TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA, CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: DA LEGALIDADE À REALIDADE

Por:   •  15/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA, CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: DA LEGALIDADE À REALIDADE.

Há na sociedade na forma de preconceito, uma desvirtuação, onde pessoas procuram motivos para julgar o valor dos outros baseados na cor, raça, religião ou condição financeira, não conseguem ou não querem enxergar o valor real no interior de cada indivíduo, ou seja, o caráter e a falta dele ocorrem independente da cor, sendo uma característica de cada um.

Percebe-se que a aprendizagem por parte dos discentes não acontece com igualdade para todos, devido o despreparo e a falta de interesse de alguns profissionais que não procuram melhorar suas metodologias, com isso não sabem lidar com as diferenças, mesmo sabendo que o normal é ser diferente, e que todos somos iguais perante a lei. Parece que as leis existentes contra o preconceito racial não faz muito efeito, porque continuam existindo fortemente entre pessoas, sendo um dos problemas sérios enfrentados diariamente, e que precisa-se encontrar maneiras para combatê-las.

A escola deve contribuir na construção de identidades, respeitando conceitos e verdades, buscando uma socialização de culturas, valorizando o conhecimento de cada aluno, independentemente de cor ou classe social, por ser um espaço privilegiado para promover a igualdade, eliminando quaisquer formas de discriminação e preconceitos. Pois, é na escola que a criança tem os primeiros contatos com pessoas de diversas origens (étnica-raciais culturas e religiões).

É necessário buscar formas para mostrar a importância de cada indivíduo, valorizando as histórias e ensinando que todos somos iguais, e que o respeito é essencial a todos sem distinção de qualquer povo ou classe social. Sabemos que mesmo não sendo uma tarefa fácil, mas um trabalho em conjunto (escola e família), todos em busca dos mesmos objetivos a educação só tem a ganhar, já que conforme aprendemos educação começa em casa, então torna-se essencial todos em busca de uma educação mais igualitária com base na nova Lei das Diretrizes e bases da Educação.

RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA, CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: DA LEGALIDADE À REALIDADE.

JUSTIFICATIVA

Através desse projeto, promoveremos discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, para que haja mais respeito com todos, colocaremos em prática o projeto construindo uma sociedade com mais igualdade, pois visamos um aprendizado mais profundo sobre as relações étnico-raciais. Sendo que é preciso discutir sobre o preconceito nas escolas, nas comunidades, sociedade em geral. Para que possamos entender que podemos ser diferentes na cor, mas pertencemos à mesma raça humana.

Diante desse conhecimento e da necessidade de abordar o tema, vimos que as relações raciais ainda não são bem recebidas nas escolas, mesmo existindo a Lei N. 9394\96 LDBEN, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, foi alterada pela Lei N. 10639\03, que tornou obrigatória a inclusão nos currículos da Educação Básica, a história e cultura africana e Afro-Brasileira. Ainda falta valorização com a história africana, necessitando ser modificada, propondo uma formação e acompanhamento mais intenso com educadores em geral, para que conheçam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com