TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - ETAPA VI

ANA CLAUDIA FERREIRA TELLES SCHIMIT.

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Eu quero apenas olhar os campos
Eu quero apenas cantar meu canto
Eu só não quero cantar sozinho
Eu quero um coro de passarinhos.
                              Roberto Carlos.

Cariacica – ES

2015        


ANA CLAUDIA FERREIRA TELLES SHIMIT.

[pic 3]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Relatório apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências curriculares da 6ª Etapa do curso de Pedagogia Preceptora: Ludmila Schneider

Cariacica – ES

2015[pic 4]

 

SUMÁRIO 

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................III

 

2. A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUA HISTÓRIA......................IV

 

3. A ESCOLA E SUA CULTURA ESCOLAR................................................... V

 

4. OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO............... VIII

 

5. A PRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA ESCOLA E DOS ESPAÇOS COLEGIADOS..................................................... IX

 

6. O ESPAÇO DA(S) SALA(S) DE AULA E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NELAS................................................................................................................. X

 

7. PLANEJAMENTO E EXERCENDO A DOCENCIA......................................   XI

 

8- PENSANDO E AVALIANDO E EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA...................... XIII

 

9. CONCLUSÃO................................................................................................ XIV

 

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................. XV

Introdução

Relatório referente ao Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Pedagogia  Universidade de Uberaba. Realizei este componente baseado no Ensino Fundamental conforme etapa que estou cursando na Escola Maria Estella de Novaes que fica situado no bairro Grande Vitoria em Vitoria ES a Rua. Como parte da formação acadêmica o estágio permite a possibilidade de conhecer e vivenciar a prática do profissional. Período gratificante para mim, pois consegui alcançar os objetivos do mesmo, pude observar a didática dos professores, conhecer um pouco sobre o Projeto Político Pedagógico; observar a atuação da pedagoga em sua prática diária, bem como nos planejamentos.

O período do estágio foi dividido em:

  • A escola de Ensino Fundamental e sua história: Conhecimento da história da instituição escolar.
  • A escola e sua cultura: Conhecendo a organização do tempo e do espaço escolar.
  • Os fundamentos do Projeto Político Pedagógico: Conhecimento e análise do Projeto Político Pedagógico da escola juntamente com os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs
  • A prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola e dos espaços colegiados: Conhecimento da prática pedagógica do Projeto Político Pedagógico e os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs e os espaços colegiados.
  • O espaço das salas de aula: Conhecimento do espaço da sala de aula e suas múltiplas relações na escola estagiada.
  • Planejando e exercendo a docência: Elaboração e realização do planejamento das atividades de docência.
  • Pensando e avaliando o exercício da docência: Preparação e avaliação das atividades de docência.

 A escola de Ensino Fundamental e sua história.

A escola que escolhi para meu estágio, é muito bonita e organizada, era um sonho de criança que se concretizou na sua fase adulta: ser professora. Pude observar que as salas são bastante ventiladas e amplas, com materiais necessários para diversificar as aulas. Como a escola atende ao EMEF, pude observar que o planejamento das salas é adequado para cada faixa etária. Existe um local para os alunos guardarem o seu material onde todos têm acesso.  

Pude observar que algumas aulas são desenvolvidas no pátio, na quadra, na biblioteca, como aula de leitura, onde a professora aproveitou o momento para uma aula muito divertida. A quadra não é usada apenas para atividades de Educação física, pois em uma aula de ciências os alunos se deslocaram até lá com o material da aula, fizeram uma roda e todos inclusive a professora sentou – se com a turma,  houve ali um clima de interação, mediação e o desenvolvimento voltado para os objetivos estabelecidos em conformidade com os PCN’S . Observei também o carisma da escola pela coordenadora, a mesma se envolveu no evento da festa cultural ,e aprendeu todas as coreografia para ensaiar com todas as turmas.  

O Colégio possui uma biblioteca, ainda que pequena, pude observar que é bastante organizada e o material é de boa qualidade e a pedagoga se encarrega de informar aos professores sobre a chegada de material novo.

Nas salas de aula como citado acima há estantes, onde são guardados os materiais dos alunos e professores, onde se encontra vários tipos de leituras (livros, jornais, revistas, gibis), tudo ao alcance dos alunos onde os mesmos são responsáveis pela organização do local.

Na entrada o fluxo de criança é muito grande, algumas, o pai deixa na porta da escola, outros vêm de transporte escolar, sempre tem a presença de uma tia no portão para receber a todos. A escola tem passado por mudanças significativas como: reforma da quadra construindo uma cobertura, os banheiros reformados, ampliação da sala de informática e compra de novos equipamentos para atender melhor as crianças, O parquinho ganhou tela nova, os quadros colocados fórmica branca, construíram rampas e colocaram toldos nos espaços de recreação, as carteiras foram trocadas, e todos os anos a escola é pintada e cada sala ganha um visual diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (281 Kb)   docx (331.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com