TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA LIVRO: O BOM PROFESSOR

Por:   •  12/9/2021  •  Resenha  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

LIVRO: O BOM PROFESSOR – Maria Isabel da Cunha

A autora nos revela uma nova concepção da prática docente, pois a autora adotou como sujeitos de seu estudo 21 professores apontados por seus alunos como aqueles que melhor se desenvolveram em seus cursos, ou seja, os bons professores que tiveram. Ela nos revela como vivem, pensam e fazem educação estes bons professores.

Sua trajetória como professora e supervisora, estudante de Curso de Magistério, Curso de Pedagogia, Mestrado e Doutorado foram fundamentais para aflorar sua preocupação com a prática dos professores. O livro nos leva à reflexão e nos encanta com sua simplicidade e seriedade científica.

A importância e o significado do papel do professor são ressaltados pela autora, e a necessidade sentida de desvendar o cotidiano desses professores como uma forma de construção de conhecimentos.

Sua opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, foram escolhidos professores de 2º e 3º graus. Após a sondagem com os alunos, a autora identificou seus sujeitos, entrevistou-os, bem como desenvolveu observações em sala de aula, laboratórios, etc. Para orientar sua coleta e análise, construiu um roteiro de informações a serem levantadas junto aos docentes.

As características principais: conhecimento de sua matéria de ensino/habilidade para organizar suas aulas e manutenção de relações positivas: contudo, quando os alunos verbalizam o porquê da escolha do professor, enfatizam os aspectos afetivos. Quem são os Bons Professores: A maior parte (80%) é do sexo masculino, entre 26 e 60 anos, com uma incidência maior entre 35 e 45 anos. A maioria atua em tempo integral, possui curso de pós-graduação e participa das associações de classe. Todos assinam revistas especializadas e mais de 50% já produziu textos/trabalhos científicos.

As histórias de vida: reconhecem ter sido influenciados pela família; muito cedo tiveram a certeza da profissão, gostam do que fazem especialmente o contato com os alunos e mantém uma boa interação com a matéria.

Influências principais: de ex-professores; de suas histórias como aluno; de outros colegas docentes; de sua experiência e formação pedagógica recebida: Os professores tendem a repetir práticas de pessoas que admiram.

Visão social dos professores: há uma relação escola/sociedade; há um valor social na escola/educação; a remuneração baixa é desestimulante; na parte de ensino acho que o grande mal é a separação entre a teoria e a prática.

A prática pedagógica: o prazer de estar em sala de aula é uma constante; gostam de estar com os alunos; se percebem como articuladores do processo de aprendizagem, se dizem exigentes e valorizam esta característica. Reconhecem que a ação do aluno é fundamental para a aprendizagem; há uma relação afetiva entre professor e matéria de ensino. O procedimento mais usual é partir da prática para a teoria. O planejamento é muito necessário; valorizam o seu estudo constante e a revisão de seu fazer na sala de aula; procuram partir do concreto para o abstrato.

Dificuldades enfrentadas: questão salarial e desvalorização da profissão. Os modelos encontrados nas instituições; condições de trabalho, falta de formação pedagógica. Do ponto de vista pedagógico, a avaliação é a principal dificuldade.

Opinião sobre como formariam professores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com