TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESULTADOS DO IDEB COMO ELEMENTO PARA A TOMADA DE DECISÕES

Por:   •  17/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RESULTADOS DO IDEB COMO ELEMENTO PARA A TOMADA DE DECISÕES.

Rio de Janeiro

2020

Resultados do IDEB como elemento para tomada de decisões.

Trabalho de dissertação do curso de graduação de Pedagogia da Universidade Veiga de Almeida.

                               Prof.: Tarsis de  Carvalho

Rio de Janeiro

2020

A politica Educacional Brasileira foi universalizada para ter acesso ao ensino básico em 1988 pela constituição, devido a qualidade do ensino público ainda ser muito baixa tem sido considerado um obstáculo para o desenvolvimento do público jovem.

Com o intuído de melhoria da qualidade do ensino o idbe (O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) cujo o mesmo foi criado em 2007 reunindo um único indicador trazendo dois resultados para devida importância da qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Nesta avaliação a combinação entre a frequência do aluno e a qualidade de sua aprendizagem, é fundamental, pois não havendo equilíbrio entre as duas, o indicador é capaz de mostrar.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Em várias localidades tem se discutido muito o ensino e a qualidade de escolas brasileiras, discussões tanto em Níveis Macro como na sala de aula.

Daí nos perguntamos que proposta pedagógica é fundamental para que seja alcançado um om resultado?

Para saber como anda o ensino nas escolas brasileiras foram criadas provas para avaliação dos alunos diante das matérias dada em sala essas avaliações ocorrem em ciclos desde o fundamental até o nível médio podendo ocorrer externas no qual prepara o jovem para o futuro.

A principal função das avaliações é orientar as políticas educativas tendo como principal proposito mapear o nível e qualidade dos ensinos nas redes de escolas, fazendo com que ocorra um bom resultado na aprendizagem dos alunos e também dos professores.

Atualmente são cinco avaliações externas utilizadas para medir o índice da educação brasileira são elas:

* ANA

(Avaliação Nacional de Alfabetização)

De caráter censual o objetivo é avaliar todos nos níveis de alfabetização dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e também avaliam as condições de ensino das escolas

[pic 2]

*ANRESC

(Avaliação Nacional do Rendimento Escolar)

Avaliação aplicada a cada dois anos com alunos do 5 ao 9 ano das escolas publicas  estaduais ,municipais e federais cujo também é uma avaliação censitária ,também conhecida como prova Brasil  que compõe o IDEB do ensino fundamental para os estados e municípios. [pic 3]

* ANEB

(Avaliação Nacional da Educação Básica

Avaliação que antes era Amostral e passou para Universal ,para as escolas publicas e privadas apresentando resultados do país  e das regiões ,permitindo cálculos do índice da IDEB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (398.3 Kb)   docx (429.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com