TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

NOME DO ALUNO

CINTIA DE CÁSSIA GARETTI.

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.

[pic 4]

[pic 5]

NOME DO ALUNO

Cintia de Cássia Garetti.

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I I – EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza.

Tutor Eletrônico: Simoni Diniz da Silva.

Tutor de Sala:Luciana Vicente.

Cidade

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        2

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        3

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS............................................................................................................6

INTRODUÇÃO

O estagio supervisionado do 6º semestre de pedagogia foi realizado na turma da educação infantil J1 na Escola Municipal Profª Irma Scatena Macedo, com uma carga horária de 100 horas distribuída 52 horas de estagio realizadas na instituição de ensino infantil jardim 1 e 48 horas ao planejamento educativo de intervenção, cujo aluno ira elaborar quatro projeto de ensino juntamente com o professor regente.

O estagio tem por finalidade unir a teoria e a pratica tendo como objetivo a aprendizagem do dia a dia do aluno em sala de aula.

Ao participar das aulas adquirimos habilidades para a aprendizagem e melhoria para o ensino, pois através do cotidiano do aluno aprofundamos no conhecimento e nas habilidades das áreas pedagógicas trazendo benefícios tanto para o aluno como para o estagiário que coloca em pratica tudo que foi aprendido na universidade.

 O estagio supervisionado è considerado um treinamento profissional, tem como importância vivenciar o que foi aprendido ao longo do curso de pedagogia e colocar em pratica na sala de aula. Aprofundar os conhecimentos e habilidades nas áreas pedagógicas. Os alunos de pedagogia aprendam a lidar com os alunos no seu dia-a-dia, pois podemos trazer benefícios para a aprendizagem com melhorias para o ensino e para nos estagiários.

Como estagiários poderemos colocar em pratica e teoria o que adquirimos na universidade. A cada dia, cada aula, percebemos o quanto estar ali junto com os alunos, proporcionara um enriquecimento para os futuros profissionais.

2- CARACTERIZAÇÕES DO CAMPO DE ESTÁGIO.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental está situada no Município de Pindorama, funciona no período da manhã e à tarde com alunos desde infantil e ao 5º ano fundamental.

Sua estrutura física é composta por sete salas de aula, desde o Jardim 1 e 2 ate o 5º ano,secretaria,diretoria,sala dos professores, cozinha, banheiros feminino e masculino tanto para os docentes como para os alunos, sala de vídeo, biblioteca, sala para o psicólogo, quadra esportiva, refeitório. Todas as salas de aulas são compostas de carteiras, duas lousas e armários. No jardim 1, tem 5 mesas com quatro alunos em cada uma, lousa, ar condicionado, armário do professor, cantinho da leitura e brinquedos para recreação. Alem dos professores à  uma diretora, vice-diretora, inspetor de alunos, dentista, auxiliar de vida escolar e funcionários para serviços gerais. A escola é ampla, todas as salas têm ar-condicionado, com poucos alunos.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

O estagio foi realizado no Jardim 1 no período vespertino, os alunos entram às 13horas e saem às 17:30 h. Recreio das 14:40h até 15h. Há 15 alunos, sete meninas e oito meninos. Trabalham com atividades em xérox, apostila e com os cadernos de atividades. Ao entrarem na escola eles iniciam com uma oração e em seguida entram para suas salas de aulas. A professora inicia à aula com atividades da apostila e com atividades em Xerox.

Em seguida ela explica como vai ser os exercícios e passa pelas mesas dos alunos para orientá-los. Eles procuram a todo o momento mostrar à professora se estão fazendo as atividades corretamente e tirando toda duvida que tenha.

No período que participei do estagio presenciei que alguns alunos ainda têm um pouco de dificuldade em escrever seus nomes, mas que todo momento a professora ensina esses alunos como escrever seus nomes.

Os alunos aprenderam alem de escrever seus nomes, eles aprenderam as letras do alfabeto e os numerais de 0 a 10.

As atividades são variadas, começam com a apostila e com folhas xerocadas com exercícios de letras do alfabeto, praticam e em seguida usam o lápis de colorir além do lápis preto para escrever e contornar a letra proposta para atividade.

A professora corrige todas as atividades e elogia seu desempenho, os alunos ficam felizes e aprendam mais quando a professora estimula com palavras de incentivo proporcionando alegria a turma.

Antes de dar o sinal para o recreio as crianças pegam seu lanchinho e fazem uma fila para sair. Depois do intervalo tem um momento para recreação com brinquedos na sala de aula, brincam durante alguns minutos. Eles têm aula de inglês depois do intervalo, educação física e artes que são em dias diferentes ao longo da semana.

 Fazem fila para entrar todos os dias, mas antes rezam um pai nosso e oração do anjo da guarda. Depois entram para sala de aula para iniciarem suas atividades com a professora que alem de orientá-los e proporciona um ótimo aprendizado, todos participam da aula que sua disciplina é impecável. Sem bagunça eles sempre prestam atenção em tudo que a professora fala e explica por essa razão o aprendizado é muito bem absorvido por eles, pois tem algum aluno que é mais devagar nas atividades, mas com ajuda da professora essas dificuldades são superadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (462.2 Kb)   docx (287.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com