TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA FINAL - SEMINÁRIO IV

Por:   •  22/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Caro estudante,

para realizar esta atividade, cujo prazo de entrega expira dia 31 de agosto, você deve ler o texto explicativo O que é um fichamento? sobre os três tipos de fichamento (fichamento de citações, fichamento de resumo e fichamento de comentário), produzido pela coordenadora, disponível na aba TEXTOS.

Após a leitura, você deve escolher um texto de caráter acadêmico (um livro, um capítulo de livro ou um artigo publicado em periódico) que seja de seu interesse de pesquisa, sobretudo no que se refere à escrita da monografia.

Tendo escolhido o texto, você deve estudá-lo, sublinhando os fragmentos que, para você, tenham sido os mais relevantes e fazendo anotações livres.

Por fim, você deve fazer um fichamento completo do texto escolhido, podendo misturar os três tipos — de citações (sempre usando as aspas e a página, já que se trata de cópia do texto), de resumo (paráfrase) e de comentário — e enviá-lo pela plataforma.

Veja os exemplos dos tipos de fichamento:

ASSUNTO: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

REFERÊNCIA: FIORIN, José Luiz. O ensino de português nos níveis fundamental e médio: problemas e desafios. In: SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tânia M. K. (Orgs.). Teorias e práticas de letramento. Brasília, DF: INEP; UPF, 2007. p. 95-116.

FICHAMENTO DE CITAÇÃO

- “Diante desse panorama, o aluno precisa aprender línguas estrangeiras. Essa é a verdadeira precondição de democratização do acesso à informação disponível na internet. De outro lado, o ensino de língua materna, nos níveis fundamental e médio, deve ter como objetivo formar leitores eficazes e produtores competentes de textos, pois só dessa forma o aluno poderá compreender a informação disponível e organizá-la. Isso é condição necessária para o desenvolvimento de suas plenas potencialidades humanas, para o exercício da cidadania, para o prosseguimento dos estudos em nível superior e para a inserção no mercado de trabalho” (p. 1).

FICHAMENTO DE RESUMO

- Segundo Fiorin (2007), diante do contexto vivenciado hoje com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, o ensino de língua materna, na educação básica, precisa visar à formação de leitores e produtores de textos para que os estudantes compreendam e organizem as informações como pré-condição para a vivência da cidadania e, logo, para a inserção no ensino superior e no mundo do trabalho.

FICHAMENTO DE COMENTÁRIO

- Segundo Fiorin (2007) e outros autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa, como Travaglia (2009), diante do atual contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, o ensino de língua materna, na educação básica, precisa visar à formação de leitores e produtores de textos que sejam críticos e ativos, para que não só compreendam e organizem informações, mas que, para além do que dizem tais pesquisadores, atuem na realidade concreta para a transformação das condições desiguais de existência, as quais caracterizam a sociedade capitalista.

ATENÇÃO!

- Não se esqueça de que você deve fazer o fichamento do texto todo, o qual servirá para a escrita do resumo e da resenha (próximas atividades) e para a apresentação do seminário final no dia 1.º de dezembro. Por isso, essa escolha é muito importante!

- Para as atividades, você deve seguir sempre as normas da ABNT. Para isso, na aba TEXTOS, estão disponíveis a NBR 6023 e 10520.

FAÇA AQUI O SEU FICHAMENTO ↓

ASSUNTO: 

Fichamento do livro filosofia da educação

REFERÊNCIA:

ARANHA M. Filosofia da Educação terceira edição, 2006, São Paulo – SP, unidade I, capítulos um, dois e três - reflexões introdutórias.

FICHAMENTO DE RESUMO

O primeiro capítulo da unidade I do livro refere-se ao tema de filosofia e filosofia da educação. Nesta parte é destacado o mito, o senso comum, a ciência e arte como elementos introdutórios para a filosofia e o processo de filosofar, senso assim, o texto destaca que embora no dia a dia sejamos capazes de elaborar uma filosofia de vida, a filosofia pode ter por objeto de reflexão quaisquer tipo de tema que nos levem ao fundamento do pensar e do agir, onde se fazem presentes: os segmentos da lógica, da metafísica, da teoria do conhecimento, da epistemologia, da antropologia, axiologia, filosofia política, ética, estética e filosofia de linguagem. Já o ato de filosofar requer o ato de exercitar a razão. Portanto, é através dos conhecimentos da filosofia que se faz a filosofia da educação, onde acontece uma reflexão crítica das ações pedagógicas para uma educação que seja menos guiada pelo senso comum.
Contudo, entende-se que é necessário manter sempre presente o questionamento e a crítica como um modo filosófico pedagógico, pois se filosofia requer do exercício da razão, a filosofia da educação requer pedagogos com formação voltada fundamentalmente pelo agir e o pensar como um conjunto e não somente por certo ou errado junto a respostas prontas e imediatas.
Em um segundo capítulo o livro tem como tema a educação e a pedagogia. Através do ato de educar se conduz aquilo que está em um estado para aquilo que está de outra maneira, modifica-se algo para certa direção, já através do ato pedagógico acontece a interação entre os seres sociais visando provocar neles mudanças eficazes, juntamente com pressupostos teóricos que buscam a orientação na ação deles. É com o ato pedagógico que se estabelece o tipo de pessoa que se quer formar e para qual realidade, para qual sociedade, quero formá-la, sendo com o auxílio da educação que pedagogos e professores conseguem captar e executar a resposta destas duas perguntas para a formação humana.
Assim, a educação não deve estar separada da vida e nem é preparada para a vida, mas é a própria vida, cabendo ao pedagogo e a pedagogia o equilíbrio da teoria e da objetividade.

O último capítulo deste fichamento, o terceiro do livro, mostra a formação do educador. O livro destaca que para uma melhor excelência o educador deve adquirir três aspectos: a qualificação, a formação pedagógica e a formação ética e política. É fundamental o professor selecionar o conteúdo a partir de seus objetivos, tudo deve ter um por que ao ensinar, o docente não deve ensinar algo por simplesmente ensinar, além disso, a conduta do professor deverá ser de desenvolver um trabalho intelectual e transformador não educando o aluno apenas para mudar seu comportamento diante da sociedade mais educá-lo para um mundo melhor.
O professor deverá contar com condições mínimas para seu trabalho como materiais educativos, reuniões pedagógicas, atualizações, plano de carreira e etc, para se sentir um profissional realizado, produzindo e transmitindo melhor aquilo que sabe aos seus alunos, motivando-os quando necessário por ser alguém motivado.
Portanto, para um ambiente educacional equilibrado é válido ressaltar o conteúdo visto nos três capítulos, a importância de se entender a educação, não como um modo superficial em ajudar ou levar o conhecimento ao indivíduo, mas de maneira filosófica aguçando a crítica, o pensamento junto com a razão, no educando, saber ensinar e ser ensinado, transmitindo isso aos alunos de maneira pedagógica sempre direcionando o porquê de meus ensinamentos, o que irá acrescentar na vida do meu aluno aquilo que estarei ensinando-o, quais objetivos quer alcançar enquanto educadora e, enquanto profissional da minha área, dar o meu melhor, minha motivação, meu esforço e meu estudo enquanto docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com