TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO FATOS SOCIAIS

Por:   •  12/12/2022  •  Resenha  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

  • No capítulo primeiro do livro As regras do método sociológico, sobre a necessidade de não se confundir um fato social com manifestações de ordem puramente biológica ou então de ordem individual, psicológica. Neste sentido, os fatos sociais possuem especificidades, sendo a mais evidente delas a coercitividade.
  • Para Durkheim a sociologia é a ciência dos fatos sociais concretos, ele usava essa expressão porque a sociologia teria como capacidade de estudar fenômenos observáveis. Durkheim foi muito preocupado em compreender o funcionamento da nossa sociedade com um olhar mais especifico nas instituições sociais, a família, escola, igreja, educação... por isso fatos concretos.

Durkheim ele começa falando de como os sociólogos até então não demonstraram interesses em  estabelecer uma metodologia de trabalho, uma metodologia cientifica, e ficaram muito mais no campo de reflexão..., de abstração, pensando na sociedade.  Durkheim ele impõe aos sociólogos que queira estudar um trabalho totalmente cientifico em torno da sociologia, emancipando a sociologia das outras ciências.

Este livro um dos seus mais importante, este que é um verdadeiro guia pratico do fazer sociológico. Durkheim estava muito convicto de que é impossível ter uma ciência sem um conjunto de regras de procedimentos, de métodos que defina essa ciência. O Durkheim pretendia fundar as regras determinantes para o estudo cientifico.

Durkheim dizia que os sociólogos antes de tudo tratasse o fato social como coisa, isto é, se distanciar seus valores pessoais do trabalho cientifico, deixar a opinião de lado, ele precisava se distanciar do objeto de pesquisa.

Nas palavras de Durkheim ele caracteriza o que é fato social: pg: 47, “é toda maneira de fazer fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”

O que Durkheim esta dizendo aqui são as 3 características estabelecida dos fatos sociais, que são a partir delas que você define se tudo é ou não um fato social.

As 3 características são: a generalidade do fato, ele precisa ser geral, se aplicar a todos os indivíduos. A externalidade do fato, ou seja ele é externo, não depende da adesão ou não do individuo, é o que vem antes de mim (ex: idioma, religião, funcionam independente de mim. E a coercitividade, ou seja, exerce um poder sobre o individuo, quando um sujeito infringi uma norma, ele vai sofre essa ação punitiva.

Fato social para ser definido como tal, ele precisa ser geral, externo, e coercitivo. E fatos sociais segundo Durkheim eles estão presente em toda a vida em sociedade, toda sociedade gera fato social, ou seja, gera um conjunto de valores, noções que delimitam a vida social.

É fato social a moda, costumes, regras, leis, moedas, valores morais. Tudo isso são fatos sociais, estão presente na sociedade.

Para Durkheim fazer sociologia é estudar os fatos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (197.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com