TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Projeto Final

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.915 Palavras (24 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

INSTITUTO IZI DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CAROLINE FERNANDES AVELINO

RELATÓRIO DA DISCIPLNA DE ATIVIDADES PRÁTICAS I – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA

GUARACIABA DO NORTE - CE / 2016

CAROLINE FERNANDES AVELINO

RELATÓRIO DA DISCIPLNA DE ATIVIDADES PRÁTICAS I – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA

        

Relatório apresentado à disciplina de Atividade Prática no ensino Fundamental I, do Instituto IZI de Educação e Cultura, sob orientação do Professor Especialista Francisco Helton Alves da Silva. Tem como requisito adquirir experiências e conhecer as práticas pedagógicas trabalhadas em sala de aula a fim de obter nota para aprovação na disciplina.

GUARACIABA DO NORTE - CE / 2016

AGRADECIMENTOS

De forma gratificante agradeço a Deus por me permitir o dom da vida e por me conceder pessoas maravilhosas. Agradecer ao instituto IZI de educação e cultura por outorgar esta oportunidade de ajudar na minha formação como pedagoga, ao professor Francisco Helton Alves Da Silva por ter se desempenhado a ajudar-me com estudante na disciplina de estagio supervisionado de observação e regência. A Escola de Educação Básica Dom Timóteo e a Professora regente Maria Gizelda de Sousa

“Olhe para dentro, par as suas profundezas aprenda primeiro a se conhecer”.

(Sigmund Freud)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2HISTÓRICO DA ESCOLA        6

3 ESTRUTURA FÍSICA E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.        8

3.1 Corpo docente        9

3.2  Corpo discente        9

4 CARACTERIZAÇÃO DO PROFESSOR E DA TURMA        9

5AULAS DE OBSERVAÇÕES        10

6 AULAS DE REGÊNCIAS        15

7P LANEJAMENTO – PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR        18

8 ANÁLISE DA ESCOLA E SUA PRÁTICA        18

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

APÊNDICE        20

ANEXOS        21


1 INTRODUÇÃO

O cujo estágio no Ensino Fundamental I, tem como foco observar o lecionamento da professora e suas respectivas características no seu modo de ensino, levando em conta a interação aluno-professora, professora-aluno visando adquirir conhecimento e valores de um profissional do ensino, também observar como o aluno capta os conhecimentos repassados pela a professora e acompanhando como a mesma lida com as adversidades do meio escolar  e sobretudo, como encontrar saídas para dificuldades básicos.

O objetivo do estágio é ter uma base pedagógica para desenvolver o conhecimento posterior sobre o ensino, observando o profissional instruindo tanto na vida quanto na profissão, visando futuramente ter base para a mesma profissão, ligeiramente tentando obter a competência esperada para ser uma boa pedagoga tendo eficácia e responsabilidade para cuidar dos educando.

Colocando em meta fazer um relatório baseado nas experiências vividas na instituição de ensino, levando em consideração todos os fatos ocorridos, procurando ser fiel a realidade do meio escolar, as atividades previstas foram realizadas na Escola de Educação Básica Dom Timóteo, do município de Croatá-CE.

Conforme Freire, apud Weiduschat (2007, p. 51) “O ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende ao ensinar, algo que é reaprendido por estar sendo ensinado [...]”.

Para tanto, as ações desenvolvidas tiveram o intuito de elaborar este relatório,  demonstrando elementos como os antecedentes da escola, a estrutura física e caracterização da mesma, fazendo uma analise do corpo docente e do corpo discente em seus mínimos detalhes, observando dia-a-dia pedagógico e dos educandos, posteriormente assumindo o lugar do mesmo elaborando planos de aula, focando também  no planejamento da escola em seus aspectos gerais.

2HISTÓRICO DA ESCOLA        

A Escola de Educação Básica Dom Timóteo, pertence à rede municipal de ensino situada na Rua Manoel Braga, n° 769, bairro Caroba, no município de Croatá, o mais novo município da Serra da Ibiapaba sendo fundada e construída em 1992 em decorrência do crescimento populacional e uma maior demanda de crianças em idade escolar, pelo Sr. José Antônio Rodrigues de Aragão, prefeito na época e inaugurada no dia 11 de Março de 1993 na gestão do Sr. Prefeito Antônio Soares Bernardo e do ex-governador Cyro Ferreira Gomes que esteve presente no evento acompanhado do ex-prefeito José Antônio.

O nome da referida escola foi escolha do prefeito da época, Zé Antônio, dado em homenagem ao primeiro bispo da Diocese de Tianguá que fora o mesmo que criou a Paróquia de Croatá. Francisco Timóteo Nemésio Pereira Cordeiro, conhecido por Frei Timóteo ou Dom Timóteo nasceu em Canindé aos 20 de março de 1928 e ordenou-se padre no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Foi nomeado bispo em 30 de Abril de 1971. Era neto do latifundiário cearense Lindolfo de Lima Pereira e primo do historiador cearense Gustavo Braga. Faleceu em 20 de março de 1990, no dia em que completava 62 anos de idade.

A escola de Educação Básica Dom Timóteo passou por reformas nos anos de 1999 e 2004, ficando com 14 salas de aula e uma quadra poliesportiva inacabada com projeto para ser concluída em 2012. Atualmente a Escola passa por outra reforma em fase de conclusão com mais três salas de aula, totalizando dezessete salas, uma cantina com refeitório, uma sala multifuncional com banheiro e dois depósitos, mantendo o mesmo padrão inicial.

A instituição dispõe de boa infraestrutura de funcionamento em um espaço amplo e arborizado que a torna arejada, um ambiente agradável de conviver. Por ser a maior escola do município e dispor de espaço suficiente e alguns recursos tecnológicos, recebe e acolhe todos os professores da rede municipal em dias de planejamento, formações e outros eventos educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)   pdf (253.3 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com