TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças a partir do texto: O Menino, o Vento e a Pipa

Por:   •  26/10/2018  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Disciplina de Atualidades em Educação e Diversidade

Docente – Aparecida Helena Ferreira Hachimine

Atividade 2/Portfólio – Ciclo 3 de Aprendizagem

Reflexão sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças a partir do texto: O Menino, o Vento e a Pipa. Afornali e Faria. In: MICHALISZIN, Mário Sergio. Educação e Diversidade. Curitiba. InterSaberes, 2012. (Série Dimensões da Educação).

Leina Gois Pina[1]

O Menino, o Vento e a Pipa, é um texto que apresenta a história de João, um menino que tinha um olhar diferenciado das coisas e da vida. Com sua ingenuidade, ensina o quanto é importante percebermos as coisas que fazem sentido em nossas vidas e portanto, a nossa existência nesse mundo com tanta diversidade e com tantos problemas.

No início com o trecho “Existe algo em cada um de nós, que dá sentido à nossa existência, nos faz existir, persistir e continuar existindo, apesar do tempo cinzento que às vezes se coloca à nossa volta”, é possível notar o quanto o personagem principal da história é uma criança que, através de sua imaginação e de seus sonhos, consegue ter uma vida repleta de realizações e de superações. No decorrer do texto o narrador da histórias consegue envolver o leitor em um mundo de imaginações e de sonhos.

Outra parte do texto que trata da insistência de João em consegui empinar sua pipa, a brincadeira que mais gosta, pois naquele movimento que a pipa fazia ele conseguia vivenciar diversas coisas através de sua imaginação incrível. Mais para que João tivesse êxito em sua brincadeira, ele passou por diversas turbulências e obstáculos e é justamente essa a parte mais interessante do texto. Quando fala “Na vida é preciso insistir” fica bem clara a intenção de comparar o ato de empinar a pipa ao de viver, das dificuldade de conseguir fazer com que a pipa subisse e das dificuldades da vida, e do obstáculo encontrado, que no texto é a pedra, e dos que encontramos em nossas vidas.

Por fim, na nota final do texto, faz a surpreendente declaração de que o menino vivia em uma instituição para portadores do vírus HIV. Percebe-se ali que ele transformou sua dor de tal maneira QUE mesmo sem um lar como outras crianças, conseguiu transformar a Instituição onde vivia em seu mundo com uma realidade mágica.

Um fato semelhante e tão impactante quanto ocorre aqui na cidade que eu moro. Uma criança, que nasceu saudável mais que teve paralisia infantil, uma doença que hoje está mais controlada mais que tempos atrás atingiu muitos brasileiros, consegue unir várias crianças e ensinar valores como solidariedade, respeito e principalmente auto estima. Se trata da jovens Jeniffer uma menina, cadeirante, que perdeu praticamente todos os movimentos do corpo e movimenta apenas os braços e a cabeça. É incrível ver que apesar das dificuldades e das limitações físicas ela parece não ter limites quando o assunto é se superar e dar lições de superação, respeito e solidariedade a todos na escola. Ela é destaque não só nos estudos mais na participação das atividades estimulando aqueles que se envergonham a participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (346.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com