TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

 

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

                                      STELLA MARIS GOMES

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA

NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

                                UBATUBA – SP

                                      2019

Stella Maris Gomes       RGM: 21187177

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA

NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.

Proposta de Projeto para o Programa de estágio curricular supervisionado em Pedagogia (licenciatura), sob os cuidados e orientações das Professoras Edna Rosa da Silva e Amanda de Almeida Santos.

RESUMO

O Estágio Supervisionado para o curso de Pedagogia consiste em uma etapa fundamental para que o estagiário possa aplicar os conhecimentos adquiridos tanto durante o curso, quanto durante o próprio estágio. O Estágio Supervisionado ocupa um lugar importante na formação docente, sendo um momento fundamental. O documento é composto por descrições das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula, no qual foi trabalhado o tema dengue, assunto atualmente muito comentado. Como também é relatado a importância do estágio para a formação do futuro profissional da área do magistério, pois o mesmo oferece oportunidades de ambientação do discente com a área que atuará, viabilizando a interação da teoria estudada com a pratica, aprimorando os saberes e a pratica educativa de forma a construir uma nova aprendizagem.

SUMÁRIO

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        5

INTRODUÇÃO        5

REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO E PARTICIPAÇÃO        6

PERFIL DOS PROFESSORES        6

PRÁTICA PEDAGÓGICA  DOS PROFESSORES        7

FOCO I        7

FOCO II        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        8

 

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Realizei meu estagio na escola,

EMEB Sr. Joviano da Silva, localizada na rua Brigadeiro Tobias, 131, no Jardim Santa Luiza. Poá- SP

Estrutura física da escola:  Infraestrutura

Há na escola 6 salas de aulas todas usadas nos dois períodos, a escola conta com vários profissionais para atender todos os alunos, áreas de lazer, biblioteca, sala de vídeo com data show, Tv, Aparelho de som e com todos equipamentos multimídias, sala de brinquedos e palco para apresentações. São realizada festival de músicas, brincadeiras. A sala sempre está bem decorada com as próprias artes dos alunos, o que se torna bom, pois assim conserva o ambiente colorido. O pátio é bem limpo, com várias lixeiras para reciclagem, banheiros sempre cheirosos, e salas bem limpas e organizadas. Nessa escola a merenda é de primeira qualidade e tem seu cardápio acompanhado por uma nutricionista.

INTRODUÇÃO

 

O Estágio Curricular Supervisionado em Pedagogia foi realizado através da observação e participação de diversas atividades incluindo a coparticipação na correção de avaliações e participação na produção de instrumentos para atividades práticas. A equipe pedagógica é formada por 01 diretor, 01 vice-diretor, 03 coordenadores, 01 professor de serviço de atendimento pedagógico especializado, 01 professor bibliotecário e 02 professores itinerantes além da equipe de professores especializados. Todos os profissionais são bem capacitados, cumprem com as normas estabelecidas pelo governo e atendem às necessidades particulares de aprendizagem dos alunos.

     

REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO E                                PARTICIPAÇÃO        

O estágio consistiu na observação e auxílio à professora durante atividades pedagógicas trabalhadas em sala de aula. A leitura foi o principal tema durante o processo de estágio e a maioria das atividades praticadas foi relacionado ao mesmo. A professora observada abordou também: Arte em garrafas pet– onde o auxílio foi na organização dos grupos para atividades e customização dos das garrafas para uma exposição e apresentação. A internet foi muito utilizada para fins de pesquisas acadêmicas sobre os assuntos tratados, tanto na sala de informática quanto nos smartphones dos alunos, com a permissão da professora. Houve também coparticipação durante as aulas de Geografia através da organização dos mapas utilizados, antes e depois das atividades.

PERFIL DOS PROFESSORES

A professora Edna Rosa da Silva é formada em Pedagogia e também é geografa trabalha na área da educação há mais de 20 anos, faz 10 que ela trabalha na mesma escola e está com a mesma turma desde do 1°ano do Ensino Fundamental.  A professora é carinhosa e receptiva com os alunos e acompanha essa mesma turma há três anos e é por essa razão conhece muito bem cada aluno e demonstra ter vínculos com eles. Já a professora Amanda de Almeida Santos é uma professora recém-formada e está a pouco tempo na área, mas já demostram ser uma excelente professora e ama o que faz, e acima de tudo paciência com seus alunos. São duas mulheres batalhadoras e esforçadas que se dedica a ensinar seus alunos da melhor forma possível.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

 

As professoras observadas utilizam em suas aulas a Prática Pedagógica Construtivista, a mais aplicada durante o período observação do estágio. Seu método de ensino inclui atividades lúdicas, jogos, bom aproveitamento de todo o ambiente escolar para atividades. Ao realizar seu planejamento a professora tem o cuidado de avaliar o desenvolvimento de cada aluno para que todos venham aprender de maneira satisfatória, incluindo o aluno com deficiência visual. A professora não tem um horário para planejar na escola, tendo que elaborar seus planos de aula em casa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com