TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa e pratica profissional - ensino fundamental

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1.

   INTRODUÇÃO        

2.     CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR        

3.    PEDAGOGIA É O ATO DE EDUCAR...........................................................................

4.    DADOS COLETADOS .........................................................................................8

5.   Considerações finais        .......

6.     Referencias..................................................................................................


  1. INTRODUÇÃO

        Neste trabalho de Pesquisa e Pratica Profissional, enfatiza uma especificidade relativa à atuação do Profissional da Educação. É um trabalho muito importante para formação, pois tem em vista que estes contextos oportunizam a vivência da intercessão entre a teoria e a prática educativa. Os faz vivenciar problemáticas do dia-a-dia da escola em um geral, as facilidades e dificuldades no meio profissional pedagógico. Os objetivos dessa pesquisa foram observar a convivência entre professores e alunos do ensino fundamental, bem como saber o que o educador pensam sobre a importância desta etapa educacional. Participei de aulas realizadas dentro e fora da sala de aula. Percebi a integração harmônica entre os educadores e alunos do Ensino Fundamental. Ao me deparar com o universo educacional do Ensino Fundamental, pude compreender melhor esta fase como sendo a mais importante pois, como o próprio nome já o diz, é o fundamento de toda a história acadêmica.

  1.   PEDAGOGIA É O ATO DE EDUCAR.

        Ao Analisar dados da entrevista dos  professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, percebi que há um acordo quanto à visão sobre esta fase educacional. As concepções das especificidades do Ensino Fundamental se travam. O Ensino Fundamental é tido como a base para todo o processo escolar e itens importantes como aprendizagem, descoberta da escrita, convivência e socialização, formação de opiniões próprias. A função de educar e cuidar está associada à compreensão de que o processo de trabalho pedagógico incide na conscientização e que ao ajudar a criar seres pensantes estão preparando homens e mulheres para a vida, ou seja, estão iniciando o processo de amadurecimento para uma futura vida profissional e social dos alunos. O papel do Ensino Fundamental na vida escolar dos alunos, segundo os educadores entrevistados, é ajudar a criança a aprender a conviver com as diferenças; Criar vínculos de amizades; Formar suas opiniões sobre o que é certo ou errado; Interagir de todas as maneiras; Formar sua própria identidade; Reconhecer as adversidades e saber opinar e escolher o caminho a seguir.

        A formação integral do indivíduo, no espaço da escola, considera o aspecto da educação inclusiva como um aspecto de suma importância a ser discutido, refletido e repensado no processo educativo e assim, elucidado na escola.

        Tal aspecto demanda um esforço coletivo que vai da reflexão teórica à intervenção pedagógica, tendo como foco a escolarização de todas as crianças e a inclusão das crianças portadoras de necessidades educacionais especiais.

        Todas as crianças vivenciam um processo de desenvolvimento, no caso das crianças com algum fator fisiológico limite, cada fase deste processo é vivenciada com ritmo e intensidade que se revestem de diferentes especificidades.

        Os aspectos no tocante à saúde do portador de necessidades especiais, os cuidados necessários desde a geração até o nascimento e o desenvolvimento de sua vida, também as questões que emanam das leis que amparam seus direitos, faz-se necessário a tomada de consciência por parte da população de um modo geral na visão de tê-los como indivíduos capazes, talvez não daquilo que para eles seja capaz, mas capazes dentro de suas limitações, pois afinal, que não as têm?

        Na educação da criança especial, é necessário entender que não são desprovidos de inteligência, mas há necessidade de otimizar ao máximo o desenvolvimento do potencial cognitivo de cada um, sendo a participação da família e de educadores especializados, essencial e fundamental nesse caminhar. É importante evidenciar que se faz necessário o preparo para receber o aluno inclusivo, sabendo especificamente quais são suas necessidades bio-psicopedagógicos e quais as ações e providências a serem tomadas por parte de todos os agentes escolares. É necessário uma nova postura diante da concepção do Projeto Político Pedagógico dessa escola e acreditar de fato na possibilidade da aprendizagem do aluno inclusivo.

        Também é necessário saber qual é o grau de limitação do aluno, pois se possui graus severos de limitações mentais deverá ser encaminhado a uma escola especializada para esse fim, onde com certeza, receberá maior e melhor atendimento.

        O que não se pode mais aceitar é a segregação do portador de necessidades educacionais especiais, marginalizando-o ou apenas fingindo atendimento, é preciso uma retomada de ordem ética e moral e seriamente comprometida com essa fatia da população que está a volta de todos nós, quer queiramos ou não.

        Como educador, é necessário considerar as aspirações e expectativas de cada indivíduo que chega até nós e de todos os segmentos sociais, os portadores de necessidades especiais possuem os mesmos direitos dos outros educandos, precisam primeiramente serem tratados por nós como pessoas dignas e de forma adequada e não com repulsa ou discriminação, o encaminhamento correto, a conscientização de inclusão, o preparo especializado no atendimento poderá colaborar para disseminar ainda mais os direitos desses indivíduos outrora colocados à margem da sociedade.

        A Escola alcança que os educandos com necessidades educacionais especiais devem ter assegurados as condições necessárias para a educação de qualidade, sendo esta uma modalidade da educação escolar, assim necessitam encontrar ajuda, investimento e processos pedagógicos que os levem ao desenvolvimento de suas potencialidades. O desafio está lançado, a escola é realista em admitir que não é fácil, mas é algo possível de realizar, para o bem de cada um, do próximo, da sociedade, enfim, de toda a nação. O relacionamento social é ampliado, há maior facilidade de resolver situações de conflito, há maior vínculo de colaboração entre os indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com