TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1][pic 2]

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICAPROFISSIONAL – ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

Sumário

01-Introdução.......................................................................................03

02- Desenvolvimento............................................................................05

2.1- A escola no processo de inclusão...................................................05

2.2-Análise dos dados coletados...........................................................08

03- Consideração Final.........................................................................09

04- Referências.....................................................................................10

05- Anexos.............................................................................................11

Introdução

A pesquisa no ensino fundamental constitui em uma prática investigativa, ela nos possibilita refletir sobre vários aspectos tanto no meio pedagógico, no político, no administrativo e vários outros. Sendo assim, ela é uma grande fonte para a construção do conhecimento.

Segundo Freire ( 2002):

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.”

Esse relatório de pesquisa tem como objetivo compreender e interpretar os fenômenos educativos, relacionar teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação, compreender o contexto histórico/político/ educacional de forma a possibilitar o entendimento da função de docente no ensino fundamental e investigar sobre os fatores determinantes para melhoria da qualidade do ensino fundamental a partir dos princípios da autonomia, da colaboração, da participação, da igualdade de oportunidades e da inclusão social.

A pesquisa e a prática têm uma grande importância para a formação do futuro pedagogo, pois ela funciona como um complemento para o trabalho docente, deixando-os mais preparados para ter domínios de seu conhecimento, principalmente para os profissionais que irão atuar no inicio da formação dos alunos. Ela constitui numa grande oportunidade de busca sobre a realidade para que possamos compreendê-la para aceitá-la no exercício da função profissional. Pois o futuro pedagogo terá um grande avanço no conhecimento  através das construções teóricas e das vivências no meio educacional.

Para que haja uma relação entre a teoria e a prática  o futuro pedagogo deve imergir no contexto escolar com um olhar voltado para a pesquisa. Isso é de grande importância para que ele se torne um educador que interprete e aprofunde seus conhecimento, visando uma educação de qualidade para todos.

A metodologia utilizada nessa pesquisa foi através da observação do desenvolvimento do trabalho pedagógico. Os itens que serão apresentados neste relatório são: Levantamento de dados, pesquisas, docência, proposta de melhoria e a rotina escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com