TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL ENSINO MÉDIO

Por:   •  22/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.209 Palavras (21 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

GLEICA FRANCIELA CARDOSO DO CARMO, RU 721639, TURMA 2012/01

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

 ENSINO MÉDIO

 

                                                      VARGINHA

                                                           2013

                CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

 GLEICA FRANCIELA CARDOSO DO CARMO, RU 721639, TURMA 2012/01

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

                                                   ENSINO MÉDIO

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Médio apresentado à UTA – DIDÁTICA, no curso de Pedagogia, turma 2012/01 da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Tutor Local: Gisele

Polo de Apoio Presencial: Varginha

 

                                                               VARGINHA                

                                                          2013

SUMÁRIO

  • Introdução.................................................................................................04
  • Educação, Ensino e Pesquisa no Magistério/Nível Médio........................05
  • Retrospectiva da Profissão Docente.........................................................06
  • Evolução dos Cursos de Formação de Professores no Brasil...................07
  • Formação Continuada................................................................................08
  • Relatório de Pesquisa e Prática Profissional.............................................09
  • Considerações Finais.................................................................................11
  • Referências................................................................................................12
  • Atividades para o Portfólio..........................................................................13


                                                   INTRODUÇÃO        

      O presente trabalho propõe um relatório de acompanhamento das principais ações desenvolvidas no ensino médio da Escola Estadual Professor Wanderley Ferreira de Rezende.  A prática educativa na formação docente é parte da trajetória acadêmica, a qual se torna uma exigência na relação teoria – prática, possibilitando um contato mais direto com a atividade educativa.

     A pesquisa e prática profissional no Magistério/Ensino Médio justifica-se pela necessidade de uma educação que contemple a articulação entre teoria e prática, voltada para a (re) construção de conhecimentos e que vá além da instrução, já que o tipo de educação centrada no mero repasse de conteúdos escolares parece não atender suficientemente às necessidades do mundo atual. Os Objetivos da Pesquisa e Prática Profissional do magistério/nível médio visa compreender a prática docente como experiência profissional do curso de formação de professores em nível médio e também os aspectos teórico-metodológicos apontando as relações entre a teoria estudada e a prática através da pesquisa e observações.

     O referido estágio de pesquisa e prática é de suma importância para instrumentalizar o estudante de pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da organização escolar, os seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria e realizações.

    A metodologia utilizada para o desenvolvimento do presente Relatório de Pesquisa e Prática foi a observação, as pesquisas, as entrevistas, informações e interações com a instituição pesquisada, a leitura dos livros e textos disponibilizados no AVA, os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas da UTA Didática.

    Os itens que serão trabalhados no relatório de pesquisa e prática são: identificação da instituição pesquisada, concepção pedagógica da instituição, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, considerações finais e referências.

        EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA NO MAGISTÉRIO/NÍVEL MÉDIO

     Mesmo consideradas e apresentadas como independentes entre si Educação, Ensino e Pesquisa estão presentes e são necessárias na formação e prática docente.

       Primeiramente é necessário explicitar os conceitos de educação, ensino e pesquisa e da importância da articulação entre eles na prática docente. Onde educação aparece sempre que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar e aprender, e o ensino é o momento em que a educação se sujeita à pedagogia.
Para Justino (2011, p.15) “a educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem”. Já o ensino é o transmitir conhecimento, é a transferência de informação ao educando, sem que junto com essa informação se tenha passado qualquer ideia de valor, ou se tenha orientado o educando em algum sentido. Pesquisa é a busca do conhecimento a partir de várias fontes, analisadas sob diferentes aspectos, tanto para aprender como para ampliar o conhecimento.
 

“Quando a pesquisa está vinculada à prática docente, ela apresenta uma perspectiva de princípio educativo e formativo, visando, assim, a promoção do ensino pela pesquisa”.   (JUSTINO -2011, p.42)

      Diante da pesquisa como princípio educativo em sua atuação, o professor pesquisador de Magistério/ Nível Médio ajuda a preparar os educandos para uma prática reflexiva porque propicia teorizar sobre a experiência; problematizar, compreender e enfrentar a complexidade da situação didática; inovar, etc. O professor pesquisador do Magistério/Nível Médio cuida de todo o processo de aprendizagem do aluno, porém, além de apresentar os temas em aula e acompanhar e supervisionar o trabalho individual de estudo do aluno, ele é responsável em despertar o interesse pelo conhecimento do caminho a ser seguido. Isso significa que a sala de aula deve ser um ambiente onde a inteligência possa ganhar asas e poder preparar os alunos a fazerem as melhores escolhas para um futuro brilhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (760.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com