TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  1/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

        

                Cristiane Narcisa Avanço Gomes de Oliveira

RA: 9675469106[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO    ENSINO FUNDAMENTAL

Araras– SP

2016

[pic 2]

Cristiane Narcisa Avanço Gomes de oliveira

RA: 9675469106

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO    ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental.

Araras - SP

2016

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno        ........................................................................

Introdução        ......................................................................................................04

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino

Fundamental......................................................................................................05

1 – Observação e Interação na Escola .............................................................05

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino na aprendizagem na Escola................................................................................................................06

3 – Plano de Aula .............................................................................................09

4 – Regência ....................................................................................................14

Considerações Finais .......................................................................................15

Referências Bibliográfica ..................................................................................16


FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do Estagiário: Cristiane Narcisa Avanço Gomes de Oliveira

RA: 9675469106

Curso: Pedagogia Semestre: 5° semestre

Ano: 2016

Início do estágio: ___ / ___ / ______

Término do Estágio: ___ / ___ / ______

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado alcança um papel de riquíssima importância na formação inicial do aluno, por vivenciar a diversidade no ambiente escolar. Visa proporcionar ao docente um momento de relacionar a teoria apresentada em sala à prática utilizada nas salas de educação do Ensino Fundamental I. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.

O Trabalho de Conclusão do Estágio Supervisionado em Educação Infantil aqui apresentado foi realizado na Escola de Educação Infantil EMEIEF “Maria Zélia Padovani Martins Pereira” com o intuito de colocar em prática, a teoria vista do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP – Centro de Educação à Distância. Principalmente na realização do estágio supervisionado no Ensino fundamental I, que foi realizado coma a turma do 1° ano, composta por vinte e cinco alunos, na faixa etária entre cinco a seis anos de idade.  No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório, cujo objetivo foi o de observar à prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O atual estágio do Ensino Fundamental, tem como objetivo, observar o desenvolvimento do ensino em sala de aula, analisando a relação dos alunos com o professor, entre si e com o ambiente escolar. É essencial que o estudante de Pedagogia conheça as práticas da sala de aula, convivendo com os alunos e professores e habituando-se ao ambiente escolar. Sabemos que o Ensino Fundamental, vem passando por mudanças como a inserção do Ensino Fundamental de 9 anos, onde as crianças com seis anos frequentar a 1ª série, por isso os alunos precisam de um profissional capacitado para o ensino, gerando assim cidadãos instruídos e respeitosos e realizados.

A Escola municipal Maria Zélia Padovani Martins Pereira, está localizada na Rua Wadih Georges Hoche nº300 no bairro Parque Tiradentes em Araras SP. A unidade foi construída especificamente para atender crianças do Ensino Fundamental I, e conta com um espaço bastante amplo e em boas condições para acolher as crianças. Regularmente são recebidas cerca de 700 crianças, divididas entre manhã, tarde é período integral, de 1º a 5º ano. Essa unidade possui, 2 quadras cobertas e grandes, 15 salas de aula, 1 cozinha, 1 refeitório amplo com mesas e cadeiras, 1 banheiro feminino, 1 banheiro masculino, sala dos professores, sala dos gestores, enfermaria, secretaria, lavanderia, banheiro dos funcionários, brinquedoteca, biblioteca, sala de vídeo, sala de recurso para os alunos da inclusão e uma sala com vários computadores.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL 1

A experiência deste Estágio Supervisionado na Educação de Ensino Fundamental proporcionou um planejamento de desenvolvimento integral da criança na construção de seus próprios conhecimentos. Assim, o profissional deve providenciar um planejamento pedagógico proporcionando as crianças situações de aprendizagens, com um papel de espectador, onde observa e espera o desenvolvimento dos alunos.

As atividades apresentadas pelo professor devem ser estimulantes e desenvolvidas conforme as características do grupo, e também programadas para que todos progridam no ensino.

A Escola em questão possui uma boa localização e apresentam boas condições de funcionamento, as salas são amplas, arejadas e o mobiliário é adequado à faixa etária dos alunos. Funciona nos turnos matutino e vespertino.

No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório, cujo objetivo foi o de observar à prática docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental 1.

 


ENTREVISTA COM A PROFESSORA REGENTE.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: “Maria Zélia Padovani Martins Pereira”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (477.7 Kb)   docx (454.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com