TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL UNOPAR

Por:   •  9/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.629 Palavras (19 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO [pic 3]

 PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2  CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        05

3 DIÁRIO DAS  OBSERVAÇÕES DE CAMPO        05

4 PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA.................................................................09

5 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS.....................................................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS..........................................................................................................20


  1. 1 INTRODUÇÃO

O presente estudo aborda o Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil, que tem por objetivo relatar as observações realizadas no Hotel Escola Algodão Doce, instituição de ensino privada, no período de 20 de agosto a 06 de setembro de 2018, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa. 

A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.

A temática escolhida foi “o lixo que eu produzo’’ a relação do aluno para com o meio ambiente escolar, em relação ao lixo por ele produzido da descrição das observações e experiências vivenciadas no período, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência.

Encontra-se descrito nesse relatório as observações, não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. Desta forma, o estágio foi organizado em três momentos: observação das turmas de Educação Infantil e do trabalho dos professores que nelas atuam, planejamento das atividades e intervenção. Proporcionando momentos de observação, reflexão, investigação da realidade, planejamento, elaboração de uma proposta de trabalho e aplicação do projeto de intevenção em sala de aula.

Nesse sentido, este relatório vem apresentar as experiências, os fundamentos, as contribuições e principalmente, a oportunidade da vivência indissociável da teoria e da prática.

2 CARACTERIZAÇÃO  DO CAMPO DE ESTÁGIO

                            O Hotel Escola Algodão Doce, situado na Rua Triângulo Mineiro, 1067 no Bairro Patrimônio, na cidade de Uberlândia- MG, conta com uma educação de qualidade, preocupada com a formação humana integral e a valorização de princípios da Educação Infantil, a escola possui (Bercário) maternal, Jardim 0 a 5 anos se orgulha em ficar cada dia melhor no seu propósito de oferecer aos alunos uma educação de excelência, além de ser um espaço de reflexão e crítica sobre a realidade em que estão inseridos, buscando formar cidadãos conscientes.

                       A escola possui uma infra-estrutura planejada e adequada para estimular o aluno a gostar de aprender. Dispõe de diversos espaços, oferecendo suporte para as diversas áreas.

                       Durante o estágio, foi possível observar a rotina na instituição, embora cada turma se organizasse de diferentes maneiras. Ao passar por todos os agrupamentos ofertados pela instituição é possível perceber que a organização da rotina respeita a faixa etária e as necessidades de cada agrupamento.

03 DIARIOS DAS OBSERVAÇÕES DE  CAMPO

                     A escola destaca-se pela excelência no ensino, acreditando na educação pautada em valores humanos e fundamentais para a construção de uma sociedade livre, empreendedora e moderna.

                    No relacionamento aluno e professor há um respeito mútuo e uma preocupação por parte do corpo docente em estabelecer um vínculo afetivo e conseqüentemente proporcionar as crianças um ambiente alegre e tranqüilo, para que elas possam ter prazer de vir para a escola. E isto é um diferencial da instituição: a acolhida, a atenção e o carinho dispensados às crianças.

                      Uma Instituição com qualidade de ensino comprovada e oferece bastante tranquilidade para os pais, pois além da excelente formação educacional que presta aos alunos, os professores e funcionários do Colégio têm carinho e atenção especiais com cada um deles.

                                 

Na Educação Infantil são desenvolvidos projetos que tornam o processo de aprendizagem ainda mais significativo para nossos alunos. A formação do caráter do aluno é tão importante quanto à formação escolar. A educação dada aos alunos não se limita ao que se aprende dentro da sala de aula, mas se expande, desenvolvendo pessoas com valores adequados à filosofia da Instituição.

                              Além disso, os pais participam o tempo todo e ativamente da formação dos filhos, pois a escola valoriza essa interação e possui práticas que a favorecem.

Seguindo o RCNEI, os eixos trabalhados na instituição são: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Musicalização, Movimento, Artes, Identidade, Autonomia e Cultura, com apoio de especialistas da área de artes plásticas

Observação do Berçário

A estrutura da sala do berçário é composta por um ambiente iluminado, (tem ventiladores e ar condicionado, mas o último não funciona). Conta com cadeiras e mesas apropriadas ao tamanho das crianças, bem como berços. A sala é decorada com várias ilustrações coloridas e de cunho pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com