TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO DE ENSINO E CULTURA - MAGISTER[pic 1]

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE GRADUAÇÃO E PESQUISA

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

ALESSANDRA REIS DIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

BREJO GRANDE DO ARAGUAIA-PA

2016

ALESSANDRA REIS DIAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de conclusão do Estágio apresentado ao INSTITUTO DE ENSINO E CULTURA MAGISTER como requisito, parcial para á obtenção do titulo de graduado em Pedagogia.

Orientador: Bezaliel Alves Oliveira Junior

BREJO GRANDE DO ARAGUAIA - PA

2016

AGRADECIMENTOS

Agradecimento é sempre um ato de reconhecimento grandioso para a vida e para alma humana, é fonte inesgotável de gratidão para com aqueles que fazem da nossa vida um constante compartilhar de momentos únicos e insubstituíveis.  

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada. Agradeço também ao meu esposo, (Kenio Santana Medeiros), que de forma especial e carinhosa me deu força e coragem, me apoiando nos momentos difíceis, quero agradecer também ao meu filho, (Kaio Eterno Dias Medeiros), que embora não tivesse conhecimento pleno disto, mas iluminou de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimentos e sempre após as aulas me recebia com abraços e beijos.

Agradeço aos meus pais, (Maria José da Paixão) e (Luiz Gonzaga Lopes Dias), a quem eu rogo todas as noites pelo o amor, apoio e existência, obrigada por cada incentivo e orientação, pelas orações a meu favor, pela preocupação para que estivesse sempre andando por caminhos certos.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESCRIÇÃO DE OBSERVAÇÃO        

DESCRIÇÃO DE REGÊNCIA        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

ANEXOS        



RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado tem como objetivo complementar a formação acadêmica, possibilitando a integração entre teoria e prática, através do contato do aluno com a vida profissional.

O Estágio deve proporcionar ao acadêmico uma formação que facilite sua integração ao mercado de trabalho. Deve, portanto, dotar o estudante de um instrumental prático indispensável ao perfeito desempenho de sua futura atividade profissional. Estágio é o período de exercício pré-profissional previsto em currículo, em que o estudante de graduação permanece em contato direto com o ambiente de trabalho, desenvolvendo atitudes fundamentais, profissionalizantes ou comunitárias, programadas ou projetadas, avaliáveis em conceito, com duração e supervisão constantes de leis e normas.

Esse processo possibilita ao aluno entrar em contato com problemas reais da sua comunidade, momento em que, analisará as possibilidades de atuação em sua área de trabalho. Permite assim, fazer uma leitura mais ampla e crítica de diferentes demandas sociais, com base em dados resultantes da experiência direta. Deve ser um espaço de desenvolvimento de habilidades técnicas, como também, de formação de homens e mulheres pensantes e conscientes de seu papel social.

O presente relatório refere-se às atividades desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental XV de Novembro, foi construída em 1985 com uma área de aproximadamente 4.905.775m, cercada por muros de 01 metro e meio de altura, com 02 portões e uma passarela, situada na Avenida Goiás.

Atualmente a escola de 1º ao 5° ano do ensino regular e de 1ª a 4ª etapa do ensino EJA. Onde encontra distribuída por período da seguinte forma; Matutino; de 1º ao 5º ano. Vespertino; de 1º ao 5º; Noturno; de 1ª a 4ª Etapa sendo que a 1ª e 2ª etapa funciona em uma só turma.

O espaço interno está dividido nessas áreas; Uma área administrativa contendo um corredor, uma secretária, uma sala de diretor, uma sala de coordenador, um banheiro, um deposito de merenda, e um almoxarifado e um laboratório de informática; A área de serviços é composta por uma cozinha, pátio, quatro banheiros sendo dois masculinos e dois femininos; um bloco com cinco salas de aulas; uma quadra de esporte possuindo um espaço de 30 de comprimento e 17 de largura. Utilizada para aula de educação física e hora de laser dos alunos.

Atualmente passou por uma reforma como: troca de telhados, pintura em toda repartição, todas as salas tem ventiladores, bebedouros, mesas e cadeiras. Além disso, foi feito algumas adaptações com recursos próprios: rampas e banheiros com acessibilidade. A escola foi contemplada com uma quadra de esporte coberta onde os alunos fazem recreação, uma sala de informática com acesso a internet. Na escola também é oferecido aulas de reforço três vezes na semana pelo programa mais educação.

A escola Possui vários materiais pedagógicos; 02 aparelhos de DVD, 03 Televisão, 04 minis-sister, 09 armários de ferro, 01 armário de madeira, 02 mesas grandes com seis cadeiras 18 computadores, 02 impressoras, 01 caixa amplificada, 01 máquina de escrever, 02 mimeografo, 01 freezer grande, 03 mesas de refeitório, 01 fogão, 01 filtro, 01 caixa de água, 77 DVD s, 04 estantes de madeira, 09 estantes de aço, 01 porta televisão de madeira, 01 geladeira, 01 data show, 01 liquidificador, 06 bebedouros e vários jogos educativos e materiais didáticos como; cartolinas, giz, papel xaméx, extensos, pincel, lápis de cor, tesouras, réguas, papel, cartão, papeis laminado, ÊVA.

        A escola possui uma equipe atualmente administrada pela professora Maria das Graças de Sousa Macedo, com Licenciatura incompleta em Pedagogia (cursando), uma secretária com Magistério e Licenciatura incompleta em Pedagogia (Cursando). Um corpo docente composto por professores 20 sendo 2 de informática , são 14 professores com licenciatura; 5 com licenciatura incompleta (cursando) 1 com magistério ; 1 com ensino médio; 3 vigias ; 8 ASG’S; 3 auxiliar.  

O corpo discente é composto de 342 alunos. Cerca de 20 alunos moram na zona rural e usam o transporte escolar. Os funcionários moram próximos à escola. Apenas uma destes funcionários mora na zona rural a uma distância de aproximadamente 10 km e utiliza transporte escolar, juntamente com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com