TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Documentário Escolas Inovadoras (Escola Nave)

Por:   •  27/3/2022  •  Resenha  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ – IFCE/ CAMPUS UMIRIM.

 CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ INGLÊS E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM SEMESTRE: 2020.2 

PROFESSORA: MIRELLE ARAÚJO  

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 – N2  

PRODUÇÃO TEXTUAL 

VALDI DE SOUSA BARROSO

UMIRIM - CE

2021

PRODUÇÃO TEXTUAL

Escola Nave (Brasil) Destino: Educação - Escolas inovadoras é um documentário do canal futura que retrata, segundo a descrição do vídeo, sobre a escola técnica Estadual Cícero Diaz, criada em 2006 pela secretária do estado de Pernambuco. O objetivo desse episódio é de mostrar modelos de escolas inovadoras, tais como suas práticas tecno-pedagógicas, afim de que, é preciso e nescessário haver mudanças que preparem os alunos para o mercado de trabalho, tendo a devida atenção voltada  para a parte humanista e que provoque o sentimento de empatia nos estudantes.

Partindo desta visão, a escola Nave, que é um programa de educação do instituto Oi Futuro, desenvolvido com a parceria das secretarias de educação,  tem em uma de suas bases de ensino e aprendizagem a interação social, que segundo Vygotsky é a partir dela que o desenvolvimento cognitivo do aluno é alcançado, ou seja, nas interações com os outros individuos  e com o meio. Com  isso, a escola nave propõe aos seus alunos e professores essas práticas como parte importante dentro  dos componentes curriculares, oficinas como: roda de conversas, onde os alunos tem a oportunidade de falar sobre seus problemas e dificuldades, atividades em grupos formado por pessoas de diferentes classes sociais, raça, conhecimento intelectual, com o objetivo de aproximar pessoas que naturalmente acham que não fazem parte do mundo um do outro etc. De forma bastante criativa, essas metodologias educacionais geram projetos dentro dos cursos tecnicos, como jogos e aplicativos, os alunos tem a oportunidades de pôr em prática todas as suas ideias e aprendizagens sem medo da repreenção e abafamento da criatividade. Todavia, com base nas teorias da aprendizagem de Vigotsky, a interação entre pessoas proporciona a geração de novas experiências e conhecimento.

A Escola Nave ratifica a importância de ultilização das práticas pedagógicas de forma mais convencional, tal como as aulas de campo, o uso da computação para criar progamas para smartphones (telefone movél com Internete), que facilitem a aproximação dos alunos no ambiente escolar, o uso de ferramentas para se fazer artes, práticar ciência e esportes com o objetivo de promover os estudantes a uma melhor qualificação profissional, como vygotsky bem teorizou acerca da aprendizagem mediada pela utilização de instrumentos e signos, induz que o real conhecimento é aquele que o individuo tenha a capacidade de aplicar sozinho, e é por essa esfera que a Escola Nave busca aplicar o conhecimento aos seus alunos.

Com tudo isso, percebe-se que de maneira geral, existe uma grande problemática no fazer e no tornar possível todas essas referidas práticas modernas de ensino-aprendizagem. Tendo em vista todos os problemas de infra-estrutura que há na grande maioria das escolas brasileiras, assim também como a falta de profissionais devidamente capacitados em todas as areas da educação, tais fatores impossibilita essa mudança em massa. Portanto, cabe ao governo encontrar meios para que possa haver essa inovação tão almejada na educação do país, que essa renovação seja uma realidade dentro das classes mais carentes que tanto nescessita de maiores oportunidades de terem na educação a escada que os levará para uma sociedade cuja o mercado de trabalho é muitas vezes tão injusto para aqueles que vem das classes mais baixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (288 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com