TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: Família e escola, parceria que dá certo.

Por:   •  12/8/2020  •  Monografia  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  1.402 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

MARCIA DA SILVA PEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: Família e escola, parceria que dá certo.

 

CAPELA-ALAGOAS

2020

MARCIA DA SILVA PEREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: Família e escola, parceria que dá certo.

 

[pic 1]

CAPELA-ALAGOAS

2020

SUMÁRIO

1

2

3

4

5

INTRODUÇÃO..........................................................................................

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................  

PERCUSSO METODOLÓGICO...............................................................  

RESULTADO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO...

CONCLUSÃO...........................................................................................

REFERÊNCIAS.........................................................................................

ANEXOS...................................................................................................

APÊNDICES..............................................................................................

04

06

09

10

13

14

15

16

 

1 INTRODUÇÃO  

O presente relatório tem como objetivo demonstrar nossa experiência no decorrer do estágio em que podemos vivenciar na prática tudo que havia aprendido na teoria das aulas, e com isso expor as considerações, acerca das observações e regência realizada na turma do 3º ano do ensino fundamental, visando apresentar a caracterização do local onde foi realizado o estágio, período de duração e as atividades desenvolvidas.

O tema de intervenção escolhido foi: Família e escola, parceria que dá certo, foi pensado neste tema ao observar a ausência dos pais na escola, percebemos o distanciamento deles em relação a aprendizagem dos filhos, pois sabemos que é compromisso dos pais acompanhar o processo vivido pelos filhos, conversar com os professores, assumir o que lhes é de responsabilidade, e tem como objetivo refletir sobre abordagem eficaz que possam aproximar os pais para o ambiente escolar.

A escolha da temática surgiu ao observar nossa prática direta em sala de aula enquanto professora do Ensino Fundamental e as demais colegas de trabalho, onde podemos fazer uma comparação daqueles alunos que tem a presença dos pais na escola com as dificuldades daqueles alunos que tem os pais ausentes.

Pretendemos subsidiar nosso trabalho de forma a contribuir para a minimização da problemática existente no processo ensino aprendizagem dos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Stela Cabral de Almeida, situada no Bairro da Telha, na Rua Av. Guiomar Zloccowick de Melo, s/n, da cidade de Capela-AL. Compreendemos que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o desenvolvimento intelectual, moral e psicossocial dos estudantes. Após roda de conversa com as colegas de trabalho, surgiu alguns questionamentos os quais desencadeou a construção do projeto de intervenção tais como: Porque alguns pais não acompanham a vida escolar dos filhos? Está interferindo na aprendizagem? Quais fatores que contribuem para que não haja esse engajamento dos pais com a escola? Nos dias atuais o que mais presenciamos em nossa sociedade contemporânea é a família lançar toda responsabilidade de educar os filhos à escola, com o pensamento de que os educadores podem transmitir os valores morais, regras e condutas, que são papéis deles.

Segundo Aranha: “A ação da escola tornou-se cada vez mais extensa, “roubando” funções antes assumidas pela família exercendo considerável influencia na formação das crianças e dos jovens” (1996, p.74). Com essa afirmação, percebemos que a família cada vez mais busca desculpas para não assumir a responsabilidade que é dela, alegando sempre que está trabalhando muito e não tem tempo para zelar pela educação dos filhos, desculpa mais comum encontrada pelos pais quando questionados, demonstrando pouco interesse pela vida escolar de seus filhos, enquanto outras omitem seu papel, pois se consideram dispensáveis para o processo educativo dos cidadãos.

Sobre os objetivos, destacamos como geral, a promoção da participação dos pais no ambiente escolar para que em companhia com os professores, estejam mais engajados na busca pela educação integral dos estudantes, e como específicos: Incentivar o crescimento do estudante, reforçando sua potencialidade tornando eficaz as relações afetivas na família e na escola; Estimular a participação dos pais nos eventos promovidos pela escola, como por exemplo, nas apresentações dos filhos; Promover palestras com psicólogos com tema educar e cuidar, cada um com sua parcela.

Considerando que a família e a escola têm papéis fundamentais na formação do indivíduo, eles devem atuar de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, sendo poderosas armas para eventuais dificuldades. Espera-se com esse estudo, inserir os pais no contexto escolar de uma forma tão prazerosa que eles percebam que são protagonistas na construção de uma sociedade participativa e se conscientizem de seu papel como cidadãos responsáveis pela realidade circundante.

Desejamos que esta pesquisa venha a incentivar e ajudar a escola a desenvolver o projeto de intervenção, com atividades voltadas para o envolvimento familiar no ambiente escola, aprofundando reflexões e parcerias entre ambas.

É importante que tanto a família como a escola estejam atentas ao seu papel, não transferindo a responsabilidade que lhes competem um ao outro.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

Falar sobre a importância do Estágio Supervisionado para a formação acadêmica chega a ser inquestionável, pois sem o estágio não teria como concluir uma etapa de estudo pautado apenas na teoria. O exercício da prática docente durante o processo de formação vem nos mostrando que o ato de educar exige que tomemos decisões acerca do que realmente queremos e como pretendemos trabalhar no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (166.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com