TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: O QUE SÃO OS TRANSTORNOS DE LINGUAGEM? CAUSAS E TIPOS

Por:   •  20/11/2020  •  Resenha  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA DA REGIÃO NORTE

CURSO DE PEDAGOGIA

NOÇÕES DE FONOAUDIOLOGIA

MARIA VANDERLI DA SILVA

RESENHA:

O QUE SÃO OS TRANSTORNOS DE LINGUAGEM? CAUSAS E TIPOS.

SANATANA DO ACARAÚ - CE

ABRIL DE 2020

- RESENHA -

O QUE SÃO OS TRANSTORNOS DE LINGUAGEM? CAUSAS E TIPOS.

  • O QUE SÃO TRANSTORNOS DE LINGUAGENS?

 O texto “O que são os transtornos de linguagem? Causas e tipo”, da autora Maria Alice Fontes, traz informações relevantes sobre os transtornos de linguagem. A partir do estudo desse texto, compreende-se por transtornos de linguagem as dificuldades que a criança possui para que ocorra o desenvolvimento integral de sua fala e linguagem, dificuldades estas que acontecem, aparentemente, sem motivos. No entanto, algumas causas já foram identificadas, como questões orgânicas, advindas de elementos genéticos, neurológicos, anatômicos ou emocionais.

Há diversos tipos de transtornos de linguagens, e consequentemente, isso acaba fazendo com que crianças que tenham tais transtornos, possam vim a apresentar dificuldades escolares, como por exemplo, na leitura e na escrita. Além disso, crianças que expressam esse transtorno, também podem apresentar problemas com sociabilidade, assim como, déficit em relação ao campo emocional e comportamental.

  • TIPOS DE TRANSTORNOS DE LINGUAGENS

Em relação aos tipos de transtornos de linguagem existentes, pode-se identificar envolvimento não só com à fala e à linguagem, mas também à voz e à escuta.

- Dislalia

O primeiro tipo existente é a Dislalia. Nesse tipo, o transtorno se dá a partir da articulação da fala, quando esta passa pela pala da criança de forma atrasada, ou sofre algum desvio. Este atraso, ou desvio, faz com que a criança tenha; má articulação, o que dificulta o entendimento de outras pessoas em relação a sua fala, falhas, interferências e/ou substituições dos sons de sua fala e inconsistência em determinados sons que produzir.

Foram encontrados também diversos elementos etiológicos relacionados com o transtorno, como a insuficiência nos esquemas de articulação infantil, deficiência na distinção auditiva e na orientação da ação motora da língua.

Vale ressaltar, que existem algumas atitudes nas quais prejudicam o funcionamento do desenvolvimento da fala da criança, tais como usar por muito tempo a chupeta, a mamadeira, sucção do dedo, entre outras ações que danificam os movimentos que fazem com que as crianças não pronunciem corretamente os fonemas.

Além disso, a Dislalia pode ser classificada em duas ramificações: a dislalia fonológica, e a dislalia fonética. Na dislalia fonológica os sons não estão ordenados em sistemas, não existindo também uma maneira adequada para o usar em um contexto. Já a dislalia fonética se relaciona com a incoordenação motora e insensibilidade orgânica.

- Disfemia

No que diz respeito a outro tipo de transtorno de linguagem, que é a Disfemia, esta é reconhecida pela dificuldade encontrada na criança de se expressar verbalmente com fluência. Nesse caso, o transtorno é pela fluência da palavra, pois esta acaba sendo interrompida em seu ritmo. A gagueira é o exemplo mais comum de disfemia.

A gagueira, ou tartamudez, é determinada pela interrupção da fluência verbal. Essa interrupção pode acontecer através de repetições ou de alongamento dos sons. Nesse caso, o indivíduo que apresenta gagueira também costuma fazer, frequentemente, gestos como balançar os braços e as mãos, piscar os olhos, tremores, bloqueio na fala, entre outros movimentos corporais. Destaca-se que tanto a frequência, como a intensidade da gagueira, também irá depender do estado emocional da pessoa portadora.

Nas crianças, muitas chegam a apresentar a gagueira fisiológica, que é considerada normal devido à idade em que isso acontece, que é entre dois e cinco anos, tempo em que a fala está em desenvolvimento. Dessa forma, como se estar em desenvolvimento, não se deve corrigir a criança, e nem completar suas falas, tendo paciência e respeitando o tempo específico que cada criança tem para desenvolver sua oralidade. Caso a dificuldade permaneça, mesmo após a idade estabelecida, então deve-se procurar ajuda médica, para iniciar um tratamento, que pode variar de acordo com cada caso e de acordo com as adaptações, tanto social como emocional, onde se encontra interligada com questões de ansiedade e autoestima.

- Afasia

Outro tipo de transtorno de linguagem é a Afasia. Estes casos são ocasionados através de uma lesão cerebral, sucedida depois que indivíduo adquire a linguagem total, ou durante esse processo. São encontrados diversos tipos de afasias, mas só são definidas de acordo com o local que foi prejudicado.

Entretanto, a afasia é considerada como um transtorno de linguagem em que haja uma perda da habilidade de expressão dos pensamentos por sinais e de sua compreensão. Essa perda, pode ser total ou parcial, e independe do local da lesão. Logo, pode-se dizer que afasia consiste na incapacidade de obter uma compreensão pela palavra que foi falada ou de leitura e escritas, com graus variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com