TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESSOCIALIZAÇÃO DO RÉU NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

Por:   •  24/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.228 Palavras (17 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 17

 

FACULDADE FORTIUM

CURSO DE DIREITO

RESSOCIALIZAÇÃO DO RÉU NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO.

                                JAQUELINE SANTOS CORDEIRO

BRASÍLIA

DEZEMBRO /2017

        

FACULDADE FORTIUM

CURSO DE DIREITO

RESSOCIALIZAÇÃO DO RÉU NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO.

Pré-Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em Direito da Faculdade Fortium, como requisito de avaliação da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I), ministrado pela professora Vânia Nunes de Carvalho.

                                JAQUELINE SANTOS CORDEIRO

BRASÍLIA

DEZEMBRO /2017

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5- METODOLOGIA......................................................................7

6- CRONOGRAMA.......................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9

8- ANEXOS..................................................................................10


                                     

  1.  INTRODUÇÃO              

Está pesquisa tem por objetivo destacar as grandes falhas existentes durante a execução da pena no sistema prisional brasileiro, o que vem a ter grande relevância na ressocialização do réu na sociedade.

Em primeiro instante desta pesquisa irei abordar um aspecto de grande relevância que é a função da pena no Brasil. E com isso alcançar melhor o entendimento e o funcionamento da ressocialização de réu a sociedade, na execução da pena privativa de liberdade.

O suplicio (a arte de fazer sofrer) como destaca FOUCAUT (1999) ´´A alma, efeito e instrumento de uma anatomia política; a alma prisão do corpo´´; não é alvo da repressão penal nos tempos de hoje, no Brasil só existe pena de morte como diz seu art. 5 inc. 47 CF`` salvo em caso de guerra declarada``. Então a grande problemática é fazer valer a Lei 7.210/84 art. 1° que diz: A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

Esta pesquisa tem por motivo embasar que o sistema carcerário brasileiro é falho quanto colocar em pratica a ressocialização do réu.

Este tema por mim foi abordado, pois será nesta área que irei atuar ao longo de minha carreira, e analisando vi que a maioria dos presos possui reincidência, que a sociedade não está cumprindo seu papel de forma concisa quanto à ressocialização do apenado.

O sistema penitenciário brasileiro esta com imensas dificuldades nos dias atuais, tendo em vista, que, o total descaso por parte das autoridades responsáveis, o que será foco de meus estudos.

Neste caso, o projeto de pesquisa pretende fazer uma analise acerca do modelo prisional Brasileiro e sua ressocializações com base de em dados e estatísticos.

   2-OBJETIVOS

     Identificar as falhas na execução penal brasileira no que tange a ressocialização de     réu. Demonstrar que o sistema carcerário brasileiro esta sendo falho quanto ao seu papel e que as penitenciárias brasileiras se tornaram uma escola para o crime.        

      Analisar diversos sistemas carcerários no mundo e identificar as deficiências do nosso sistema, analisar a dignidade da pessoa humana e os direitos humanos quanto à problemática exposto no tema. Demostrar que a educação, trabalho e acompanhamento psicológico são uma das ferramentas de grande relevância para inserir o réu na sociedade.  

É relevante, que não se deixe no esquecimento o momento em que o apenado perde sua liberdade pelo cometimento do crime, sendo que o mesmo tem direito estabelecidos mundialmente, como a dignidade da pessoa humana, em um dos seus artigos que diz: art. 5° inc. XLIX- ´´É assegurado aos presos o respeito á integridade física e moral´´.

O objetivo deste trabalho não é esquadrinhar o estudo no histórico e sua conceituação, somente para o entendimento dos problemas a alternativas, para um entendimento da realidade atual e sua deficiências quanto a ressocialização de réu.

        


3- JUSTIFICATIVA                

 

        A ressocialização do réu na sociedade possui grande relevância social que consiste na nossa convivência e na queda de percentuais de crimes. A final a lei de execução penal tem por objetivo que o apenado não volte a cometer novos crimes.

        Porém esta grande problemática não atinge esta finalidade, pois as condições dos presídios para a ressocialização é de péssima qualidade, dentro dos presídios brasileiros possui um alto nível de criminalidade e crime organizado por fortes facções, onde eles mesmo fazem suas leis interna, ´´escolas do crime`` onde muitos tem que aderir estas regras impostas por eles muitas vezes por meio de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com