TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PEDAGOGIA

Por:   •  19/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

faculdade pitágoras

[pic 2]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PEDAGOGIA

[pic 3]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM PEDAGOGIA

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da IES Faculdade Pitágoras para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Pedagogia

Coordenador de Curso: Maria de Lourdes Sperandio

Londrina

2019


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)        4

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        5

4  DISCUSSÕES        10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

1 INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado em Gestão Escolar contribui significativamente para a formação do profissional, onde ele coloca em prática todo conhecimento teórico aprendido.

Durante as observações na gestão da escola, foi observado o dia a dia dos gestores da escola que fazem parte da rotina, rodas de conversa e outras. Consegui observar também a relação da gestão com os funcionários onde analisei a atuação do profissional em suas funções, absorvendo todo o conhecimento passado por ele.

Pimenta e Gonçalves (1990) “consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará”.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO (escola e/ou empresa)

É uma escola de período vespertino que atende crianças da educação infantil, ensino fundamental e colegial onde os perfis socioeconômicos dos alunos é um indicador importante para traçar uma proposta pedagógica que atenda à diversidade cultural e a realidade social dos mesmos.

O colégio conta com vinte e dois funcionários, entre eles direção, coordenação, secretária, corpo docente, equipe de limpeza.

Seu principal objetivo é a preparação e a capacitação dos cidadãos de uma nova sociedade mais justa e humana. Direcionar a “formação” de seres humanos mais críticos, criativos, capazes de preparar as condições que tornarão possíveis novas estruturas sociais, pautadas na fraternidade, na solidariedade e na justiça social.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • DIA: 11/03/2019

Após o encontro com a professora, nossa orientadora propôs o que faríamos escola no tempo do estágio, nos dirigimos até a Escola Construindo o Saber, para dá início a nossa atividade do estágio supervisionado em gestão. Munidas de textos e questionários, previamente elaborados e supervisionados pela professora. Segundo Pimenta e Lima, a formação dos professores carece de teoria e prática.

Primeiramente, fomos conhecer a escola, seu espaço físico, seus funcionários e funcionamento.

“Nos espaços de formação docente têm-se as salas de aula, como lócus privilegiado na aquisição de conhecimentos e as escolas como locais de aplicação, que devem ser entendidos como indispensáveis para a problematização e desvelamento da realidade”. (CASSOL & CROCE, 2003).

E na busca de desvelar a realidade e tentando intervir na problemática que for necessária fomos realizar nosso estágio com o intuito de construir uma formação prática associada a base teóricas já estudada e que estamos estudando.

Assim, vivenciamos o cotidiano da escola e nos sentimos como se, realmente, fizéssemos parte dela também.

Neste primeiro dia, recebemos orientação da professora que foi até a escola para nos apresentar a gestão da escola. Após uma acolhida calorosa, iniciamos nossas atividades entrevistando a direção, coordenação e coletando dados da escola.

  •  DIA: 12/03/209: Chegamos à escola para complementar nossa coleta de dados e visitar todo o seu espaço físico.

Nesse dia tivemos um teatro em uma igreja e que a coordenadora da escola foi junta e eu também compareci.

[...] Professores nos atuarão vários campos sociais da educação, decorrentes de novas necessidades e demandas sociais [...] A ação pedagógica não se resume a ações docentes, de modo que, se todo trabalho docente é trabalho pedagógico, nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente [...]. (PIMENTA & LIBÂNIO, 1999, p. 254 apud CASSOL & CROCE)

         DIA: 13/03/2019:   encontrava-se no pátio as turmas do 6°ano ao 9°ano, para uma seção cinema com o tema de Língua portuguesa.

A direção abriu o evento e depois passou para a coordenadora que comandou.

As crianças assistiam como se estivessem, realmente, se divertindo e essa interação é tão importante para o seu aprendizado social e cultural.

  • DIA: 14/03/2019: Aproveitamos para visitar a horta da escola tiramos fotos e ficamos um pouco na coordenação vendo as mães que chegavam relatando a dificuldade com os seus filhos. Outra veio a convite da coordenação para falar sobre seus filhos.   Eram sempre questões semelhantes e, que muitas vezes, já tinham sido passadas na coordenação. Vimos a disponibilidade da coordenação e direção, em procurar ajudar os pais a enfrentarem seus problemas. Dando um suporte e uma atenção especial a todos que viam em busca de uma solução.

           

  • DIA: 15/03/2019:

  Chegando a escola presenciamos uma reunião com os pais sobre formatura do 3°ano, para discutir data, local, qual seria o promotor de eventos, entre outros, com a ajuda dos pais a escola todo ano promove o evento de fechamento do ensino superior, foi a discussão do dia, esclarecendo duvidas e questionamentos de ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (197.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com