TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO TRABALHO PEDAGOGIA

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.413 Palavras (14 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]    \[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................6

2 LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

3        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        10

5        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        12

6        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

7 PLANOS DE AULA................................................................................................15

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................18

9 REFERÊNCIAS....................................................................................................19

INTRODUÇÃO

O Ensino de Educação Infantil, presentemente, adquiriu nova extensão, com a democratização do ensino e os objetivos de uma escola para todos.

Este trabalho vem a dizer sobre as novas metodologias de ensino, transversalidade dentre outros assuntos.

O procedimento da proposta para a consolidação do trabalho foi feita através de pesquisa bibliográfica em teóricos que abordam da temática em questão.

Com base nisto, desenvolveu-se uma fundamentação teórica que apresenta as reais funções do pedagogo na contemporaneidade e seus apoios para um ensino qualitativo. Por ser a administração um papel extraordinário na instituição escolar é conveniente conhecer melhor está técnica pedagógica do administrador para assessorar o desenvolvimento individual.

Entende-se se que este trabalho irá colaborar para o refinamento dos profissionais que atuam neste campo, induzindo-os a um aforismo sobre sua função. A procura por um aperfeiçoamento maior este contexto é indispensável para alcançar efeitos práticos para aperfeiçoar as atividades diárias e buscar uma mudança, buscar nos reinventar, buscar nos qualificar cada vez mais.

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil contribuiu para o nossa formação acadêmica, admitindo conhecer as múltiplas relações do âmbito escolar, o alunado na sua propriedade, os desafios e dilemas consentindo dessa forma, o autoconhecimento da trajetória de ser e tornar-se professora e a constante reflexão da práxis e da formação.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do professor é essencial na direção das atividades na Educação Infantil, onde ele é o medianeiro entre o aluno e a aprendizagem. De tal modo, é bem imprescindível que esse profissional esteja em uma devotada busca por instruir-se sobre o desenvolvimento dos alunos e a forma como elas veem e sentem o mundo, criando momentos para elas surgirem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais.

Mais uma colocação do docente é a difusão de valores como ética, respeito, cooperação, dignidade, diversidade, solidariedade, fraternidade, amor, entre outros. Estes são bastante relevantes no desenvolvimento do indivíduo dentro de sua sociedade.

Elkonin (1987) destaca a importância de um enfoque histórico do processo de desenvolvimento. Segundo o autor, certos períodos ou estágios do desenvolvimento infantil delineiam-se no curso da história da humanidade, com a alteração do lugar ocupado pela criança nas sociedades. Sua análise acerca da origem histórica do jogo de papéis ilustra com clareza essa tese. Elkonin (1998) evidencia, bem em estudos antropológicos e etnográficos, que o jogo protagonizado é raramente lembrado em comunidades bárbaras e mesmo em sociedades de economia baseada em formas elementares de agricultura e pecuária, concluindo que a origem desse jogo está relacionada à mudança do lugar ocupado pela criança na vida das sociedades.

A autora trás sobre a idealização   pedagógica onde deve estar centrada, em destaques das extensões e relações da criança com o meio. Dessa   maneira, a   autora   destaca   que   o   professor   não   abordagem   do processo   de desenvolvimento, adaptando   o   papel   da   cultura   e   da   relação   social   no desenvolvimento   psíquicos   da   criança.

De acordo com tais baseamentos, não há vivência humana abatida e abstrata; o homem é o resultado de sua afinidade com o mundo que o rodeia durante toda sua vida. Em seguida, a constituição da consciência humana é histórica, sem tempo ou data para terminar, é composta nas relações que o sujeito situa com outros sujeitos, com os itens, com a natureza; ela é cultural e histórica e é mediada. Para   o   pensador   o   desenvolvimento coloca   entre   duas   linhas   genética:   biológico   e   cultural.   Compondo   ele   um   procedimento   de formação, onde a criança forma sua individualidade.

Referente   ao   aspecto   de   Leontiev,   não   descreve   com   o   conteúdo   do estágios   e   sequência   do   tempo,   pois,   depende   das   condições   histórica   do   indivíduo que   ocorre   a expressão   de   desenvolvimento.   Isto   é, independentemente   da   idade   da criança, tudo   depende   do   conteúdo, se   ele   altera   ou   parte   para   mu dança   das condições.  

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

É um documento que representa a proposta educacional de uma escola e que, portanto, norteia as ações de toda a comunidade — pais, alunos, professores, gestores e colaboradores. O projeto político pedagógico também se configura como uma importante ferramenta para o planejamento e acompanhamento das atividades.

A organização do Projeto Político Pedagógico pelas escolas teve seu início com  a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (n. º 9.394/96) que se tratando do mesmo em seu artigo 12, precipita que “os estabelecimentos de ensino, acatadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a encargo de elaborar e adimplir sua proposta pedagógica”. E no seu artigo 13, artigo primeiro, determina que: “Os docentes incumbir-se-ão de: participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com