TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Projeto Final

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CARACTERIZAÇÃO

A Instituição escolhida para a realização do estágio curricular obrigatório foi a Escola Municipal Nerone Maiolino que fica localizada na rua Maraú – s/n, bairro Vida Nova II, na cidade de Campo Grande – MS.

A Instituição funciona há 11 anos e pertence a rede Municipal de ensino. A clientela  faz parte de uma comunidade considerada de classe social baixa, atendendo a Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA Ensino Fundamental, com alunos na faixa etária entre 04 e 60 anos. O total de alunos matriculados, na Educação Infantil, no ano de 2018 (matutino e vespertino) é de 133 alunos.

Com relação aos aspectos físicos, a estrutura encontra-se em boas condições. Em suas dependências encontramos:

- 19 Salas de aula comum

- 2 salas pré-moldadas

- 2 banheiros para deficientes

- 2 banheiros femininos

- 2 banheiros masculinos

- 1 pátio coberto

- 1 parque

- 1 quadra de esportes coberta

- 2 salas de informática

- 1 sala de recurso

- 1 biblioteca

- 1 cozinha

- 1 cantina

- 1 sala dos professores

- 1 secretaria escolar

- 1 sala da direção

- 2 salas da orientação e supervisão pedagógica

O quadro docente da Instituição é composto por 87 profissionais da educação, sendo 87 professores graduados, 45 pós-graduados, 15 em processo de formação no curso de pós-graduações em áreas diversas. Ao todo, trabalham 50 funcionários, incluindo secretário, diretora, coordenadoras, merendeiras, zeladores e vigilantes.

GESTÃO ESCOLAR

O PPP (Projeto Político Pedagógico) é instrumento fundamental para expressar o que a escola planeja quais seus objetivos e metas e por quais vias eles podem ser atingidos.

Sua importância consiste no desenvolvimento da instituição de ensino que busca uma educação de qualidade. Toda escola deve determinar para si própria e para os alunos e pais que fazem parte dessa comunidade escolar, uma personalidade e uma série de normas e princípios que auxiliem a ação pedagógica do dia a dia.

O PPP enxerga a escola como um todo, é uma ferramenta de gestão que ajuda a escola a estabelecer suas prioridades de estratégias e converte-las em metas educacionais, podendo avaliar se os resultados foram obtidos e como se deu seu desempenho.

RELATO DA OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE 

As atividades no ambiente escolar foram observadas nas turmas do pré I e pré II, no período de 17 de setembro a 24 de setembro de 2018, conforme relatado abaixo:

1º dia (17/09/2018) 4h no pré I

Conteúdo: Trabalhando as vogais 

Registro das atividades realizadas: Após a rotina diária, a professora distribuiu aos alunos folhas onde havia dois quadros, de um lado uma vogal impressa e do outro um espaço para que os alunos reproduzissem a mesma usando o dedo com tinta guache.

Após isso, a professora relacionava as vogais com palavras, como por exemplo: A de Avião, mostrando a imagem em fichas.

Recursos utilizados: Sulfite, tinta guache, imagens impressas em fichas.

2º dia (18/09/2018) 4h no pré II

Conteúdo: Ambiente Natural

Registro das atividades realizadas: Com as crianças na roda, a professora mostrou um cartaz com alguns animais selvagens, tecendo comentários sobre eles, qual o seu habitat, o que comem, como se reproduzem e etc. Em seguida mostrou no notebook imagens desses animais.

Recursos utilizados: Cartaz, imagens de animais e notebook.

3º dia (19/09/2018) 4h no pré I

Conteúdo: Coordenação motora

Registro das atividades realizadas: Após a rotina diária, a professora distribuiu aos alunos uma atividade para trabalhar a coordenação motora. Em uma folha de papel sulfite com o desenho de um barquinho impresso, os alunos tinham que seguir as linhas tracejadas que seriam a água em que o barquinho navegava.

Recursos utilizados: Sulfite com atividade impressa, lápis de cor.

4º dia (20/09/2018) 4h no pré II

Conteúdo: Prática de leitura

Registro das atividades realizadas: A professora disponibilizou alguns gibis para que as crianças pudessem manipular e praticar a leitura dos mesmos. No pátio, colocou um varal com os gibis presos por prendedores de roupas, onde as crianças tinham a oportunidade de escolher o gibi que desejasse para realizar a atividade.

Recursos utilizados: Gibis, barbantes, prendedores de roupas.

5º dia (21/09/2018) 4h no pré I

Conteúdo: Linguagem corporal

Registro das atividades realizadas: Após a rotina diária, a professora fez uma roda e iniciou as atividades de brincadeiras cantadas. Realizou com as crianças as brincadeiras de roda, cantando as canções populares atirei o pau no gato, ciranda cirandinha e fui no Itororó. As crianças brincaram expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Recursos utilizados: Rádio e cd´s com canções populares infantis.

6º dia (24/09/2018) 4h no pré II

Conteúdo: Matemática na educação infantil

Registro das atividades realizadas: A professora fez a contagem dos números de 1 a 30 com material concreto e depois iniciou a atividade escrita. Cada aluno recebeu uma folha sulfite para fazer a escrita dos números utilizando cotonetes e tinta guache.

Recursos utilizados: Folha sulfite, tinta guache, cotonetes.

  1. RELATO  DA DOCÊNCIA

A realização da docência no estágio supervisionado, como prática associada à teoria, é importante e necessária para o processo de formação docente, pois o exercício de olhar para si mesmo, de descobrir-se para, então, ver e descobrir o outro é uma rica possibilidade – vivenciada na educação infantil (OSTETTO, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (258.3 Kb)   docx (182.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com