TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”

Por:   •  18/9/2019  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIONAL JATAÍ

CURSO DE ENFERMAGEM

Gabriela Shihadeh Iwata de Freitas

RESENHA CRÍTICA DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”

Profª. Ana Paula Manica

        

Jataí- GO

2018

Resenha crítica – O óleo de Lorenzo

O filme é baseado na história real da família Odone, onde os pais do menino Lorenzo, quando o mesmo tem cinco anos, começam a notar diferentes comportamentos nele, dentre eles hiperatividade, nervosismo, desequilíbrio, dentre outros. Acreditando que não era algo simplesmente da idade do filho, o casal leva Lorenzo ao médico, o qual diagnostica o menino com Adrenoleucodistrofia (ADL), doença rara e degenerativa, que afeta o sistema nervoso e vai desintegrando todo o organismo.

Pensando em como ajudar o filho, os pais Odone começam a procurar meios de tratamento juntamente com a comunidade médica, porém nenhum dos tratamentos dados pelos médicos estava fazendo efeito e, por isso, o casal começa a pesquisar sobre a doença e tudo que envolve seu mecanismo para tentar ajudar o filho. Toda vez que conseguiam chegar a uma informação plausível, levavam para médicos, professores e cientistas para esses avaliarem e começarem a tratar a ADL tanto de Lorenzo quanto de várias outras crianças. Mas, como são pessoas leigas, os cientistas e médicos não aceitavam as pesquisas do casal, não levando a sério nada que era trago por eles.

O casal, por fim, encontrou um meio de barrar a degeneração causada pela doença, não a cura, mas algo que ajudava na terapia da ADL. O óleo que era misturado na comida dada para o Lorenzo era o tratamento que mais trouxe benefícios para o menino. Antes de conseguir esses dados de melhora, até criar o óleo, pois era uma substância difícil de conseguir, o casal Odone levou à comunidade científica e, do mesmo jeito de antes, não obtiveram resultados positivos. Mesmo contra as leis e contra os médicos e outros, os pais de Lorenzo continuam o tratamento com o óleo e ainda começam a espalhar esse óleo para outras famílias com crianças portadoras de ADL, as quais começam a ter melhoras também.

O filme traz várias informações que produzem muitas dúvidas e questionamentos, por exemplo, os pais estão certos, mesmo sem saber de fato todos os efeitos adversos do óleo, em o administrarem para seu filho? É correto passar por cima de tantos outros cientistas que pesquisam a vida inteira sobre a ADL? A crença e a fé realmente podem passar por cima dos fatos comprovados? E por que é tão difícil para a comunidade médica aceitar que leigos conseguiram chegar a resultados tão positivos apenas pesquisando em bibliotecas?

No tempo em que a história se passa, não havia computadores nem nada tecnológico que permitisse que os pesquisadores chegassem de forma rápida a dados que pudessem atingir a ADL e alcançar resultados positivos, então eles dedicavam suas vidas nas pesquisas e, depois de tempos, conseguiam obter poucas coisas. O fato de um casal sem nível acadêmico que conseguiu tal descoberta tão grandiosa sobre uma doença pouco conhecida faz os médicos se sentirem ameaçados, e suas carreiras dependem daquilo. Para eles, não é interessante pessoas leigas conquistarem tanto espaço no mundo deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com