TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre a Formação de Professores no Brasil

Por:   •  16/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexões sobre a Formação de Professores no Brasil

Historicamente, formar educadores sempre foi um desafio para todas as culturas, contudo, em tempos modernos onde sempre estão surgindo novos conceitos, novas ideias, bem como novas experiências educativas, o desafio de uma formação atualizada que corresponda a realidade do século XXI é cada vez maior.

O texto do autor Dermeval Saviani retrato o histórico da formação de professores no Brasil desde o período colonial até os dias hodiernos, o autor relata a tentativa de criação das escolas de formação de professores as quais foram tomando novos rumos ao longo do tempo até passar por pequenas transformações as quais conhecemos atualmente. Primeiramente houve a formação de escolas para formação de professores primários, sendo que ao longo do tempo foi surgindo as escolas de formação a nível superior.

Existe uma grande contradição na docência aqui no Brasil em todos os níveis de ensino, os professores são formados em sistemas de ensino online, mas, quando estão praticando à docência, a maioria insiste em aplicar um modelo tradicional onde se estimula aos sujeitos a decoração em detrimento da reflexão.

Eu sou professor de história em uma escola de ensino fundamental II onde a escola é tradicional e dar prioridade somente ao conteúdo, a maioria dos professores usam métodos obsoletos que não dão certo, porém continuam insistindo em ensinar com métodos tradicionais que já não faz sentido para os jovens do terceiro milênio. Geralmente, nas escolas conservadoras o professor que usa métodos modernos é visto com desprezo e facilitador para os alunos passarem de ano. Ao contrário, o professor tradicional que reprova muitos estudantes, esse é visto como um profissional de sucesso, porém, o sucesso é só para satisfazer o ego do professor.

Desse modo, estou buscando contextualizar um pouco do tema com a minha realidade docente, claro que eu poderia trazer muitas teorias educacionais aqui neste fórum, todavia, prefiro falar um pouco da minha realidade. Outro desafio da realidade a qual estou inserido é que estamos com os educandos chegando ao sexto ano semianalfabetos, não sabem ler, não consegue escrever de forma legível, muito menos elaborar uma opinião própria.

Em síntese, mesmo tendo estudado em modalidade online, as vezes deparo comigo mesmo sendo escravo do livro didático, ao invés de fazer uma atividade diferente que corresponda a realidade do aluno, ou mesmo elaborar uma questão problema para ser discutido em sala, outro sim, colocar um vídeo que possa provocar uma reflexão e discursão.

O desafio é muito complexo e as vezes preferimos o grande pedagogo, “o livro” porque nos dá comodidade, faz o aluno ficar quieto na maior parte da aula. Contudo, a partir de tais reflexões abordadas estou refazendo os meus conceitos em relação a educação, metodologia e didática em sala de aula. Finalizo com uma pergunta: porque somos tão escravizados ao sistema conteudista de educação? Porque não buscamos a Inovação? Quais os caminhos devemos prosseguir?

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (307.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com