TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Reunião de Pais

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Escrevam um texto dissertativo apresentando as reflexões do grupo, e propondo três estratégias a serem utilizadas numa reunião de pais. Justifiquem a escolha das estratégias.

Nas reuniões, é comum o desinteresse dos pais e a falta de criatividade dos professores. Na maioria das famílias os pais ou responsáveis estão atarefados e não conseguem comparecer ou dar a devida importância, pois o dialogo entre os colégios e as famílias podem influenciar na formação dos estudantes além de conquistar a confiança e parceria das famílias. Com a ausência dos pais, os professores acabam sendo desmotivados em despertar o interesse na vida escolar dos seus filhos.

Nessas condições utilizar algumas estratégias para conduzir as reuniões de forma eficiente seria primordial para evitar que as reuniões sejam frustrantes tanto para os familiares, quanto para a escola.

Para não perder o foco, correr o risco de ser prolixo ou esquecer de informações importantes durante o encontro, é fundamental planejar um roteiro prévio. Essa é uma oportunidade para buscar os pais e desmistificar a escola, por isso a importância de promover encontros eficientes. Perguntar à equipe pedagógica qual o objetivo desse encontro e construir um roteiro a partir daí.

Reuniões longas e com pautas confusas além de serem cansativas e improdutivas, podem afastar as famílias da escola. Afinal, tendo em vista a rotina corrida da maioria dos pais, um encontro extenso e sem foco pode levá-los a sentir que perderam tempo e que não conseguiram aproveitar a reunião.

Ser criativo na preparação do ambiente para receber as famílias pode contribuir para “quebrar o gelo” do encontro. Uma sugestão, por exemplo, é decorar a sala com trabalhos realizados pelos alunos e oferecer aos pais a oportunidade de identificar o trabalho do filho entre tantos outros. Além de ser uma forma afetuosa e diferente de dar as boas-vindas em uma reunião, dar visibilidade à produção dos alunos é um procedimento que reforça e valoriza a aprendizagem. Iniciar a reunião com dinâmicas de grupo ou com leituras de textos inspiradores também podem ser formas agradáveis de recepcionar as famílias.

Disponibilizar cópias da ementa da reunião pode ajudar os pais a seguirem focados nos assuntos a serem discutidos. Assim como, dispor de papeis e canetas para que eles façam observações e sugestões também é uma forma gentil de convidá-los a se manterem concentrados na reunião. No entanto, durante uma reunião geral, para evitar tumultos e desvio de foco, o mais indicado é ouvir os pais forma individualizada. Para isso, os colégios podem separar um momento, que pode ser ao final do encontro, por exemplo, onde a equipe se organize para conversar com os familiares.

Para manter a reunião sempre dinâmica e agradável, certifique-se de os pais foram informados sobre a data e horário com antecedência, faça uma ata e deixe acessível no mural ou na secretaria para dar acesso aos pais que não estiveram presentes. O relacionamento entre as famílias e as escolas contribui para formar não só um aluno como uma pessoa melhor, essa parceria precisa ser prioridade na vida da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com