TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  20/2/2022  •  Resenha  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Resenha Avaliativa

Acadêmico(a): Aline da Silva Rodrigues

Curso: Segunda Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Supervisão e Orientação Escolar 

Com base no texto indicativo você deve elaborar uma redação, de duas a cinco páginas, no modelo resenha;

        

Texto:

Você sabe o que é bullying? O bullying se define como um comportamento recorrente, verbal ou físico, com o qual um perpetrador tem a intenção de incomodar um ou mais indivíduos. Em geral, esta vítima apresenta algum traço característico específico como a pertença a uma determinada religião ou etnia, traços físicos relacionados como estatura e peso, ou é alguém com temperamento bastante tímido. Na maior parte dos casos, a vítima se demonstra inapta para se defender das investidas do perpetrador do bullying.

A educadora Cleó Fante afirma tratar-se de uma das formas de violência que mais cresce no mundo. O sofrimento imposto às vítimas gera desde isolamento e queda do rendimento escolar até alterações do estado emocional que podem ter consequências trágicas. Todavia, quando o bullying ocorre no ambiente escolar, dificilmente este tipo de violência não se torna algo conhecido ou testemunhado por outros alunos. Mas, afinal, por que muitos não tomam partido da vítima e saem em sua defesa?

Seu desafio consiste em apresentar estratégias para a redução do bullying em uma dada escola. Apresente alternativas e sugestões para o empenho de um professor na tentativa de reduzir o bullying. Lembre-se de que algumas alternativas deverão envolver diretamente os alunos, que mais facilmente conhecem tanto vítimas como possíveis agressores.

        É crescente o número de desafios que vem sendo impostos pelo contexto escolar na sociedade moderna. Um destes é o bullying, ação que vem sendo praticada com uma frequência sempre maior e que deve ser combatida por todos aqueles que integram o ambiente escolar, de forma direta e indireta. Bullying é uma palavra de origem inglesa que designa atos de agressão e intimidação repetitivos contra um indivíduo que não é aceito por um grupo, geralmente as agressões são caracterizadas por atributos físicos, comportamentais e até mesmo pelo temperamento mais introspectivo apresentado por alguns alunos, o que leva um ou mais a buscarem atingi-lo de forma pejorativa, utilizando dessa característica como forma de agressão verbal e até mesmo física.

        Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de estudantes que já vivenciou uma situação de bullying é crescente, até mesmo fora do ambiente escolar, por meio de redes sociais na internet, como nos apresenta o dado a seguir

Aproximadamente um em cada dez adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos. Consideradas apenas as meninas, esse percentual é ainda maior, 16,2%. Entre os meninos é 10,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, divulgada hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Agência Brasil, 2021)

        Porém, o bullying não é praticado apenas no ambiente virtual, mas sua maior incidência é dentro da própria escola, onde são vividas e estabelecidas as relações entre alunos, professores, gestores e todos os componentes do corpo escolar, para muitos alunos este se tornou um ambiente hostil, devido a violência que sofrem ou que sofreram em algum período

As agressões existem também fora da internet, nas escolas, onde 23% dos estudantes afirmaram ter sido vítimas de bullying, ou seja, sentiram-se humilhados por provocações feitas por colegas nos 30 dias anteriores à pesquisa. Quando perguntados sobre o motivo de sofrerem bullying, os três maiores percentuais foram para aparência do corpo (16,5%), aparência do rosto (11,6%) e cor ou raça (4,6%). (Agência Brasil, 2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (730.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com