TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexiva Descobrindo as Rimas na Canção

Por:   •  10/5/2022  •  Dissertação  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

Discente:

I. Tema:  Descobrindo as Rimas na Canção

II. Dados de identificação:

Série: 1° ano do  Ensino Fundamental

Duração: Aproximadamente 1h

III. Objetivos: Desenvolver e exercitar a percepção sonora, fazendo reconhecimento de rimas. Relacionar as rimas à musicalidade e ritmo. Perceber que as palavras que rimam normalmente terminam com as mesmas letras.

IV. Conteúdos: Forma de composição de textos poéticos; adquirir percepção sonora e fonética. Apropriação do sons das letras.

V. Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

VI. Procedimentos metodológicos (detalhar etapas): Escrever no quadro o tema da aula “Descobrindo Rimas na Canção”, explicando a proposta da atividade. Realizar conversa inicial, questionando aos alunos se eles sabem o que é rima, gerando uma discussão sobre o assunto e fazendo sugestões de palavras para que os mesmos possam  encontrar palavras que rimem com as sugeridas. Registrar no quadro as duplas de palavras e fazer questionamentos afim de que os alunos percebam  que, mesmo sendo palavras distintas, as letras finais são idênticas. Apresentar a música “As Borboletas” (composição de Vinicius de Moraes, interpretada por Adriana Cancanhoto), pedindo para que as crianças se atentem e identifiquem as palavras que rimam. Utilizar o cartaz interativo com o poema escrito para circular/pintar as palavras que rimam, fazendo menção às letras finais iguais.

Para finalizar, em conjunto com os alunos, o professor irá escolher algumas palavras retiradas do texto e produzir uma lista de palavras que rimem com as citadas, sempre sublinhando (ou fazendo uso de outra cor para destacar) as terminações das palavras que devem ser iguais. Fazer registro na cartolina para consulta posterior.

VII. Recursos didáticos: Letra do poema “As borboletas” de Vinícius de Moraes, em um cartaz interativo; aparelho de som para execução da música, interpretada por Adriana Calcanhoto deste poema; quadro; giz; cartolina; canetinhas/canetões.

VIII. Avaliação: Participação dos alunos nas indagações e discussões; colaboração dos alunos na produção do cartaz de descobertas de novas rimas.

IX. Bibliografia:

BARBOSA, M.L.F.F.; SOUZA, I.P. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino . Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 pp. 11-26, Jul-Dez 2017.

FUKS, Rebeca. Poema As Borboletas, de Vinicius de Moraes. Disponível em: https://www.culturagenial.com/as-borboletas-vinicius-de-moraes/  

LEAL, T.F.; MELO, K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar . In: Práticas de leitura no ensino fundamental. (org)

LOPES, Flávia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Disponível em: . https://www.infoescola.com/literatura/versos-rimas-e-estrofes/

X. Anexos (se houver): Vídeo com clipe de animação da música “As Borboletas, com Adriana Calcanhoto (caso o professor também queira apresentar à turma para apreciação) disponível em https://www.youtube.com/watch?v=VfIzpXQNlDk

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com