TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL HERONDINA LIMA CAVALCANTE

Por:   •  5/12/2017  •  Artigo  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

MARIA JULIANE DE CASTRO LIMA

JULIANE KELLY LIMA SOUZA

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL HERONDINA LIMA CAVALCANTE

FORTALEZA/CE

2017

MARIA JULIANE DE CASTRO LIMA

JULIANE KELLY LIMA SOUZA

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO: ESCOLA MUNICIPAL HERONDINA LIMA CAVALCANTE

Relatório da observação na Escola Regular Herondina Lima Cavalcante, na sala do 1º ano do ensino fundamental. Apresentada à Universidade Federal do Ceará, como requisito para a conclusão da disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva.

FORTALEZA/CE

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................01

HISTÓRICO DA ESCOLA.........................................................................02

RELATOS DA OBSERVAÇÃO.................................................................03

DADOS DAS ENTREVISTAS...................................................................04

CONCLUSÃO..............................................................................................05

REFERÊNCIAS...........................................................................................06

ANEXOS......................................................................................................07

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo investigar e compreender a realidade da inclusão em uma turma de 1° ano do ensino fundamental em uma escola pública, a escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, como também, proporcionar uma oportunidade de organizarmos uma intervenção na qual elaboramos uma atividade que inclua a todas as crianças. Dessa maneira, este nos faz refletir sobre a inclusão, prática docente, sua importância e fragilidades.

A metodologia utilizada para a realização dessa atividade e do desenvolvimento deste relatório, foi realizada por meio de observações e conversas informais com diversos funcionários da escola.

A realização do trabalho aconteceu em três dias durante o turno da manhã e foi feita em três fases: Observação da escola e turma escolhida; Entrevista com as professoras responsáveis e a Intervenção. Esta última, infelizmente não conseguimos realizar devido à falta de espaço e de tempo na escola, pois toda a escola estava se organizando para as atividades dos Projetos que aconteceriam no mês de novembro.

Os itens que serão trabalhados no relatório são: identificação da escola observada, concepção pedagógica da escola, descrição e análise reflexiva das atividades propostas, referências e considerações finais.

Esta observação, teve como objetivo oportunizar para nós, estudantes de pedagogia, a vivência e a realidade das escolas e conhecer as práticas educativas na Educação Inclusiva. As expectativas iniciais giravam em torno da aquisição de novos conhecimentos relacionados à prática docente, visando estabelecer um vínculo sobre as teorias debatidas nas aulas na Universidade e a real prática educativa.

1. HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Herondina Lima Cavalcante foi inaugurada no dia 10 de janeiro de 2000, tendo como gestores Diretor Francisco Nemésio Ramalho e vice-diretora Adriana Lucia Garcia de Araújo. Encontra-se localizada na Avenida D, número 310, Conjunto Beira Rio no Bairro Vila Velha. O bairro é formado por vários conjuntos sendo que os mais próximos da escola são Conjuntos Beira Rio, Planalto da Barra e Conjunto Nova Assunção. É um bairro constituído por habitantes de classe média baixa. As ruas adjacentes da escola são: Avenida I (onde se localizam alguns pontos comerciais, Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Escola Estadual Hilza Diogo, Posto João Medeiros e Hospital Gonzaguinha Mota); Avenida D (localizam-se residências e alguns pontos comerciais); Avenida K e Avenida C (formadas por residências). Construída pela Prefeitura Municipal de Fortaleza numa área de 1.383.87m², cujo Projeto data de agosto de 1997. É considerada uma escola com estrutura física moderna.

A EMEIF Herondina Lima Cavalcante foi criada com o objetivo principal de atender a Comunidade dos novos conjuntos habitacionais surgidos no bairro Vila Velha, bem como aos conjuntos habitacionais e bairros adjacentes. Esta escola recebeu o nome de uma distinta senhora da comunidade, mãe do atual vereador Walter Cavalcante. Esta homenagem se deve a dedicação de Herondina Lima Cavalcante à educação e ao esforço que ela realizou na criação de mais escolas para a comunidade carente.

A escola funciona com um quadro pessoal composto por: 1500 alunos, 64 professores e 27 funcionários - entre (07) concursados e (20) terceirizados.

Os recursos didático-pedagógicos são atualmente: serviço de som em todas as dependências da escola com a possibilidade de falar com cada uma em separado e/ou em conjunto, tendo a opção de ser usado no pátio e na quadra esportiva; 06 aparelhos DVDs;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com