TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA

Por:   •  14/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.297 Palavras (14 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 14

FIG-UNIMESP -  CURSO DE BACHARELADO EM PEDAGOGIA

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA  III

ACADÊMICO ESTAGIÁRIO:  Nathalia Clementino Da Silva

GUARULHOS-SP

SETEMBRO/NOVEMBRO – 2022

FIG-UNIMESP - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA III

Relatório apresentado à disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia III como requisito parcial para obtenção do grau de licenciatura em pedagogia.

Acadêmico: Nathalia Clementino Da Silva

Coordenação de Estágio: Prof. Emilio

              Supervisor de Estágio:  

  Área de Estágio: 4ª e 5ª série di fundamental I

Carga Horária:  100 horas

GUARULHOS-SP

SEMBRO/NOVEMBRO – 2022

FIG-UNIMESP

FOLHA DE APROVAÇÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA III

NATHALIA CLEMENTINO DA SILVA

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia III _____________________(aprovado/reprovado) como requisito parcial para obtenção do licenciatura em pedagogia.

                 Supervisor de Estágio: (Digitar o nome do Supervisor)

Guarulhos,         de         de 2022.

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO

INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

ASPECTOS DIDATICOS PEDAGOGIA

PLANO DE AULA

REGÊNCIAS

ANÁLISE CRÍTICO REFLEXIVA

REFERÊNCIA

INTRODUÇÃO: [“Introduzir significa apresentar”. Descrever o trabalho baseando-se nas seguintes colocações: o quê fez, por que o fez , quando, onde e para quem o fez,  justificando sua importância. A introdução deve situar o leitor sobre o tema e tornar claro a relevância do mesmo. Faça uma introdução apresentando aspectos gerais relacionados à área e subárea do estágio em questão.]

 

  • INSTITUIÇÃO CONCEDENTE :

 

O Colégio Educanorte está localizado à Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 6543/6617, Imirim, São Paulo, Capital, jurisdicionada à Diretoria de Ensino Região Norte 2, da Secretaria de Estado da Educação.

 

 Da entidade mantenedora

 

O Estabelecimento é mantido pelo Projeto Matriz Ensino LTDA, localizado à Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 6543/6617, Imirim, São Paulo, Capital, código 85.13-9-00, atividade principal - Ensino Fundamental e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica número 33.577.285/0001-87.

 

Do horário de funcionamento

 

O horário de atendimento do Colégio Educanorte é de segunda a sexta-feira das 7h20 às 12h40 para os alunos do período da manhã, das 12h50 às 18h10 para alunos do período da tarde. A secretaria permanecerá aberta para atendimento às demandas escolares das 8h00 as 17h00.

 

Contextualização e Caracterização da Escola

 

O Colégio Educanorte está localizado na Avenida Engenheiro Caetano

Álvares, Imirim, na cidade de São Paulo. Localização privilegiada, uma vez servida por uma ampla rede de transporte, agências bancárias, restaurantes, farmácias, supermercados, padarias, lojas, imobiliárias, laboratórios de análises clinicas, igrejas, escritórios, postos de gasolina, escolas públicas e privadas. As ruas são asfaltadas, com iluminação pública e rede de distribuição de água e tratamento de esgoto. Temos uma boa rede de telefonia, correio e eletricidade. O bairro é atendido por diversas linhas de ônibus tanto para o centro da cidade quanto para a linha azul do metrô. Possuidor de espaços públicos e privados que possibilita o desenvolvimento de projetos curriculares, dentre os quais destacamos: Sesc Santana, Biblioteca Municipal, Hospital do Mandaqui, Universidades em bairros vizinhos próximos, entre outros. Imirim é um bairro tanto residencial quanto comercial, oferecendo toda infraestrutura que a escola necessita para seu funcionamento. Atendemos um grupo de pais que são profissionais liberais, funcionários públicos e de empresas, constituindo-se basicamente, de uma clientela em que a condição socioeconômica é de classe média, com ensino superior completo em sua maioria. Por muito tempo as instituições família e escola trabalharam de maneira separada, considerada territórios diferentes. Mas com o passar dos anos tanto a escola como a família perceberam a necessidade de trabalharem em um senso comum, com a finalidade de contribuir para o aprendizado da criança. Assim sendo, promover a aproximação das famílias com a escola é contribuir com a democratização do saber, pois cada um dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem tem incumbências que lhe são próprias, indo de encontro ao art. 205, da Constituição Federal que afirma "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.".

 

Cabe registrar, que o prédio em que estamos instalados foi organizado intencionalmente para proporcionar ambiente de tranquilidade e cultura, adequadas ao número de alunos e em consonância com nossos objetivos educacionais.

 

 

   

  • ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

 

A proposta pedagógica do Colégio Educanorte visa desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, atento ao caráter lúdico da aprendizagem, através de aulas prazerosas e desafiadoras levando à participação ativa dos alunos mediante os objetivos previstos para esta etapa da escolarização, a saber:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com