TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico

Por:   •  5/12/2018  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão sobre o PPP 

O nosso PPP nos traz um forte apelo para repensarmos nossas práticas pedagógicas. Precisamos entender que ensino precisa ser atrativo e prazeroso, neste sentido, a ação docente se torna desafiadora, uma vez que deve atender as expectativas dos estudantes e fundamentar o conhecimento científico. Cabe ao docente buscar alternativas didáticas capazes de atrair a atenção, despertar o interesse, estimular o ensino, mostrando a utilidade dos conceitos numa relação teoria x prática.

A reprodução mecânica, a utilização de fórmulas ou conceitos prontos ou simplesmente “siga o modelo”, sem mostrar o porquê? e para quê? Contribui para a desmotivação, o desinteresse e o desencantamento dos estudantes.

Os estudantes querem poder construir e reconstruir conceitos a partir das suas habilidades e de seus pré-conhecimentos, para que isso seja oportunizado, o docente precisa estar atento a realidade dos estudantes, é preciso conhecê-los, saber de onde eles vêm, quais são suas expectativas e seus prévios conhecimentos e então organizar suas aulas de forma a proporcionar a eles essa possibilidade de desenvolvimento.

Nesse contexto as aulas interativas oportunizam a eles a troca de experiências e a relação entre a teoria e a prática.

As visitas técnicas são uma forte fonte de aprendizado, uma vez que eles conseguem ver na prática aquilo que se fala em sala.

As pesquisas e os debates também são grandes fontes de inspiração a eles, faz com que se sintam instigados a buscar mais e mais conhecimentos.

Diante disso, percebemos a necessidade de criar projetos, pesquisas, grupos de estudo, oficinas que tratem da discussão de estratégias metodológicas de acordo com cada área e especificidade dos cursos, a fim de contribuir à ação pedagógica dos docentes e, consequentemente, à aprendizagem dos estudantes.

Vera Regina Almeida dos Santos

Senac – São Borja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com