TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANGELA MARIA FERREIRA RU 581239

MARLENE

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL

CAPELINHA

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANGELA MARIA FERREIRA RU 581239

MARLENE

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de pesquisa e prática profissional – Ensino Fundamental apresentado a UTA CIENCIAS EXATAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA do curso de pedagogia.                                                              Tutor local: Thaísa Fernandes Vieira .                                    Polo de apoio presencial: Capelinha

CAPELINHA

2014

Sumário

Introdução

Desenvolvimento

A trajetória da educação brasileira  e seus avanços

Vista a sala

Análise dos dados coletados

Identificação da escola estagiada

Entrevista com professores

Considerações finais

Referencias

 

Introdução

O trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário Internacional UNINTER é parte do trabalho para a obtenção do nosso certificado de pedagogas. Este trabalho constitui a sistematização de uma pesquisa bibliográfica e observatória.

Um dos principais objetivos desta pesquisa é analisar com se dá o processo de ensino aprendizagem em uma determinada escola no município de Minas Novas. No estado de Minas Gerais.

Para a realização deste trabalho foi feita uma leitura minuciosa do livro  Caminhos para uma formação integral da escritora Ana Cristina Ribeiro Couto. Parte deste livro trata da história da educação brasileira desde a chegada dos jesuítas até os dias atuais. Também se trata da globalização e como isso influencia na vida do ser humano de modo especial na vida escolar de nossos alunos.

Nesta pesquisa podemos conhecer um pouco a trajetória da educação brasileira e observar como esta mudança está interferindo na educação nos dias atuais. A preocupação com o ensino não é um fato isolado, todos estão preocupados em ter uma educação de qualidade para seus filhos.

Através deste portfólio notamos que a educação tem uma grande importância para a formação das pessoas. E que sem educação não é possível ser bem sucedido nos dias atuais.

A família é uma peça muito importante para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, pois quando ela acompanha a vida escolar dos seus filhos, eles têm mais sucesso na escola.

Ainda há muito para se fazer em prol da educação. Nota-se que apesar de pregar que a educação é direito de todos ainda temos crianças que não conhecem um caderno e outras que frequentam a escola, mas a educação é tão ruim que eles concluem o ensino fundamental sem saber se quer escrever uma carta.

Foi feito também uma entrevista com alguns professores da escola pesquisada.

Desenvolvimento

No presente trabalho pudemos observar que o pedagogo preocupa muito com o rendimento de seus alunos. A sociedade precisa de uma escola que se preocupa de fato com a educação. O trabalho do pedagogo não é fácil, pois na maioria das vezes encontra professores que tem resistência em mudar sua prática pedagógica. O professor  está muito preocupado em produzir aulas e não conhecimento. Sobre isso destaco afala de Luce e Medeiros 2006 que faz uma comparação entre gestão democrática da educação e democratização da educação.

(...) está associada ao estabelecimento de mecanismos institucionais e à organização de ações que desencadeiem processos de participação social: na formulação de políticas educacionais; na determinação de objetivos e fins da educação; no planejamento; nas tomadas de decisão; na definição sobre alocação de recursos e necessidades de investimento; na execução Diversa das deliberações; nos momentos de avaliação. (2006, p.18)

        

A gestão democrática defende que os professores participem das atividades da escola, no sistema de ensino e no sistema escolar .

Os professores precisam adaptar as mudanças ocorridas na educação, principalmente quando se refere a globalização. Couto em seu livro Caminhos para uma formação integral alerta nos para o isolamento que a globalização nos leva no sentido humano. Ela nos diz que :

Essas  relações estão cada vez mais desumanizantes, tornando –nos pessoas individualizadas e individualistas. Sendo assim a educação ,ou mais especificamente a escola, inserida nesse cenário , no seio do capitalismo global fica subordinado a todo dispositivo capitalista com vistas a organizar o seu funcionamento de acordo com o que é preconizado pela organização empresarial. A escola empresa vê seus alunos como clientes, as famílias como parceiros, seus diretores como gestores e seus professores como colaboradores . ( COUTO,P. 57)

É notório que a globalização atinge a todos, mesmo que todos não tenham acesso a ela. Nas escolas, os alunos estão deixando os professores no chão. Pois eles dominam a tecnologia. O professor precisa mudar sua prática pedagógica para não ficar para trás ou ser substituído por um robô. As pessoas mudaram e a escola não pode esquecer-se disso.

Vivemos em uma sociedade com forte influencia da tecnologia e enquanto alguns alunos tem facilidade para dominar as tecnologias, certos professores encontram dificuldades com a inovação que está cada vez mais presente em nossa vida.

A escola deve atender os anseios dos alunos desta época e utilizar as ferramentas que auxiliam na construção do aprendizado. A internet proporcionou uma grande aproximação das pessoas e tonou se eficiente e eficaz. O professor não pode tapar os olhos  para esta realidade. É preciso que ensine aos alunos a utilizar a internet para o bem. Assim como todos os outros recursos tecnológicos.

A trajetória da educação brasileira e seus avanços

A história da educação brasileira sofreu grandes mudanças ao longo d e sua trajetória. Com o descobrimento do Brasil em 1500. Os portugueses encontraram uma terra povoada de índios e a educação indígena é que era seguida. Então por volta dos anos de 1549 até 1759 os jesuítas é que eram responsáveis pela educação do Brasil. Sua doutrina era baseada na fé católica e as pessoas eram catequisadas por eles. A educação preocupava apenas com o proselitismo e o noviciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com