TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: DESIGN, EMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO

Por:   •  11/9/2022  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA: DESIGN, EMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO

1 - REFERÊNCIA

CASTRO, Matheus Silva; SILVA, Matheus Felipe. O USO DO DESIGN DE PRODUTOS COMO UMA FORMA EMPREENDEDORA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA POSSÍVEL?. Revista Signos, v. 42, n. 1, 2021.

2 – RESENHA

        A pesquisa aborda o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, em alunos do ensino médio, através do design de produtos, que pode ser chamado também de desenvolvimento de produtos. Segundo o autor, tal didática promove desenvolvimento dos alunos na área de resolução de problemas, visto que são trabalhados problemas reais,  ensino do design pode, também,  ser visto como uma forma para o ensino do empreendedorismo, isso devido a ele pode ser usado para o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções inovadoras. Ainda segundo o autor, essa didática trabalha de forma  interdisciplinar o que é de grande valia, porém mostra-se, ainda como um grande desafio para a educação.  

3 – CRÍTICA

        A pesquisa tem uma visão que vai além do currículo comum da educação básica, a aplicação da didática proposta tem grande potencial para formar os estudantes de tal maneira que estes sejam que os estudantes sejam capazes de fazer uso desse conhecimento para tornarem-se mais críticos, autônomos e principalmente inovadores.

        Contudo inserir esta didática apenas no ensino médio pode ser um grande desperdício, haja visto tamanho potencial e inúmeras possibilidades que esta pode exercer ainda nos primeiros anos do ensino fundamental. Empreender, inovar e desenvolver o pensamento crítico devem estar lado a lado com a alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de estudo.

        Esses conhecimentos devem passar a fazer parte da rotina de estudos das crianças, para que estas se desenvolvam tendo referenciais de empreendedorismo e olhar crítico tanto no ambiente escolar quanto em seu dia a dia, para quando estiverem no ensino médio elevarem tais conhecimentos a um patamar mais direcionado para o mercado de trabalho e para a vida adulta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com