TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO

Por:   •  9/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.428 Palavras (22 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO

Gislaine Sanches Delfino R.

RU 1033594

CURITIBA 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO

Gislaine Sanches Delfino R.

RU 1033594

Relatório de estagio supervisionado educação de Jovens e Adultos (EJA), apresentado na UTA Educação e Trabalho no curso de Pedagogia. Tutor local: Eloize Medice Colontonio. Centro associada: Divina

 

CURITIBA 2015

INTRODUÇÃO

        Neste relatório de estágio de observação e participação tem como principal objetivo reconhecer um ambiente educativo em suas múltiplas faces, bem como a importância da educação e dos saberes docentes necessárias para a prática pedagógica e para a construção da identidade profissional do educador.

        Busquei através deste trabalho analisar a realidade de uma sala de aula da Educação De Jovens e Adultos (EJA), identificando suas principais atividades, e suas característica, possibilidades e todas as questões especifico da escola. Conscientes de que fazemos parte deste processo como agentes transformadores.

        Assim este relatório tem a finalidade de apresentar todas as observações feitas na Alfabetização de Jovens e Adultos em a disciplina observada e, vivenciadas no período de estágio, na Escola CEI Romário Martins.

DESENVOLVIMENTO

        A Escola Centro Municipal Integral Romário Martins- Ensino Fundamental, localizado na Rua David Bodizak, N100, na Vila Leonice, bairro Cachoeira.

        A princípio, a escola era composta por sete salas, uma secretaria e direção, uma sala de supervisão, uma de orientação escolar, um almoxarifado, uma cantina, um pátio coberto e cinco banheiros. Iniciou o trabalho com pré-escola, primeira à quarta série, sendo que sua clientela compreendida então na faixa etária dos sete aos dez anos.

         A aprendizagem dos alunos era lenta no 1 bimestre, depois já ia melhorando e no final do ano apresentava bons resultados.

         A avaliação era realizada através da observação diária e das tarefas de casa, dos exercícios mimeografais, de teste unificados e da escola conselhos de classes, auto avaliação e reavaliação após recuperação. Fazia-se registro em fixas padrão, avaliando cognitivo, afetivo e psicomotor. A frequência deveria atingir no mínimo 50%durante o ano.

        Perfil da escola na época que inaugurou a maioria era os moradores da redondeza da escola que vieram do interior, nessa época não havia ruas asfaltadas, nem calçadas no bairro. A escolaridade dessa população era o antigo primário completo.

        As atividades desenvolvidas pelos pais dos alunos eram do setor econômico secundário, isto é, pedreiros, carpinteiros, entre outros.

        A mãe se se dedicavam ao trabalho doméstico, não exercendo atividades fora do lar.

        Nas famílias, a média de filhos era de quatro a oito filhos (família grande). Não possuíam hábitos da leitura, salvo a Bíblia, já que as religiões predominantes eram a católica e a evangélica. Geralmente a situação conjugal dos pais era legalmente casados.

        O tipo de habitação mais comum era a meia agua, sendo casa própria com agua e luz. Não havia rede de esgoto, somente fossa negra.

        Perfil atualmente a comunidade escolar: Em 1991 iniciou-se a construção do Complexo II, vindo a findar-se em 04 de setembro de 1992. A inauguração oficial foi no dia 15 de setembro de 1992, tendo como coordenadora pedagógica a professora Tânia Berti e a diretora Arlete Kubi. Atualmente o C.E.I. Romário Martins possui uma grande rotatividade de alunos, pois as famílias migram com frequências para outros bairros.

        A nossa comunidade compõe- se de áreas de ocupação, sendo este um dos motivos da rotatividade, nossa clientela é muito carente, sua maioria reside em ocupações.

        Espaço físico: Apesar de ser denominada de centro de Educação Integral, a escola funciona com turmas integrais e turmas regulares.

        Atualmente a escola conta com 14 turmas integrais ;8 turmas regulares ;2turmas de classe especial ,1uma classe de EJA, atendemos o total 1040 alunos.

        Quanto aos recursos materiais e equipamentos, existem televisões, aparelhos de DVD, computadores, Impressora, armários nos quais se armazenam os materiais didáticos, paradidáticos, de limpeza e higiene.

        Em relação aos recursos humanos que compõem a instituição, uma diretora, uma coordenadora, 80 professoras, 4 pedagogas, uma cozinheira e auxiliar, duas auxiliares de limpeza, e um guarda municipal no período em que estive estagiando.

        A sala de aula na qual realizei o estágio possui 02 grandes janelas, 01 portas de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, dois armários, uma estante com livros infantis, quadro branco, uma mesa do professor, 30 cadeiras e dois ventiladores de teto. A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças no turno matutino e vespertino.

        A turma de Educação de Jovens e Adultos, possui treze alunos matriculados, mas apenas onze frequentam regularmente a escola, em alguns dias não comparecem todos os educandos. A faixa etária é de 18 a 75 anos de idade. A maioria dos alunos reside na     área perto da escola ou na redondeza e vem a pé. A professor regente da sala entrou no mesmo período, a professora é muito atenciosa com os alunos.

        As crianças que frequentam o período integral recebem dois lanches e almoço, servidos por umas empresas terceirizada.

        A vice-diretora é responsável pelo período noturno atendendo o EJA e cursos de Educação Permanente, ofertando curso de capoeira. O corpo docente todas as professoras têm pós-graduação.

        A educação de jovens e adultos (EJA) é organizado por períodos.

         1 e 2 períodos destina-se aos jovens com idade acima de 15 anos e adultos que não tiveram acesso a escolarização ou possibilidade de continua-lo.

        A organização curricular está estruturada por disciplina (unidades temáticas) que corresponde a disciplina da base Nacional Comum exigida para a oferta da educação EJA sendo elas Língua Portuguesa, Matemática, Ciência Naturais, Historia Geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (674.6 Kb)   docx (582.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com