarulhos

Curso: Pedagogia

Entidade (Empresa): Centro Educacional Eliezer Macedo LDTA

Data de início do estágio: 16/09/2015

Data de término do estágio: 17/11/2015


SUMÁRIO

S

1 INTRODUÇÃO        

2 AMBIENTE DE PESQUISA        

2.1        A Escola        

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        10

2.3          Período de Observação............................................................................. .10

2.3        Período de Coparticipação        0

2.3        Período de Regência        1

3 CONCLUSÃO..........................................................................................................11

REFERÊncias..........................................................................................................12

apêndice ................................................................................................................12

Anexos....................................................................................................................15


  1. INTRODUÇÃO

                   Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, Albertina Francisca da Silva do 5º semestre do período da noite do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado Ensino Fundamental I no período de 16/09/2015 á 14/10/2015 

     O presente estágio foi realizado na escola Centro Educacional Eliezer Macedo LTDA, pude constatar que toda e qualquer        prática para ser aplicada deve ser embasada na teorias da formação acadêmicas dos professores.                

  1. AMBIENTE DE PESQUISA

A escola Centro Educacional Eliezer Macedo, situada na rua Ismael Manoel da Silva, Jardim Las Vegas Guarulhos- São Paulo. De acordo com a pesquisa realizada, a escola possui, 10 salas de aulas, 9 banheiros, uma cozinha, biblioteca, sala da coordenação, direção e dos professores, sala de vídeo, sala de informática, e uma rampa de acesso para cadeirantes, parque e uma quadra. Atende as seguintes etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino médio e  EJA. A maioria dos alunos são moradores do bairro.

Atualmente a escola atende cerca de 142 crianças, conta com 11 professores e uma auxiliar. Um diretor, uma coordenadora, uma secretária e duas cozinheiras e uma auxiliar de limpeza.

A relação estabelecida entre os professores é bastante respeitosa e amigável. Da mesma forma acontece na relação professor X aluno, a escola deve ser um ambiente que proporciona ao educando prazer e felicidade. O respeito entre professor e aluno deve ser preservado. Aproveitam a diversidade dos alunos para trabalharem de forma interdisciplinar. Já a relação entre os alunos, como em toda escola há seus conflitos de vez em quando.

Na escola há reuniões de pais a cada bimestre e há também concelho de classe.

A escola trabalha com suporte de livros didáticos e paradidáticos. A escola possui a missão de assegurar um ensino de qualidade, lapidando seus alunos e dando condições para o pleno desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo. Valorizando as descobertas, atitudes, etc.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. Período de Observação

Em sala com o professora Cristiana do 2ºA pude perceber que ele organiza os seus alunos em dupla colocando um que tem dificuldade com um que tem menos dificuldade. Os alunos na entrada esperam o professor em duas filas uma de meninas e uma de meninos. Assim que entram em sala com o professor se organizam e fazem uma oração, o professor faz a chamada e escolhe os ajudantes do dia. Assim que passa seu conteúdo e todo os alunos fazem, o professor explica a matéria. Para que todos entendam melhor o conteúdo o professor propõe jogos variados e faz com que além da criança aprender posso ter interação com os outros colegas.  Pude observar que o professor garante aos seus alunos um espaço onde existe respeito regras de horário e o principal respeito mútuo ao professor. Os alunos têm um carinho muito grande ao professor e deu para ver que o professor se preocupa muito com seus alunos. Em meu ponto de vista não precisa mudar nada pois vi que o professor tem atitudes que valorizam a ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com