TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  17.488 Visualizações

Página 1 de 14

                  CAMPOS VIRTUAL CRUZEIRO DO SUL

                                    PEDAGOGIA-EAD

                    RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:  [pic 1]

                                 ENSINO FUNDAMENTAL.

Curso: Pedagogia Licenciatura

Instituicao: Cruzeiro do Sul UNICID

Nome: Ida Maura Ribeiro

RGM: 15586081

Disciplina: Estagio Curricular Superv. nos anos inicias do ensino Fundamental

JUNHO DE 2016 – 5 semestre

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        INTRODUÇÃO

 

Meu estágio no Ensino Fundamental foi realizado no Ciep Professora Philomena Magaly Makluf e supervisionado pela professora Celia Maria arrighi. Tive como objetivo, observar de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como ela interage com os alunos, como ela utiliza a tecnologia na sala de aula e como ela motiva os alunos a aprender cada vez mais. Pude também observar com é o diálogo entre Direção, Professor, alunos e família.

O estágio supervisionado é de suma importância na formação de um educador, pois nos proporciona sairmos da teoria e nos familiarizarmos com a prática na sala de aula, ampliar nossos conhecimentos além de adquirirmos a experiência que para nossa formação será de extrema importância.

 

1.Informações Gerais sobre o local onde o Estagio Supervisionado foi cumprido:

1.1características da escola:

A escola em que realizei meu estágio foi a escola municipal Ciep Professora Philomena Magali Makluf situada na Rua Chucri Zogbi, nr 10, bairroSao Vito  cidade de americana no Estado de São Paulo, que atende no telefone de nr. (19)3468.1182) Tem como diretor o Sr. Pedro Feltrin Nali. Tem como coordenadora pedagógica a Sra Terezinha Queiros. Ambos trabalham em período diurno, e esta U.E. e vinculada a Secretaria Municipal de Educação.

Seu horário de funcionamento e das 7:00 as 20:00 horas.

Realizei a visita para a caracterização, na qual fui muito bem recebida por toda a equipe escolar, que me apresentou todas as dependências e explicou o andamento da escola.

Realizei meu estágio supervisionado com a Professora Celia Maria Arrighi que é formada em Pedagogia pela ASSETA - Universidade de Ciências e Letras de Tatui, e é pós-graduada em Educação e Psicopedagogia pela PUC- Campinas.  Também possui outros cursos: PROFA - Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, Contadores de História e AEE- Surdez.

É professora há 23 anos e leciona no Ciep Professora Philomena Magaly Makluf há 02anos.

  Em cumprimento das Leis que regem os estágios curriculares:

  • Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Resolução CNE/CP.2, de 19 de Fevereiro de 2002 – Instituiu a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura de Educação Plena de Formação de Professores de Educação Básica em nível superior.
  • Resolução CNE/CP. Nº 1 de 15 de maio de 2006 – Instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura.
  • Lei Nº 11.788, 25/09/2008.
  •       Segue abaixo o Relatório de Estágio Curricular cuja carga horária / sala de aula totalizou 100 horas, em conformidade com a organização curricular do Curso de Pedagogia da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) que tem em sua matriz curricular a carga horária de 100 horas para este campo de docência.
  •       Durante o período de 28 de Março a 03 de Maio de 2016 foi realizado o estágio curricular com a carga horária de 100 horas/sala de aula. Durante este período foram observados dentre outros os aspectos que seguem:

   1.2Estrutura física da escola:

A escola possui nove salas de aula, que são utilizadas em dois períodos: manhã e tarde Inclusive sala de informática.

É uma escola ampla, com muro à volta toda e portões fechados, que dão acesso ao estacionamento da escola, à secretaria e ao pátio, por onde os alunos entram e saem.  São 9 salas de aula, todas com lousa convencional e lousa digital com internet. Nos 1ºs anos as mesas são para quatro crianças e a partir do 2º ano as mesas são individuais e distribuídas em fileira. Cada professor tem seu armário e seus materiais para uso com a sua turma e também um notebook pessoal . A escola possui rampas de acesso para cadeirantes com livre acesso para a escola toda e banheiros adaptados para esses alunos.

Durante as refeições os alunos utilizam o pátio, que possui mesas e bancos adequados. A cozinha da escola é pequena, mas bem equipada. Os banheiros dos alunos também se localizam no pátio, com alas para meninas e meninos. A escola possui ainda uma quadra fechada e coberta para as aulas de educação física e um laboratório de informática com 14 computadores, todos com acesso à internet.

Há também uma Sala dos Professores, a sala da direção escolar e Secretaria onde o atendimento ao publico é realizado por uma (janela balcão).

 A escola tem uma ótima localização, em um bairro de classe baixa, onde há pequenos comércios, Posto de Saúde, Creche Municipal e também recebe alunos de dois bairros vizinhos. Há um bom relacionamento entre professores, alunos e funcionários, o que torna o ambiente muito acolhedor.

As reuniões de HTPC são realizadas todas as segundas-feiras, com a presença do coordenador pedagógico, da diretora e do corpo docente da escola; as reuniões de pais e mestres ocorrem uma vez por bimestre.

   

      1.Focos de Observaçao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (260.4 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com