TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionar as concepções de infância descritas no texto em questão

Por:   •  13/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Relacionar as concepções de infância descritas no texto em questão:

Sabemos que na antiguidade a fase da infância era completamente desvalorizada em seu ciclo social. Durante a idade Medieval até o inicio da idade moderna, a criança era totalmente independente de suas ações: Cuidavam de si mesmas e viviam no mundo dos adultos, levando como consequência, uma alta taxa de mortalidade infantil. Todavia, com a aparição dos Iluministas em meados do século XVIII, nasceu uma preocupação considerada em relação à qualidade de vida das crianças, colocando-as entre a Paparicação e a Moralização e, a partir disso, a criança foi reconhecida como objeto de estudo, o que vale até os dias de hoje.

Na atualidade, a concepção da fase da infância é movida por teorias psicológicas, pedagógicas, educacionais, entre outras, que auxilia os projetos de politica e planos governamentais em nossa sociedade. A criança, hoje em dia, é considerada “menor” ainda não “cidadãos” e isso infelizmente refletem em sua vivencia, onde o são padronizadas nas absorções coletivas.

  1. Que papel teve a psicologia na constituição da concepção da infância moderna? De que maneira elas nos ensinou a ver/conceber a criança/infância?

A psicologia teve o papel de assumir a função de caracterizar as crianças e suas necessidades definindo metas para sua educação e desenvolvimento, passando de estados de imperfeição a estados de perfeição, de imaturidade para maturidade, de incapacidade para capacidade e reforçar a imagem da infância como “vir a ser”.

Ela teve a principal função de desindustrializar a crianças no meio de trabalho e reforçar a ideia de proteção da infância, criando uma ideologia de que elas pertencem apenas aos pais, fazendo com que os pais tenham total responsabilidade sobre o futuro adulto que aquela criança será, o que resultou a criar "mini-robôs", manipulando-as, fazendo com que tenham metas a serem atingidas, para que assim tenham um bom desenvolvimento.

  1. As autoras afirmam no texto que os adultos temem suas crianças? Por que você acha que isso vem acontecendo no mundo pós-moderno?

Infelizmente, muitos pais não impõem limites e nem uma regra na criação de seus filhos, por muitas vezes, não terem tempo e nem disposição para cuidar melhor desses fatores, o que acaba criando uma extrema liberdade de suas crianças e fazendo com que elas tenham uma autoridade sobre a casa e o dinheiro de seus pais. O aspecto mais importante para esse tipo de comportamento, é a ausência dos pais na vida das crianças, desde os primeiros momentos de vida até os momentos em que elas ingressam nas escolas.

O fato dois pais não falarem o "Não" para as crianças em algumas situações, faz com que elas tenham o pensamento de que vão ganhar tudo o que almeja e, os pais, vendo que se negarem alguma coisa para os seus filhos, vai acarretar em um comportamento de desobediência da parte deles ( Como agressividade, birra e insistência) acabam cedendo e ficando com medo de serem considerados pais ruins por negarem algo.

  1. As crianças no mundo tem uma intensa afinidade com as novas tecnologias. O que conduziu a esse intenso relacionamento com o mundo virtual?

As crianças estão mais no mundo tecnológico porque, infelizmente, os pais acabam usando esses fatores para servirem de babás eletrônicas para os seus filhos. Bebês com apenas meses, acabam fazendo uso desses materiais, apenas porque os pais, cansados de sua rotina de trabalho, acabam optando por deixar que seus filhos façam uso e se distraía.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com