TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino, o vento e a pipa: Uma reflexão sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 2

A partir da história “O MENINO, O VENTO E A PIPA”, uma reflexão sobre os conceitos de diversidade e respeito às diferenças. Registro de uma situação conhecida, em que o respeito às diferenças foi marcante e que também pode exemplificar situações desta natureza.

A história de João, o sonhador, uma criança com tantas privações, mas que enxergava através do Faz de Conta, seu mundo em um castelo, lugares incríveis, cenário de várias aventuras. Sua pipa, a possibilidade de alcançar voos imaginários além das paredes que o separava do mundo real, do mundo bonito (assim visto por ele). O enredo do voo da pipa, correr, subir, cair nas pedras, descer, uma vontade, uma persistência e uma alegria imensa pela força, pelo vento, pela possibilidade de ver sobre o muro.

O texto O MENINO, O VENTO E A PIPA traz uma reflexão sobre as diferentes formas de encarar a realidade da vida, sem que circunstâncias adversas afetem negativamente os sonhos e os objetivos.

Trazendo a reflexão para os conceitos de diversidade e respeito às diferenças, observa-se a ‘pureza’ de João, livre de preconceitos, em um mundo repleto de fantasias, onde a ‘alegria de viver’ pode ser encontrada em tudo e em todos.

No cenário mundial de sociedades em alta velocidade de transformação, a reconfiguração das identidades culturais e nacionais produz novas identidades. As tecnologias conectaram comunidades para além de suas fronteiras e milhões de pessoas interagiram, rompendo espaços, tempos e territórios. Dois processos podem ser encontrados: a padronização de hábitos, um processo de massificação e homogeneização, versus a (re)valorização de aspectos culturais tradicionais.

Esse quadro nos mostra a complexidade da convivência com a diversidade cultural. Como descrito na bibliografia, “reconhecer o outro em sua alteridade, ou seja, acolhê-lo em sua realidade concreta, sócio-histórico-cultural, requer constantes lampejos de lucidez. Entretanto, inúmeras cegueiras resultantes da autocompreensão exclusivista de olhar a realidade, percebem as diferenças como ameaças ao andamento da vida e, por isso, inúmeras são as tentativas de desqualificação, superposição, desvalorização, anulação, negação e exclusão dos diferentes. O respeito à diversidade cultural é uma das garantias para a promoção dos direitos humanos. É um imperativo ético inseparável do respeito à dignidade humana. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance (UNESCO, 2001)”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com