TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GESTÃO

Por:   •  17/4/2021  •  Monografia  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.421 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GESTÃO

Professor (a) Orientador (a) Jucineide de Oliveira Brito

Dados do (a) Aluno (a):

Nome: Nathalia Brito Vieira        RA: 3640132

Endereço: Rua Nolasco das Neves        Q27L06        Fone: (99)991425717 E-mail: nathaliabritovieira@gmail.com

Semestre/Módulo: 2° Modulo        Campus/Polo: Açailândia/MA

Dados da Instituição Concedente:

Nome: Escola Municipal de Educação Infantil São Lourenço

Endereço: Rua Manoel Unias de Macedo Q12 L15 Fone: (99)991695789 E-mail: emeisaolourenco@gmail.com

Área de atuação: (X) Educação Infantil () Ensino Fundamental Supervisor (a) do Estágio: Ana Amélia Brasilino da Silva

Total de horas realizadas 30h

Diretor (a): Ana Amélia Brasilino da Silva

Coordenador (a) Pedagógico (a): Lorena Lima Fontenele

A Gestão Educacional deve ser entendida como um processo coletivo com responsabilidades compartilhadas e pressupõe a participação de todos os envolvidos interna e externamente a escola (Diretor, Supervisor, Coordenador pedagógico, Conselho de Escola, Associações de Pais, Associações de Bairro, Sindicatos, outros Órgãos públicos, etc.).

Durante esta modalidade (gestão), o estagiário terá oportunidade de observar, analisar e participar da gestão dos processos educativos.

Um primeiro contato com o Projeto Pedagógico já deve ter sido feito na modalidade observação. Nesta etapa, o estagiário deverá aprofundar o estudo e análise do mesmo, conhecendo os determinantes legais e órgãos responsáveis pelas diretrizes que norteiam sua elaboração e que segmentos estão envolvidos em sua concepção, execução e avaliação, compondo o relato a seguir.

1- Sobre o Projeto Político Pedagógica da Escola:

  1. Como deve acontecer o processo de elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola hoje? Quem tem o direito e o dever de participar desse processo?

O PPP é responsável por direcionar e organizar as ações da escola o ano inteiro, nele deverá constar a organização da vida escolar, suas metas, planos e objetivos. Seu processo de elaboração deverá ter como base a reflexão e participação de todos, pois os mesmos são responsáveis pelo alcance dos resultados, sendo eles bons ou ruins. Todas essas ações devem ser construídas em comum acordo com a comunidade escolar (alunos, pais ou responsáveis, funcionários, professores, coordenadores, diretor e supervisor.). O PPP deve ser atualizado, de acordo com desenvolvimento da escola e da realidade em que ela estar inserida.

  1. Como foi o planejamento e participação da comunidade escolar no processo de elaboração do projeto político-pedagógico da escola que você estagiou?

Na escola São Lourenço, o PPP foi desenvolvido de maneira democrática, com intensa participação e discussão da comunidade escolar, pois este é um trabalho que exige o comprometimento de todos envolvidos no processo educativo. Os projetos desenvolvidos na escola tem buscado formar cidadãos com consciência crítica e coletiva, onde os valores e atitudes fazem a diferença.

  1. Apresente em linhas gerais a proposta curricular apresentada e que vem sendo desenvolvida na escola.

A proposta desenvolvida na escola tem como referência a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular), eles abordam os cinco campos de experiências ditos como necessário, são eles: eu, o outro, e nós; corpo, gesto e movimento; traços, sons, cores, formas; escuta, fala pensamento e imaginação; espaços, tempos quantidades, relações e transformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (361.4 Kb)   docx (387.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com