TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Da Análise Do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  15/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.609 Palavras (19 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        6

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        7

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        9

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        10

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        11

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        12

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        13

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        14

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        15

13        PLANOS DE AULA        16

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        17

15        RELATO DA REGÊNCIA        18

16        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        19

17        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        20

18        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        21

19        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        22

20        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        23

21        PLANO DE AÇÃO        24

22        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        25

23        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28

Observações:

  • Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
  • Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”.

INTRODUÇÃO

 O estágio realizado na escola EMEIJA CAIC   Dr. Eitel Arantes Dix.

O Estágio na Educação Infantil é de suma importância na formação profissional do estagiário, que atuará na educação básica uma vez que proporciona a verdadeira união entre a teoria e a prática. Diante disso, caracteriza-se como um momento fundamental de aprendizado, visando a experiência vivenciada e ao mesmo tempo oportunizando suas habilidades, conhecimentos na construção de aprendizagem, bem como aplicação do aprendizado teórico na prática da profissão escolhida.

Por isso, nas diferentes situações de aprendizagem vivenciadas, favorecem a construção de uma prática pedagógica dinâmica, permeada pela relação reflexão-ação-reflexão, buscando sempre a renovação e atualização de como exercer e atuar de acordo com o procedimento do âmbito escolar. Além disso, tem como finalidade de investigar e analisar o contexto escolar a partir do ponto de vista da gestão escolar, tendo diferentes dimensões como organização do trabalho, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas. Todavia, o estágio proporciona a oportunidade de acompanhar a rotina da equipe gestora, assim conhecer suas atribuições e refletir sobre a realidade da escola.

Vale a pena ressaltar que, o estágio torna-se imprescindível no processo de formação docente com o objetivo de proporcionar um espaço possível para que adquira conhecimento prático nas funções/situações profissionais e compreendam e problematizem as situações observadas no contexto profissional, ou seja, fazer a união da teoria aprendida no curso com a prática realizada nas escolas, possibilitando dessa forma, a compreensão real do trabalho pedagogo/docente bem como da educação como um todo.

        Os Estágios Supervisionados são regidos pelas seguintes legislações:

Lei n° 9.394/96, de 20/12/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;Resolução CNE/CP n°, de 19/02/2002 (D.O.U. 04/03/02) - institui

a duração e carga horária do curso de licenciatura, de graduação plena de formação de professores da Educação Básica em nível superior;

Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de Maio de 2006

É importante desenvolver nos alunos, futuros professores, habilidades para o conhecimento e análise das escolas, espaço institucional, onde ocorre o ensino e a aprendizagem. Envolve, também, o conhecimento, a utilização e a avaliação de técnicas, métodos e estratégias de ensinar em situações diversas. Envolve habilidade de leitura e reconhecimento das teorias presentes nas práticas pedagógicas das instituições. O estágio, assim realizado, permite que se traga contribuição de pesquisas e o desenvolvimento das habilidades de pesquisar (PIMENTA; LIMA, 2005/2006, p.20).

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Como proposto pelo material da faculdade, o documento do link era um artigo intitulado “O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vygotsky, Leontiev e Elkonin”, contendo uma discussão sobre a didática do professor perante as crianças em fase de alfabetização.

Para tanto o texto aponta conceitos sobre o desenvolvimento infantil e em que aspectos a educação escolar pode atuar em seu auxílio, tendo como foco os papéis do educador e do ensino, esclarecidos por Vigotski, Leontiev e Elkonin.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (190 Kb)   docx (219 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com